Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Semana 9 - Poder e Autoridade no Reino

Aprendendo Sobre a Autoridade que Temos

Observacão!
Introdução
Nas Escrituras, vemos que há poder nas palavras e obras de Jesus. Tipicamente, os ocidentais gastam muito tempo meditando em cima das palavras sem realmente chegar a fazeras obras de Jesus. Quando Jesus enviou seus discípulos para ministrar (Lucas 9.1), ele lhes deu poder e autoridade sobre demônios e doenças. Estas são duas palavras importantes na teologia do Reino.

Vamos dar uma olhada mais cuidadosa:
Poder (dunamis)
A raiz da palavra poder (dunamis), pode ser definida como ter capacidade. Pode significar ter a habilidade para completar algo; trazer algo, ou concluir algo. Pode denotar espontaneidade. No período clássico do idioma grego, dunamis significava a habilidade de conquista na área de física, militar, ou poder político. Dunamis é usado para traduzir duas palavras hebraicas, na tradução grega do Antigo Testamento, a Septuaginta (LXX). Estas palavras hebraicas geralmente significam poder militar ou força. A prova maior do poder de Deus no Antigo Testamento foi milagrosa libertação de Israel no Mar Vermelho (Ex. 15.6, Deut. 3.24; 9.26-29). A demonstração mais compreensiva do poder de Deus é demonstrada certamente na criação do mundo (Gen. 1-2). Jeremias descreve este poder maravilhoso para criar em Jeremias 27.5. Ele repete basicamente a mesma coisa em uma oração que é registrada em Jeremias 32.17. Miquéias falou sobre o poder de Deus trabalhando nele (Miquéias 3.8). Nesta passagem, o paralelismo hebraico sugere que ser cheio de poder é ter a presença do Espírito Santo. Miquéias não está dizendo que ele está cheio de poder e do Espírito Santo, mas que ele está cheio do Espírito, que é a mesma coisa que estar cheio com o poder de Deus.

Evangelhos Sinópticos e Atos
Nos Evangelhos Sinópticos e Atos dunamis significa o poder de Deus. As três formas que a palavra é usada são:
Primeiro, o poder de Deus (Marcos 14.62; Lucas 1.49, Todo-poderoso, ISV).
Segundo, em Marcos 13.25 os corpos celestes (poder do céus) diz que têm sido abalados.
Terceiro, dunamis é usado para descrever as obras de Jesus. São chamadas de obras de Jesus as coisas poderosas (milagres Mat. 11.20 ISV). Aqui estão as boas novas. Os servos de Jesus têm o mesmo poder do Espírito. Ele nos é dado para executar os poderosos atos do Reino de Deus. O Espírito de Deus traz o poder de Jesus para a Igreja. Em Atos 1.8 é prometido poder para a igreja. Em Atos 2.4 foi cumprida a promessa. O resto de Atos demonstra as obras poderosas do Espírito através dos discípulos. Quando o Espírito vem a nós na conversão, nós também, recebemos o mesmo poder para fazer as obras de Jesus.

O Evangelho de João
O Evangelho de João não usa o substantivo dunamis. Porém, a forma verbal da palavra aparece em 5.19 onde Jesus falou para os judeus que ele estava impossibilitado (impotente) de fazer qualquer coisa além daquilo que ele via o Pai fazendo. No Apocalipse, Deus é louvado pelo seu poder (Ap. 4.11; 7.12, 19.1).

Os Escritos de Paulo.
Paulo deposita uma grande ênfase na experiência presente do poder de Deus. A prova central do poder de Deus nos escritos de Paulo é a ressurreição de Jesus. Jesus é a fonte do poder de Deus na Igreja (1 Cor. 1.24). Ele escreve aos leitores de Filipenses que Jesus continuamente envia poder para os seus (Filipenses 4.13). Este verso poderia ser traduzido da seguinte forma, "eu posso continuamente fazer em Jesus, todas as coisas que ele me capacita a fazer". Os crentes vivem no poder de Deus (2 Cor. 6.7;13.3; Ef. 1.19). O poder de Deus vem através de palavras e ações de acordo com 1 Coríntios 2.4-5. É o poder do Espírito Santo que opera os sinais e maravilhas que são as obras do Reino de Deus neste Século de Maldade (Rom. 15.19; o Gal. 3.5).

Autoridade (exousia)
A palavra em grego para autoridade é exousia. Pode ser definida como direito irrestrito ou liberdade de ação. A forma verbal da palavra pretende exercitar o direito da pessoa. O direito de um rei para reger está baseado em sua autoridade (exousia). A palavra também pode significar a autorização de um oficial ou um mensageiro para levar a cabo uma tarefa específica. Exousia só é usado para as pessoas, nunca em coisas.
Para entender o uso do Novo Testamento desta palavra nós criamos um débito para com o livro de Daniel. Deus delega autoridade a governos mundiais. Deus instala e remove os reis (Dan. 2.21; 4.31). Em Daniel descobrimos que a autoridade investida no " filho de homem " é dotada por Deus. Esta autoridade seria dada para o verdadeiro Israel, a igreja (Dan. 7.14) é o poder absoluto do rei para governar o povo de Deus. Na literatura de Rabínica a palavra significa o poder governante.
A forma Hebraica (rasuit), não é presente no Antigo Testamento, mas entre os escritos dos Rabinos, e significa um poder autorizado de ação, como o poder delegado a um advogado que é igual ao poder de um embaixador. O uso judicial de rasuit, designa o direito para casar, ensinar, ou herdar. Finalmente, a palavra é usada para denotar liberdade de ação. O Novo Testamento freqüentemente usa o palavra exousia, na maioria das vezes no Apocalipse. No uso secular significava o poder para dar ordens (Mateus 8.9, o Centurião).

Poder, Autoridade e os Crentes
A versão de Lucas do envio dos discípulos é uma passagem chave para entendermos como a autoridade e poder se aplicam a nós. Poder (dunamis) tem sua fundação na idéia de ser ungido, enquanto autoridade (exousia) tem sua fundação no conceito de ser enviado.
Jesus expeliu demônios pela sua autoridade. Ele privou Satanás e seus exércitos do seu poder, que é a habilidade deles fazerem o mal, e destruiu as obras de Satanás, arrebatando assim os homens de seu domínio. Jesus passou a mesma autoridade para os seus discípulos (Mat. 10.1; Marcos 3.15; 6.7; Lucas 10.19). o Evangelho de João nos fala que todo mundo que recebe a Jesus, recebe o poder (exousia) de se tornar seu filho (João 1.12). Três palavras são importantes neste verso. Primeiro, dar. Deus dá a esses que acreditam, o direito de se tornarem seus filhos. Segundo, o direito. Esta é nossa palavra exousia. João não está falando de poder como alguma habilidade para fazer uma certa tarefa, mas de ganhar um status. Jesus dá a esses que acreditam, autoridade plena para se transformarem. Ele nos dá o poder para mudar de estado. Finalmente, filhos. Estes que acreditam se tornam os filhos. John usa um termo que chama a atenção para a comunidade ou família. Como uma parte da família, nós nos tornamos participantes da natureza divina do Pai (2 Pedro 1.4). Quando nós acreditamos, recebemos autoridade (o direito) de mudar nosso estado de filhos de Satanás para filhos de Deus.
Lucas nos ensina pelas palavras de Jesus que nós recebemos autoridade (exousia), que é o direito para usar o poder de Deus (a habilidade para realizar uma tarefa) pisar em serpentes e escorpiões. Pense deste modo nisto. Um policial que dirige tráfico não tem o poder para parar um carro porque é muito maior e mais poderoso que ele. Porém, um policial tem a autoridade para parar um carro somente elevando a mão. O governo delegou sua autoridade a ele.

O Centurião de Mateus 8.5-13 demonstra este mesmo fato. Ele soube o que era autoridade. Ele tinha recebido sua autoridade de seu superior. Aqueles sob seu comando tinham que seguir suas ordens. A sua autoridade para comandar foi concedida, porque ele também estava debaixo da autoridade de um outro oficial superior, e finalmente do próprio César. A maior autoridade vinha de César, mas o Centurião emitiu as ordens. Este foi um presente de autoridade temporal ao Centurião. Ele não teve que correr a César cada momento que precisou dar uma ordem aos seus seguidores. A mesma idéia é verdade para crentes. Deus passou a sua autoridade a nós através de Jesus que enviou o Espírito Santo para continuar o seu ministério em nós. Fomos autorizados (Atos 1.8) a fazermos suas obras. Nós temos a responsabilidade para exercitar o poder e autoridade que Ele nos deu.

Mãos a Obra!

Mãos a obra é só uma questão de usarmos a autoridade que nos foi determinada como parte da família de Deus para executarmos as obras de Jesus neste Século de Maldade. Nós temos a autoridade para usar o Seu poder para trazer o Domínio de Deus diariamente a este tempo.

Sempre é importante aplicar o que você aprendeu. Pause neste momento e peça a ajuda ao Espírito Santo para meditar em e pôr em prática o seguinte.

- De que modos você já usou a autoridade que Deus lhe deu para fazer as Suas obras e falar Suas palavras? De que ajuda você precisa?
- Se você pudesse fazer uma obra de Jesus na próxima semana, o que seria?
- Como você sabe que você tem autoridade para fazer aquela obra?
- Como você traz o poder de Deus para a ação, possibilitando assim que uma obra possa ser realizada?
- Por que o Antigo Testamento e a Septuaginta são importantes para interpretarmos o Novo Testamento?
- O que você pode fazer para estar melhor preparado para entender estes recursos?

Nenhum comentário: