Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Semana 2 - A guerra já começou!

O Reino no Novo Testamento


Observando a idéia geral
O Reino de Deus no Novo Testamento
Quando você começa a ler o Novo testamento você pode ficar chocado com a aparente guerra que Jesus imediatamente começa a participar. João Batista proclamou que havia um que estava para vir, e com ele vira a época do derramar do Espírito. Marcos demonstra claramente que o Reino manifestou-se juntamente com Jesus. As palavras e ações de Jesus demonstram grande unidade, a ponto de dizermos que o Reino é explicado e demonstrado em Jesus. Em Jesus nos temos a presença do futuro. Jesus trouxe o domínio do Reino no futuro, para o presente. Nós agora vivemos na presença do futuro. Esta expressão era muito usada por Dr. George Eldon ladd para expressar a realidade do Reino. Ele sempre dizia que a igreja vive entre dois tempos; ela vive entre a inauguração e a consumação do Reino.

Este conceito de “presente, mas ainda por-vir” é visto através de todo o Novo Testamento. Mateus o ilustra em 12:28 quando elel escreve: Se, porém, eu expulso demônios pelo Espírito de Deus, certamente é chegado o reino de Deus sobre vós. Paulo escreve em I Coríntios 15:24, E, então, virá o fim, quando ele entregar o reino ao Deus e Pai, quando houver destruído todo principado, bem como toda potestade e poder. João escreve em I João 3:2, Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele. Tudo o que Jesus fez foi tão importante quanto o que ele disse. Os Cristãos do Século Vinte freqüentemente se preocupam muito com o que ele disse, e o fruto disso é que se esquecem de que o que ele fez, trazia a mesma mensagem de suas palavras. Ele ensinou tanto por suas ações quanto por suas palavras.

Mãos a obra na Interpretação.
O que Jesus fez em seu ministério?
É justo fazermos esta pergunta: O que Jesus fez em seu ministério? O evangelho de Marcos deixa claro que a missão de Jesus era destruir a atividade de Satanás no mundo. Ele deu a seus ouvintes uma ilustração prática do Reino em seu ministério quando curava os enfermos e expulsava os demônios. Jesus e Satanás estavam em um conflito cósmico, mas o que eles estavam disputando eram as vidas e domínio sobre homens e mulheres. Muitas outras batalhas estavam também acontecendo: fome (João 6), desastres naturais (Marcos 4:34-41), doença (Lucas7:21), e morte (Lucas 7:11-17)

O evangelho de Mateus (12:22-31) demonstra claramente que a guerra entre Jesus e Satanás não é uma guerra civil que se limita a um local geográfico. Pelo contrario é a batalha entre o Reino de Deus e o Reino de Satanás. O Valente, Satanás, é amarrado (entende-se por amarrar: uma metáfora que significa restringir o poder) então a casa do Valente (o Reino de Satanás) pode ser saqueada. O poder é restringido, mas não destruído (Mateus 16:23, Marcos 8:33; Ladd; Uma Teologia do Novo Testamento 1974 66)

Como Outros explicam o Reino
Em seu livro O Verdadeiro Satanás, Dr. James Kallas diz: “Uma guerra esta acontecendo! Uma guerra cósmica! Jesus é o divino invasor enviado por Deus para destruir as forcas de Satanás. Neste entendimento, enquadra-se todo seu ministério. Jesus tem um propósito – vencer Satanás. Ele considera seriamente a forca do inimigo” (Kallas 175 60). Jesus venceu a guerra, mas ainda há batalhas para serem sutadas. Jesus deu a seus discípulos a missão de continuarem a trazer o domínio de Deus ao mundo, em suas vidas e proclamação (Lucas 10:8,9). Na pregação e nos milagres que eles fizeram, Jesus viu a derrota de Satanás (Lucas 10:18). As últimas palavras de Jesus a seus discípulos quando ele partiu (Atos 1/1-8) demonstram que ele iria dar o poder necessário, para que os discípulos continuassem o trabalho de limpeza de sua guerra.

Uma ilustração do livro de Oscar Cullmann, Cristo e o Tempo vai nos ajudar a entender este conceito de limpeza. Ele conta uma história da Segunda Gerra mundial, do dia “D” e do dia ”V”. O dia “D” foi 6 de Junho de 1944, o dia que decidiu o resultado da guerra. No entanto a guerra não acabou oficialmente até 7 ou 8 de Maio de 1945, no dia “V” (Cullmann 1964 84). Entre estas duas datas, quase um ano se passou, ainda haviam batalhas para serem lutadas e vidas de aliados se perderam. Na verdade, mais vidas se perderam nesta época do que em qualquer outro momento durante a guerra. Mesmo que as batalhas tenham continuado, a guerra já estava decidida. Assim também era com Jesus. A terra era dele. Em seu nascimento, vida, morte, ressurreição e ascencao Deus derrubou a Satanás. Deus fincou sua bandeira na forma de uma cruz e Jesus disse “... está consumado...”. A guerra estava decidida, mas ainda há uma continuação que vai durar até a volta de Jesus.

Compreendermos o Reino de Deus, em seu aspecto presente e futuro é entendermos o tema do qual flui todo o ministério de Jesus e o Novo Testamento. Nós vivemos na presença do futuro, o “presente, mas ainda por-vir”. Quando olhamos qualquer passagem no Novo Testamento, nós devemos fazer isto através de nossas lentes do Reino, e fazermos perguntas a esta passagem com aquele grupo de pré-suposições.

O Reino de Deus estava no Antigo Testamento. Isto pode ser demonstrado claramente, pois é fácil vermos o Reino presente em eventos como o Êxodo e o Cativeiro Babilônico. Deus agiu com o poder de um Rei para livrar e julgar seus filhos. O Reino entrou na historia de uma vez por todas na pessoa e atos de Jesus.

Duas formas de vermos o Reino No Novo Testamento
Há duas formas pelas quais o material relativo ao Reino no Novo Testamento pode ser visto: a Satanward e a Godward.

Visão Satanward: A visão Satanward leva a sério a idéia que Jesus veio ao mundo para começar uma guerra contra Satanás. A tendência dos Cristãos ocidentais é aceitar os eventos sobrenaturais que aparecem nas escrituras em uma destas três maneiras:

1 – Estas coisas aconteceram, mas não acontecem mais hoje
2 – Estas coisas aconteceram e acontecem hoje
3 – Estas coisas nunca aconteceram da forma que foram registradas, portanto, elas não podem acontecer hoje.

Quando o material do Novo Testamento é observado da perspectiva que o ministério de Jesus foi realmente centrado contra Satanás em uma luta cósmica, que ocorreu na terra, isto é chamado de a visão Satanward. Este termo foi criado por Dr. James Kallas e deve demonstrar que os Cristãos deveriam considerar mais seriamente a Satanás como inimigo de Deus.

A visão Godward: A segunda maneira pela qual o material do Novo Testamento pode ser vista é chamada pelo Dr. Kallas como a visão Godward. Nesta visão a missão de Jesus era trazer-nos salvação e nos levar a termos comunhão com Deus novamente.

Qual Visão então? Ambas, tanto a Godward quanto a Satanward são legítimas. De acordo com o Dr. Kallas a porcentagem aproximada é:

- O conteúdo dos Evangelhos Sinópticos e dos escritos de Paulo é oitenta por cento Satanward e vinte por cento Godward
- O conteúdo de João, Hebreus, e Apocalipse são oitenta por cento Godward e vinte por cento Satanward.

Ambas interpretações são verdadeiras. É um fato que a verdade Bíblica nunca pode ser discernida em escolhermos uma verdade acima de outra. Ambas verdades devem ser lavadas em consideração. “Quando elas estão separadas,” afirma Dr. Kallas, “não significa que uma se torna em uma meia verdade, mas que uma não possui verdade, e sim distorção.

Para entender mais acuradamente o Reino de Deus, nos devemos estar comprometidos tanto com a visão Satanward, quanto com a Godward. Por dentro a visão Satanward vê a igreja como o exercito de Deus que continua a missão de limpeza ate o retorno do Rei. Na visão Godward a igreja é vista como o funcional corpo do Rei deixado na terra para ministrar redenção àqueles que estão fora do corpo e cuidado por aqueles que estão dentro do corpo.

O que fazer com tudo isto que aprendi?
É sempre importante aplicar o que você aprendeu. De uma pausa agora e peca ajuda ao Espírito Santo. Então medite em como transformar em prática, as seguintes perguntas.

- Pense em duas áreas em sua vida, nas quais o conceito “presente, mas ainda por-vir”, lhe ajuda a entender melhor a vida do crente?
- Qual o tipo de ataque o inimigo normalmente usa contra você?
- Em uma escala de 1 a 10: Como a visão Satanward lhe afeta? Por que?
- E a visão Godward, lhe afeta da mesma forma ou não?

Nenhum comentário: