Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Semana 6 - Oração de reino:

Aprendendo Falar com Deus

Observando a idéia geral!
Oração é uma disciplina importante para o crente. É importante ver Oração no contexto do Reino de Deus. Há momentos para orar e há um modelo de oração que os escritores dos Evangelhos nos mostram. Primeiro, nós olharemos o modelo de quando orar e então o modelo de como nós deveríamos orar

Interpretação!

Um Modelo de Quando Orar (o Evangelho de Lucas) Jesus Mostrou que oração é uma necessidade. Era uma parte significativa do ministério dele. Lucas registrou dez ocasiões que Jesus orou. Sete destas passagens não registram as orações. Além destas dez vezes, Lucas registrou duas parábolas que só aparecem no Evangelho dele que falam sobre oração (Lucas 11.5-10; 18.1-8). As orações na vida de Jesus são todas associadas com eventos importantes no seu ministério. Lucas nos mostra Jesus orando nas dez ocasiões seguintes. Nós poderíamos achar nesta lista algumas situações de oração que não havíamos pensado antes. Elas são: o seu batismo (3.21-22); depois de um dia de ministério (5.15-16); antes de escolher os discípulos (6.12); antes de ensinar (9.18-20); na transfiguração (9.28-29); no retorno dos setenta e dois (10.21-22); antes de ensinar aos discípulos como orar (11.1); a Pedro e os discípulos (22.31-32); no momento de sofrimento (22.39-46); e na cruz (23.34, 46). Do começo ao fim do ministério de Jesus, do seu batismo até a cruz, oração era uma parte central da vida de Jesus. Eu acredito que é verdade que cada um de nós pode melhorar em nossa comunicação com Deus. Nós podemos aprender a orar no poder do Reino como Jesus orou. A oração do Senhor (Mateus 6.1-13) Lembre-se, o fundamento básico do ensino de Jesus é a invasão do domínio de Deus sobre reino de Satanás. Isto nos dá uma chave adequada para entender o que o Jesus está ensinando. Jesus ensinou os seus discípulos sobre atos de retidão e o lugar onde eles deveriam ser realizados (Versículos. 1-4). O lugar para se fazer atos de retidão é em segredo, não em público. O padrão para oração é o mesmo. Jesus disse, não sejam como atores quando orarem... é assim que vocês deveriam orar... (Versículos. 5-9). O local da oração não desvaloriza a oração, mas um derruba o tipo de orgulho que chama atenção para quem está orando!
Há dois tipos orações de pedido que são chamadas freqüentemente de a Oração de Senhor. De fato, é um modelo para os discípulos usarem em suas. O primeiro, pedidos um e dois, se preocupa com o estabelecimento do propósito de Deus em uma balança cósmica. O segundo composto dos últimos três pedidos, cumprimentos das necessidades pessoais dos discípulos. Todos os cinco pedidos são imperativos. Lembre-se, a base do ensino de Jesus é a invasão do domínio de Deus sobre o reino de Satanás. Isto nos dá uma boa pista para entender o que o Jesus está ensinando.

Santificado Seja o Teu Nome
A primeira petição é a santificação do nome de Deus que significa não só a reverência e honras dadas a Deus, mas também glorifica-lo obedecendo as suas ordens. Nós podemos dizer a Deus que nos permita agir de uma maneira que a reputação dele não seja caluniada.

Venha a nós o teu Reino, seja feita a tua vontade.
A segunda petição é que o Reino de Deus venha e seja praticado na terra como é no céu. Em algum ponto no passado, Satanás foi expulso de céu junto com uma multidão de seres. A guerra que surgiu no céu foi lançada a terra. Jesus estava ensinando aos seus discípulos e a nós, a perguntarmos ao Pai: " Da mesma maneira que você expulsou Satanás de céu e estabelece seu domínio lá, que você continue a trazer este mesmo domínio sobre a terra ". Tudo agora estava certo no céu. Satanás foi lançado fora, agora ele será perseguido na terra. Ore pelo domínio de Deus em nossa vida, trabalho, filhos, família, recreação.

Nos dê hoje o pão de amanhã
A terceira petição entra no verso 11. Nos dê hoje nosso pão diário... Esta é infelizmente uma tradução inadequada. Poderia ser melhor,...Dá-nos hoje o pão de amanhã... Fome é uma obra de Satanás. Jesus considerou a obra de Satanás seriamente. Ele pediu para o Pai que trouxesse ao seu povo hoje um pouco da abundância do domínio de Deus amanhã. Nós podemos orar por coisas específicas que nós precisamos em nossas vidas. Nós podemos orar por nossas necessidades espirituais, emocionais, físicas, financeiras e sociais.
Perdoe nossos pecados
A quarta petição é...perdoai nossas dívidas como nós perdoamos nossos devedores. Esta é uma oração para o perdão de pecados. Esta petição tem uma condição ligada a ela. Mateus 6.14-15 faz esta petição ficar mais clara. Estes versos não significam que nosso perdão a outros, garante nosso direito de sermos perdoados. Eles querem dizer que Deus perdoa só o penitente, e uma das principais evidências da penitência é um espírito perdoador. Este é o lugar ideal para orarmos pedindo perdão por nossos pecados.

Não nos deixe sucumbir ao ataque do maligno.
A quinta petição é...E não nos deixe cair em tentação, mas nos livra do mal. Aqui novamente uma tradução melhor poderia ser: Não nos deixe sucumbir ao ataque do maligno, mas nos livra do maligno e seus ataques. Jesus estava dando instrução aos discípulos dele sobre como orar quando Satanás os ataca. Satanás ia atacá-los seguramente em seus ministérios. Se levante contra o ataque do mau.
A oração inteira de Jesus está baseada na convicção dele que este mundo presente está debaixo do controle do mau. A oração dos discípulos desta forma será mais uma ferramenta em seu arsenal.

Orando no Espírito
Uma outra parte do armamento que os crentes têm é oração. Uma parte da vida de oração da pessoa pode ser orar no Espírito ou pode orar em línguas. Orar em línguas é estranho para muitas pessoas. Falar em línguas recebeu muita divulgação negativa e muito abuso. Porém, jogar fora o bebê com a água do banho nunca é uma alternativa satisfatória para o abuso. Eu acredito que todo crente tem o direito para falar em línguas como parte da sua experiência Cristã. Há muitos enchimentos do Espírito, um deles pode ser a manifestação de línguas. Esses que foram ensinados que isto não é algo disponível para hoje e usa passagens como São todos que falam em línguas? Dizendo até mesmo como se isto fosse para hoje, nem todos podiam fazer isto, perdeu o significado da passagem citada de 1 Coríntios. Esta passagem, localizada próximo da conclusão do Capítulo 12 (27-31), está no meio de uma passagem contextual mais longa. Quando a Igreja se reúne. A resposta para a pergunta: Todos falam em línguas? é Não! Todos não falam em línguas. Porém, o contexto nos mostra onde este Não! se encaixa. É quando a Igreja se reúne. Quando a igreja se reúne, se todo mundo falasse em línguas seria uma confusão em massa. Assim Paulo diz que quando a Igreja se reúne que todos não falem em línguas. Ele não está falando do assunto de que todos são qualificados para falar em línguas em virtude de serem crentes, somente que todos não deveriam falar em línguas quando a Igreja se reúne.
Pense Nisto!
Se você é um crente não-carismático, reflita na informação acima. Peça para Deus que corte todas as coisas abusivas que você pode ter sido ensinado sobre línguas. Arisque pedindo a ele que lhe de o idioma de sua escolha para que passe por você. Lembre-se, se você lhe pede algo bom, ele não lhe dará algo mal.
Se você é um crente Carismático que fala em línguas, reflita na percepção que você pode se sentir um pouco superior por causa desta operação do Espírito em sua vida. Ore e peca para Deus que lhe ajude a pôr as línguas em seu lugar teológico legítimo.
Durante nossa permanência entre o já e ainda-por-vir do Reino de Deus, haverá ocasiões que Deus nos chama para atacarmos as linhas do inimigo. Quando nós o fazemos, nós podemos nos assegurar que haverá algum contra-ataque. Em ambas as ocasiões Deus nos deu armamento para nos protegermos e avançar seu domínio.

Mãos a obra!
Sempre é importante aplicar o que você aprendeu. Pause neste momento e peça a ajuda do espírito santo para meditar em e pôr em prática algumas coisas.
Passe alguns minutos com Deus e não Lhe peça nada. Lhe dê honra verbal e reverência.

- Faça uma lista de áreas em sua vida diária que você precisa que o domínio de Deus invada, de forma que nessas áreas a vontade dele se cumpra como no céu.
- Liste as necessidades que você tem à esquerda e então ore e peca para Deus que lhe dê agora algumas de suas bênçãos futuras.
- Peça para Deus que o perdoe de todos os pecados específicos você consegue lembrar.
- Ore para que Deus o ajude com o domínio do seu Reino, a se levantar firmemente contra os ataques do inimigo em sua vida na igreja.

Nenhum comentário: