Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Semana 7 - Evangelismo de Poder

Aprendendo a Falar em nome de Deus

Observando a Idéia Geral!
Uma de nossas maiores diretrizes na igreja é a Grande Comissão que é encontrada em (Mateus 28). Nos diz para irmos e fazermos discípulos, batizando e ensinando a obedecer tudo o que Jesus tinha mandado. Batizar significa evangelizar. Freqüentemente nosso evangelismo de mentalidade Ocidental ficou limitado a memorização de alguns versículos para citarmos em uma ordem, ou uma lista programada de algumas leis espirituais nas quais devemos caminhar. Nós poderíamos perguntar: Esta é a única maneira de alcançar uma pessoa que está sem Cristo? Como o Espírito Santo trabalha na área do evangelismo? Por que Deus o enviou para a igreja? Para responder a pergunta, " Por que Deus nos enviou o Espírito Santo ?" Michael Green respondeu, "Não pode haver nenhuma dúvida em um exame sincero das histórias do Novo Testamento que o propósito principal da vinda do Espírito de Deus nos discípulos era os equipar para uma missão. O Consolador (Confortador em Inglês) não vem para deixar os homens confortáveis, mas lhes fazer deles missionários " (Green. I Belive in The Holy Spirit. 58). Isto é contrário ao entendimento freqüentemente divulgado que o Espírito Santo é para o crente e ele é exclusivo à comunidade de Deus, a igreja. A Bíblia nos dá uma visão diferente da que é freqüentemente exposta hoje. No Evangelho de João, Jesus disse que ele daria o espírito santo (parakletos) para estar com a igreja para sempre. O melhor modo de entender a idéia de parakletos está na palavra continuador (perpetuador). O ministério do Espírito Santo é continuar o ministério de Reino de Jesus neste Século de Maldade.
Há muitas formas de evangelismo praticado por cristãos hoje. Eu acredito que nós não deveríamos negligenciar o uso de quaisquer destas ferramentas para ganhar pessoas para Jesus. Aqueles que mencionamos anteriormente, memorização de versículos e leis espirituais, provêem uma mensagem para a mente. Há outra área, porém que não recebe tanta atenção quanto outras. John Wimber chamou este área de Evangelismo de Poder, uma frase que John cunhou. Ele ensinou que esta forma de evangelismo aumenta a efetividade de nossos esforços para conduzir os homens e mulheres a Jesus. Seguramente é um modo bíblico para a proclamação do Reino. Ele acreditava que esta apresentação do evangelho era racional (conteúdo), mas transcendia o racional (transracional). Como o evangelho está sendo explicado (palavras) há uma demonstração do poder de Deus (obras) que acompanha isto. Esta forma de evangelismo é potencializada pelo Espírito que é o continuador do ministério de Jesus. Evangelismo de poder é uma demonstração do Reino de Deus que invade este Século de Maldade. Como então o conceito de evangelismo deve ser entendido levando em conta a missão declarada por Jesus de trazer o Reino de Deus para a terra?
Interpretação!

O Poder de Deus
Como a igreja proclama o Reino? Como é que devemos passar o Reino neste Século de Maldade? Jesus deixou seus discípulos com a ordem de fazer discípulos ensinando-lhes observar tudo o que ele tinha ordenado (Mat. 28.20). O objetivo de Jesus era produzir aprendizes obedientes. Os aprendizes continuariam trazendo o Reino a este Século de Maldade conforme continuassem falando as palavras e fazendo as obras de Jesus.
Jesus prometeu que o poder do Espírito Santo ajudaria seus seguidores a continuar trazendo o domínio de Deus a este mundo. (Mat. 20.20b; Atos 1.8). Conforme o Espírito Santo continua o ministério do Reino de Jesus, ele passa a autoridade que tinha sido dada a Jesus aos seus seguidores. O Espírito Santo é o veículo da autoridade de Deus pelo qual nós cumprimos a Grande Comissão. A forma Grega usada na passagem da Grande Comissão (Mat. 28.18) para autoridade, exousia, denota poder que era divinamente dado a Jesus. Pelo Espírito Santo de habita em nós recebemos a autoridade de Cristo que é a autoridade do Pai para fazer o que ele está fazendo. “Eu lhes digo a verdade”, Jesus disse aos judeus que o perseguiam, “o Filho não pode fazer nada por si mesmo; ele somente pode fazer o que vê o seu Pai fazendo, porque qualquer coisa que o Pai faz o Filho também faz " (John 5:19). Jesus proclamou e demonstrou o evangelho fazendo a vontade do Pai. A palavra vê no idioma original sugestiona possibilidade ou potencialidade. A ação vê que é descrita, pode ou pode não acontecer e dependendo das circunstâncias. Isto explica que Jesus dependendo das circunstâncias poderia ver o que o Pai estava fazendo, e quando ele viu, então respondeu com o ministério do Pai. Jesus trouxe o Reino de Deus a este Século de Maldade. Este agora é nosso ministério.
Evangelismo de Poder
O testemunho de Paulo para os Coríntios que diz respeito aos seus esforços iniciais pelas vidas deles inclui, se não define, a idéia de Evangelismo de Poder. Ele diz, " Minha mensagem e minhas orações não eram com modos e palavras persuasivas, mas com uma demonstração do poder do Espírito, de forma que sua fé não poderia repousar na sabedoria de homens, mas no poder de Deus" (1 Cor. 2:4-5).
Enquanto o Paul estava em Atenas que ele tinha orado com palavras constrangedoras, mas com resultados escassos. Quando ele chegou em Corinto, é registrado que muitos acreditaram (Atos 18.8). De acordo com as próprias palavras de Paulo (citadas acima) ele combinou a proclamação do evangelho com a demonstração do evangelho como Jesus tinha feito ao longo do seu ministério. Primeira Coríntios 2.4-5 é outra forma de declarar as palavras e obras do Reino em ação.

Conflito do Reino e Proclamação
Conforme nós arriscamos ministrar o poder e o conteúdo do Reino, nós começamos a funcionar como parte do exército de Deus. Como tal nós nos acharemos cara a cara com as forças do reino das trevas. Crentes deveriam ser sensíveis em como eles estão trabalhando. Quando nós somos parte do exército, o armamento (veja Semana 5) deveria ser adornado. Quando funcionando como parte do Corpo de Cristo, nós deveríamos perceber que diferentes ações deveriam acontecer (um dedo polegar não faz a mesma coisa que um escudo). Nós certamente não queremos usar a armadura de guerra contra nossos irmãos e irmãs!
A maior parte, da igreja Ocidental não se dá conta que há uma guerra acontecendo. Duas coisas parecem ser verdades. Primeiro, a igreja Ocidental lê o Novo Testamento e não vê que há uma guerra entre Deus e Satanás. Segundo, o ponto de vista mundial secular da igreja Ocidental a incapacita de entender a mensagem completa do Novo Testamento com respeito à guerra entre Deus e Satanás.
O ocidental não reconhece o mundo de espiritual como sendo real. Seu ponto de vista é fixo em uma suposição científica que é controlável. Porque nós não temos nenhuma convicção concreta no mundo espiritual, ele simplesmente é banido como mito e superstição. A influência deste Ponto de vista inibe Evangélicos modernos de experimentar o Evangelismo de Poder. O Evangélico freqüentemente não tem nenhum paradigma para entender como Funciona o Evangelismo de Poder. Por exemplo, poderiam ser reduzidas algumas das controvérsias sobre Dons Espirituais se a pessoa examinasse seu próprio ponto de vista mundial primeiro. O Novo Testamento demonstra comunicação ininterrupta entre o natural e o sobrenatural (sonhos, visões, profecias, palavras proféticas, visões angelicais, etc.). Deus usou e ainda usa estas formas de comunicação hoje para se comunicar com seus filhos. A igreja Ocidental freqüentemente considera fora de possibilidade a interação sobrenatural e assim perde estas formas importantes de comunicação com Deus e sua ajuda no evangelismo. Incluindo a possibilidade do sobrenatural, nós começaremos a encontrar o reino de Satanás quase que continuamente e assim entraremos em um conflito de Reinos. Ela está aqui que nós temos que levar a autoridade de Cristo como recebemos na Grande Comissão e fazermos o que ele mandou: cure os enfermos, expulsem demônios, e demonstrem o Reino de Deus neste Século de Maldade. Quando um crente muda seu ponto de vista e encontra o sobrenatural, o conflito de Reinos é mais claro. Sempre esteve lá, mas os óculos do Ponto de vista mundial novos ajudam reconhecer isto. Conforme nós começamos a experimentar o sobrenatural, nós começamos a experimentar o Domínio do Reino de Deus invadindo este Século de Maldade. Qualquer crente ou igreja que experimenta o Evangelismo de Poder também começará a experimentar o sobrenatural no evangelismo e na edificacão e cura do Corpo de Cristo.

Mãos a obra!

Sempre é importante aplicar o que você aprendeu. Pause neste momento e peça a ajuda do espírito santo para meditar em e pôr em prática alguns ou tudo o seguinte.

- Quando na última vez era você testemunhou com poder nas palavras e obras do Reino? Por que você pensa que o Evangelismo de Poder vai ou não funcionar?
- Por que é importante ver e então fazer o que você vê o Pai fazendo? Isto é limitado ao que é espontâneo ou inclui o que Escritura nos mostra que o Pai está fazendo?
- Quando foi a última vez que você se vestiu como soldado do Reino, mas deveria ter agido como membro do Corpo de Cristo? Quais foram os resultados?
- Você alguma vez teve um sonho, visão, percepção profética, visitação angelical? Você acredita que estas coisas ainda acontecem?

Nenhum comentário: