Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Semana 10 - Poder sobre Demônios

Aprendendo Sobre Demônios

Observando a idéia geral!

Uma Agressão no Reino de Satanás
Há uma relação inseparável entre as palavras e obras de Jesus. O seu ministério de ensino e pregação e os milagres são em essência a mesma coisa. Alguns sugeriram que os milagres de Jesus fossem nada mais que uma forma de grande publicidade. Eles exaltaram interesse na mensagem de Jesus, levando homens e mulheres a prestar atenção no que ele disse. Outros sugeriram que os milagres fossem recompensas para a fé. Quando uma pessoa teve bastante fé, então um milagre pode acontecer. As palavras de Jesus nos Evangelhos Sinópticos, "E disse-lhe: Levanta-te e vai; a tua fé te salvou", poderia validar este tipo de pensamento (Lucas 17.19). Porém, há outros lugares onde milagres aconteceram e o indivíduo não teve uma resposta de pessoal de fé. Certamente o filho da viúva que foi ressuscitado ilustraria bem esta categoria (Lucas 7.11-17). Seria difícil encaixar uma interpretação de que a fé de um homem morto lhe devolveu a vida.
Ainda há outra razão oferecida para os milagres de Jesus, é que ele teve compaixão das pessoas em necessidade. Certamente nós vemos sua compaixão nos Evangelhos, o filho da viúva, (Marcos 7.11-17); a multiplicação dos pães, (Marcos 6.30-42). Porém, deve ser destacado que Jesus não curou todo a todos por quem passou. Nas histórias dos Evangelhos, ele deixou muitos doentes e famintos, na realidade, mais do que os que ele curou e alimentou.
Se milagres fossem recompensas para a fé das pessoas, então alguém que não é curado mesmo tendo uma fé genuína, pode deduzir que sua fé é insuficiente. Se milagres são evidência da compaixão de Jesus, a pessoa que não é curada poderia vir acreditar que no seu caso Jesus não teve nenhuma compaixão. Nós temos que olhar em algum outro lugar para descobrir o propósito das obras de Jesus.
Lembre-se, que as palavras e obras de Jesus são idênticas. Não há nenhuma diferença entre elas. As obras têm o mesmo significado que as palavras. As palavras de Jesus anunciam que o Reino de Deus esta ao nosso alcance. As suas obras demonstram como o Reino de Deus é. Sua pregação, ensino, parábolas, curas, eram anúncios do fato que o Reino tinha chegado e o domínio de Deus destruiria o domínio de Satanás.
Parece certo, então, que os milagres de Jesus deveriam ser entendidos no contexto de guerra contra Satanás. João entendeu este conceito quando ele escreveu, "que o mundo inteiro jaz no Maligno"…(1 João 5.19). Paulo fala para os coríntios que Satanás é o deus deste mundo (2 Cor. 4.4). em sua carta circular para as igrejas próximas de Éfeso ele disse às congregações que a igreja não luta contra carne e sangue, o inimigo real é Satanás. Ele descreveu as dimensões assustadoras do poder satânico e insistiu que os leitores se levantassem contra o seu inimigo cósmico, os principados e potestades, os domínios mundiais desta século de maldade. Paulo está convencido de que este Século de Maldade é cheio das armadilhas de Satanás e está separada de Deus e sob o domínio de poderes caídos e principados (Gal. 1.4).
O Novo Testamento acredita que enquanto Satanás não está em controle do mundo, ele tem poder e autoridade limitados. As doenças e aflições do gênero humano se originam com ele. Sofrer, tragédia, e dor não são castigos de um Deus bravo. Eles são o resultado de se morar em um mundo caído, e às vezes são um ataque direto do reino de Satanás.
Os milagres de Jesus são ataques a Satanás e suas forças diabólicas e invertem o lugar seguro de Satanás e demonstram o Reino de Deus. Jesus anunciou o Reino com suas palavras e construiu uma arena, na qual o Reino invadiu o domínio de Satanás com suas obras.
Os milagres de Jesus podem ser vistos em quatro áreas diferentes: expelindo demônios, curando doenças, lidando com natureza, e superando morte.

Por trás das Cenas.

Demônios.
Os gregos pensavam em demônios como espíritos de mortos a quem foram dados poderes sobrenaturais. Os judeus tinham o conceito de anjos e espíritos em lugar de demônios. Anjos eram entendidos como os mensageiros de Deus que, quando apareciam na terra, o faziam em forma de humanos (Dan. 10.18). No Antigo Testamento, Satanás era simplesmente um destes anjos, que através da permissão divina poderia tentar Jó (Jó 1-2). Até mesmo espíritos designados como malignos, eram emissários de Deus quando vistos com olhos do Antigo Testamento (Juízes 9.23; 1 Sam. 16.14-15).
No Período de Intertestámentario (404 A.C. -A.D. 4), angelologia (estudo dos anjos) e pneumatologia (estudo sobe os espíritos) dos judeus floresceu. Anjos foram concebidos de como um exército que participará da guerra final contra o mau, como visto no Testamento de Levi 3.3. Em oposição aos anjos bons e espíritos, estão os anjos hostis (caídos) e espíritos maus (1 Enoque 15.8-12; 16.1; Jubileu 12.20), debaixo da liderança de um chamado de Satanás, Mastema, ou Belial (Jubileu 10.12; 10.7; 1.20; 1 Enoque 54.6). Embora estas passagens citadas acima não sejam entendidas como Inspiradas, elas nos dão uma janela para vermos como as pessoas daquele tempo pensavam e possivelmente criam.
O que os Demônios Podem Fazer? Eles podem nos ferir, fisicamente, espiritualmente, mentalmente, e emocionalmente (olhar a histórias de demônios em Marcos), e nos iludir doutrinariamente.
Onde os Demônios Estão? Alguns estão encadeados até o julgamento (1 Pe. 3.18-22; 2 Pe. 2.4; Judas 6). Outros estão no Abismo até o fim dos tempos (Lucas 8.31; Apocalipse 20.1). enquanto outros estão soltos e livres para fazer todo o dano que puderem (Ef. 6.10-13).
O que São Demônios? Eles são inteligentes (Atos 16.16-18), espíritos (Lucas 10.17-20), maus (Mat. 12.43-45), sabem seu próprio fim (Mat. 8.29; Tiago 2.19), têm força sobrenatural (Lucas 8.29; Atos 19.11-17), mas tem que se curvar ao nome de Jesus (Marcos 5.7; Lucas 8.26-29).

As Obras de Jesus Sobre os Demônios
Quando o Jesus expelia um demônio de uma pessoa, era um ataque direto contra Satanás. No começo do ministério de Jesus (Marcos 1.15), Jesus resistiu aos ataques do inimigo no deserto e demonstrou que uma área da natureza na presença de Jesus tinha sido restaurada. As bestas selvagens estavam com ele mas não o feriram (Marcos 1.13). Quando o Jesus deixou o deserto, ele veio pregar que o Domínio de Deus estava presente na sinagoga de Cafarnaum. Rapidamente quando ele abriu sua boca, as forças demoníacas atacaram. Podemos imaginar que ele poderia estar ensinado sobre o Reino. Um demônio reconheceu Jesus (eu sei que você é o Santo Deus) e o demônio sabia que Jesus tinha vindo para destruí-lo.
Jesus repreendeu o demônio e lhe disse que ficasse calado (Marcos 1.25). As duas palavras gregas são muito fortes. Repreensão pode ser definida como ralhar, denunciar, censurar para trazer fim a uma ação. Ficar calado pode ser definido como amordaçar, estrangular, ou pode ser amarrar apertado. Jesus chicoteou o demônio, o denunciou, e o estrangulou e livrou o homem que fora endemoninhado. Não é somente Satanás, o homem forte de Marcos 3.27, que deve ser amarrado. São seus colegas de trabalho que também seriam atacados, estrangulados, sufocados, e destruídos.
Quando o Jesus libertou o menino com um espírito mudo (Mat. 17.18; Marcos 9.25; Lucas 9.42) a mesma palavra repreensão é usada. Expulsar demônios e esmagar o governo de Satanás no mundo, eram a prova da verdade que o Reino que Jesus havia anunciado tinha chegado. A chegada do Reino é simultânea com, dependete de, e manifesta com saída de demônios das vidas de pessoas no presente. O Reino chegará em sua plenitude, e de forma mundial na Segunda Vinda de Jesus quando esta atividade cessará.
Até este momento futuro, as batalhas vão acontecer, embora a batalha decisiva tenha sido ganha por Jesus na cruz. O chamado do exército de Deus é derrotar Satanás e os seus amigos demoníacos.

Mãos a obra na interpretação!
Sempre é importante aplicar o que você aprendeu. Pause neste momento e peça a ajuda ao Espírito Santo para meditar em e pôr em prática o que você aprendeu.
- Como você entende que Jesus usou os milagres? O que o conduziu a essas convicções?
- Você alguma vez teve a experiência de expulsar um demônio?
- O que você pensa que é sua responsabilidade nesta área de guerra?

Nenhum comentário: