Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Semana 13 - Vivendo Entre Dois Períodos

A Consumação do Reino

Observando a idéia geral!

Tensão Entre as Duas Eras
Nós vivemos na tensão das duas eras: este Século de Maldade Presente e o Período Por Vir. Em sua primeira vinda, Jesus trouxe o futuro para o presente. Nós não temos que esperar para experimentar o futuro daqui a muito tempo. Nós podemos experimentar o Reino mesmo durante este Século de Maldade em que vivemos. A morte de Jesus na cruz tornou possível a nós entrarmos no Por Vir, agora. Naquele evento, os crentes foram transferidos do reino de escuridão para o Reino de Deus (Col. 1.13). Estas são as boas novas. Crentes podem viver a vida do Por Vir agora. Quando o Paul fala de estar "em Cristo", ele está dizendo que os crentes podem experimentar o poder e a vida do Por Vir em sua realidade presente (2 Cor. 5.17).
Como nós dissemos repetidamente, nós vivemos neste Século de Maldade Presente mas com a vida e poder do Por Vir. Mesmo que a experiência presente do Reino futuro seja só parcial, é real. O poder completo do Por Vir nao será espressado completamente em todo momento enquanto jpermanecer este século de maldade. Para completar a obra que Jesus já começou, a inauguração do Reino, ele tem que voltar para que a consumação do Reino aconteça.

A Consumação do Reino (A Segunda Vinda)

A seguir estão as palavras que o Novo Testamento usa para o evento da Segunda Vinda. Elas são:

Parousia
Esta palavra pode ser traduzida como vinda (1 Thess. 3.13, 1 Cor. 16.17). Esta palavra é freqüentemente usada de forma quase técina, e expressa a visita de uma pessoa que tem um alto grau alto de importância, especialmente imperadores ou reis que estivessem visitando as suas províncias. Jesus é apresentado no Novo Testamento como estando assentado à direita de Deus no céu. Ele visitará novamente a terra, pessoalmete (Atos 1.11) ao fim dos tempos (Matt. 24.3). Ele virá em poder e glória (Mat. 24.27) levantar os mortos em Cristo (1 Cor. 15.23). Ele juntará seu povo (2 Tes. 2.1; veja. Mat. 24.31) e destruir o mal (2 Tes. 2.8).

Apokalypsis
Esta palavra é traduzida por manifestar (2 Tes. 1.7). Que também poderia ser traduzida como tirar o véu ou revelação. A Segunda Vinda revelará o Senhorio de Jesus para o mundo (Fp. 2.10-11). Seu apocalipse será a revelação ao mundo da glória e poder que lhe pertencem agora (2 Tes. 1.7).

Epiphaneia
Esta palavra é traduzida como manifestação (2 Tes. 2.8). Mas também poderia ser traduzida como aparecimento e indicaria a visibilidade do retorno de Jesus. Enquanto largamente limitado nas Cartas denominadas Pastorais, Paulo usou esta palavra para dizer à igreja de Tessalônica que Jesus matará o iníquo pelo sopro de sua boca e o " destruirá pela epiphaneia da sua parousia " (2 Tes. 2.8). O retorno de Jesus não será secreto ou escondido, mas será uma intervenção visivel da glória de Deus na história.
A Segunda Vinda é o retorno pessoal e visível do mesmo Jesus que partiu conforme o registro de Lucas em Atos 1.11.
A primeira vez em que Jesus veio, ele trouxe o Reino de Deus e derrotou Satanás. A segunda vez que ele vier haverá uma restauração plena do domínio de Deus no mundo. A posição clássica encontrada na igreja primitiva conhecida como o Credo dos Apóstolos e o Credo de Nicene é diferente da posição adotada por teólogos dispensacionalistas modernos. A teologia Dispensacionalista ensina que a vinda de Jesus acontecerá em duas partes: a primeira, no arrebatamento secreto da igreja; a segunda, aproximadamente sete anos depois. Frequentemente chamado de dispensacionalismo pretribulacional, esta visão é explicada na Bíblia de referência Scofield e pelos professores modernos como Hal Lindsey. Dr. John Walvoord, Um dos ex-presidentes do Seminário Teológico de Dallas, admitiu em seu livro "The Rapture Question" (A Questão do Arrebatamento, Primeira publicação em 1957) que o pretribulacionismo, a vinda de Jesus para a igreja antes da grande tribulação, não é ensinado explicitamente nas Escrituras. Esta afirmação que apareceu na primeira impressão do livro em 1957 foi apagada em edições mais recentes (Ladd. UMA Teologia do Testamento Novo. Revisado. 602 "A Theology of the New Testament").

Subindo (Arrebatamento)
O termo mais comum usado para a subida dos cristãos na Segunda Vinda é arrebatamento. Este evento é descrito em 1 Tessalonicenses 4.16-17. a subida dos crentes é o modo de Paulo expressar a transformação súbita do viver em um corpo fraco, corrutível desta ordem física para um corpo poderoso, incorruptível que pertence à nova ordem do Por Vir. É o sinal da mudança do nível de existência mortal para imortalidade (Ladd. TNT Edição Revisada. 610-611.)

O Dia
Outra palavra é o dia. Esta expressão aparece de várias formas diferentes, inclusive o dia do Senhor, o dia do Senhor Jesus, o dia do Senhor Jesus Cristo, o dia de Jesus Cristo, o dia de Cristo, e aquele dia. Devido ao fato que para Paulo e para a Igreja primitiva o Cristo exaltado é o Senhor (Fp. 2:11), esforços para distinguir entre o Dia do Senhor e o Dia de Cristo, (deduzindo-se que eles falam de duas questões escatológicas diferentes - um para o Israel e um para a Igreja) são vãos. Todos se referem a um único evento.
A Vinda de Jesus é um evento para todas as pessoas. Significará salvação ou julgamento dependendo da relação da pessoa com Jesus. Salvação não é somente para os indivíduos; é também para a transformação da ordem física. A vinda de Jesus é um evento cósmico no qual Deus, que já visitou os homens na primeira vinda de Jesus os visitará novamente como o Cristo glorificado. A meta da redenção não é nada menos que o estabelecimento do Domínio de Deus sobre toda a criação.

Outros Termos a Serem Observados

Rebelião
A palavra é apostasia e foi traduzida por alguns Teólogos Dispensacionalistas como partindo. Não há nenhum apoio para tal tradução nas literaturas antigas. A palavra normalmente significa oposição sincera a Deus. Isto não é afastar-se como foi frequentemente sugerido, tanto quanto é apatia para com Deus e sua autoridade (1 Tim. 4.1).

O Iníquo Revelado
Isto é normalmente compreendido como se referindo ao Anticristo. Aqui está um pensamento interessante. Se o verso 1 significa o arrebatamento dos santos antes da tribulação como declarou John Walvoord em "The Rapture Question" A questão do Arrebatamento (152), e no verso 2, o dia do Senhor é a segunda vinda de Jesus, e a rebelião e o iníquo são revelados durante a tribulação quando a igreja já foi arrebatada, então o Paul está dizendo para o Tessalonicenses algo que eles realmente não precisariam saber porque eles já teriam sido arrebatados. Obviamente, ele está lhes falando algo que eles deveriam observar que não havia acontecido, assim eles poderiam acalmar-se sobre as informações recebidas. Paul deixa os seus leitores com uma descrição do caráter do Anticristo. O espírito de Anticristo está sempre aqui (1 João 4.3). Na conclusão deste século de maldade presente, todo o mal será encarnado em um ser humano o Anticristo. Ele vai reivindicar para si toda a autoridade tanto secular quanto sagrada. Ele exigirá submissão total inclusive adoração. O seu caráter é sem lei. O destino é ser sentenciado à destruição. Sua atividade será levantar-se contra Deus. Eu não acredito que Paulo está se referindo a um templo reconstruído. O templo não havia nem sido destruído e a palavra que ele usa não são é templo inteiro mas o santuário íntimo. Ele usa esta palavra depois em sua carta aos coríntios significando a igreja (1 Cor. 3.16-17). É uma maneira metafórica do Anticristo expressar um desafio contra Deus.

A Vinda do Reino
Quando Jesus fala de consumação, ele o faz através de símbolos. O Evangelho de Marcos descreve brevemente o fim deste Século de Maldade Presente e a Vinda do Reino. Jesus fala sobre este evento como algo catastrófico no qual o todo os cosmo será afetado. Corpos celestes contorcemdo-se conforme o sol se escurece e a lua vira sangue. Nós temos que nos lembrar que esta linguagem poética e é melhor compreendida com o entendimento do Antigo Testamento. Dr. Ladd sugere que estas palavras em Marcos 13.24-25 não devem ser interpretadas de forma literal, mesmo elas apontando de forma futura para eventos cósmicos. O Antigo Testamento sugere freqüentemente que o uso desta linguagem mostra que julgamento divino está as portas.

Então O Que Nós deveríamos Fazer?
Várias observações de Jesus poderiam nos levar a acreditar que a vinda do Reino é iminente (Mat. 10.23; Marcos 9.1; 13.30-31). Por outro lado, há outras declarações que indicam há uma demora antes da vinda da consumação (Marcos 13.7-10; Lucas 19.11). A tensão entre o vinda iminente e a demora do Reino é característica da Teologia do Reino. Nós vivemos entre o presente e o "ainda por vir". Esta incerteza freqüentemente é difícil para o ocidental aceitar. Todos nós tentamos muitas vezes harmonizar o que deveria permanecer em tensão. Quando nós levamos um lado acima do outro, nós enfatizamos um quadro para a exclusão do outro. Nós temos que entender padrões de pensamentos bíblicos no contexto histórico no qual eles eram determinados, em lugar de encaixá-los a nossas próprias categorias analíticas modernas.
Está claro. Jesus voltará. Não está claro quando será este momento. O que nós devemos fazer? Ocupe-se ensinando as palavras e fazendo as obras do Reino neste Século de Maldade Presente.

Mãos a obra na Interpretação!

Sempre é importante aplicar o que você aprendeu. Pause neste momento e peça a ajuda do espírito santo para meditar em e pôr em prática o seguinte.

- Como o fato de você viver na tensão entre duas épocas diferentes afeta sua vida diária? O que você não está fazendo que deveria fazer?
- De que modos a Teologia Dispensacionalista que acredita no arrebatamento pretribulacional da igreja, o levou a viver fora da vida presente do Reino?
- Como a consumação do Reino o leva a ensinar as palavras e fazer as obras de Jesus? Se não, por que?
- Enumere três coisas que você pode fazer esta semana para mostrar que você está levando o Reino de Deus àqueles ao seu redor?

Nenhum comentário: