Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Semana 3 - A Igreja Não é o Reino!

A Igreja e o Reino



Observando a idéia geral!
O Reino e a Igreja
Como o Reino de Deus e a Igreja se podem se identificar? São coisas diferentes ou não? Se forem coisas diferentes, como elas se relacionam? Estas são perguntas importantes à luz da correne linguagem que freqüentemente trata estes termos e conceitos como sinônimos.

Foi Santo Agostinho quem primeiro identificou o Reino com a Igreja. Esta idéia tem se mantido desde a reforma. A sugestão que foi feita é que Jesus veio proclamar o Reino, mas o resultado foi a Igreja. Algumas linhas Teológicas ainda vêem a Igreja e o Reino como a mesma coisa. A nossa linguagem normalmente alterna o uso das palavras igreja e Reino. Talvez nós dizemos algo como: “Vamos edificar o Reino”. Mas o que queremos dizer é: “Vamos construir uma igreja”. Eu creio que a missao de Jesus era invadir este Século de maldade com o seu Domínio Real, a era vindoura. Aqueles que recebem a proclamação do domínio de Deus são de fato a Igreja.

O Remanescente é a Igreja
Ênfase
Jesus aparentemente não começou sua missão, iniciando um novo movimento dentro ou fora de Israel. Ele veio como um homem Judeu para o povo Judeu. Ele aceitou, como vínculo, a autoridade do Antigo Testamento. Ele tomou parte com as práticas no Templo. Ele adorou na Sinagoga. Ele viveu e trabalhou como um Judeu. Mesmo quando ele viajava para fora do território Judaico, ele insistia que suas missão era para as ovelhas perdidas da casa de Israel (Mateus 15:24). Quando ele enviou seus discípulos para ministrarem, ele disse-os para irem somente a Israel (Mateus 10:5-6).

Há pelo menos três exceções a este fato:
- A mulher Samaritana: João 4:1-42
- O servo do Centurião: Mateus 8:5-13
- A mulher Cananéia: Mateus 15:21-28

Estas três historias estão em circunstancias justificáveis, para estas ações de Jesus.
Sua missão central era proclamar a Israel que Deus estava cumprindo cabalmente suas promessas e trazendo Israel ao seu verdadeiro destino como seus filhos.

Rejeição
Israel rejeitou a mensagem de Jesus sobre o Reino de Deus. Sua proclamação apareceu muito cedo em seu ministério (Marcos 1:14-15) e gerou uma rejeição imediata (Marcos 3:1-6) que se intensificou durante todo seu ministério, culminando com sua morte sacrificial na cruz.

O Remanescente
Enquanto Israel recusou aceitar a oferta de Jesus, o Reino, um pequeno grupo, um remanescente respondeu em fé. A idéia Judaica de discipulado era o chamado ao compromisso de obedecer a Torah (Os cinco primeiro livros do Antigo Testamento). A ideia de Jesus sobre discipulado, era chamar pessoas a se comprometerem com ele mesmo e com sua mensagem.

A igreja e o Reino
Desde que Jesus proclamou o Reino a Israel como o cumprimento de seu verdadeiro destino, e eles rejeitaram, ainda assim a missão foi um sucesso através daqueles seguidores que receberam a mensagem e tornaram-se seus discípulos. Estes discípulos deveriam ser conhecidos como a Igreja, o verdadeiro Israel de Deus. A escolhas dos doze foi uma parábola viva, onde Jesus autenticou sua idéia, que ele estava levantando uma nova congregação para repor a nação de Israel que rejeitou sua mensagem. Cinco ilustrações do Dr. Ladd tornarão este conceito mais claro.

O Reino de Deus e a igreja não são iguais. Porque o Reino é dinâmico (seu domínio), a Igreja e o Reino não são a mesma coisa. A igreja é formada daqueles que vivem sob o domínio do Rei deste Reino, mas não é o Reino.
O reino e a Igreja não são a mesma coisa. Os autores do Novo Testamento nunca equipararam a Igreja com Reino. Como os primeiros pregadores, eles nunca pregaram a igreja, mas proclamaram o Reino. )Atos 8:12, 19;18, 20:25, 28:23, 31). Será muito difícil substituir a palavra Igreja pela palavra Reino nestes versículos. John Bright tem razão quando ele afirma em seu livro, O Reino de Deus, que nunca houve a menor pista de que a Igreja física pode ser ou produzir o Reino de Deus. É seguro dizer que a Igreja é o povo do Reino, mas nunca o Reino em si.
O Reino Cria a Igreja. O domínio de Deus, conforme apresentado nas palavras e ações de Jesus confrontou homens e mulheres a responderem e submeterem-se a este domínio, forjando um novo relacionamento com Ele, na posição de Rei. (Marcos 3:31 a 35). Quando o poderoso domínio de Deus enche um indivíduo, ele se torna parte do corpo de Cristo, a Igreja.
A missão da Igreja é Testemunhar o Reino. A missão da igreja é dar testemunho do Reino de Deus. A igreja não pode contruir o Reino ou se tornar o Reino. A igreja é o vaso através do qual os poderosos atos redentores de Jesus tomam forma. Isto é ilustrado na comissão de Jesus aos doze (Mateus 10) e aos setenta (Lucas 10). A proclamacao dos apóstolos no livro de Atos reenforca esta idéia.

A Igreja deve testemunhar a todo o mundo sobre o Reino. Os setenta discípulos que Jesus enviou era algo simbólico. A tradição judaica acreditava que havia setenta nações no mundo e que a Torah Judaica foi dada no inicio em setenta línguas diferentes. O envio de setenta missionários parece ser uma afirmação implícita de que a mensagem de Jesus deveria ser ouvida não somente em Israel, mas em todo o mundo. (Ladd, 1993. 112).

A rejeicao da oferta de Deus, do Reino por Israel tornou-se irreversível. Jesus anunciou de forma soberana que Israel não seria mais um povo sob o domínio de Deus. O seu lugar seria tomado por outros que provassem ser confiáveis (Marcos 12:1 a 9; Mateus 21:43 – A inclusão dos Gentios).

Já que a Igreja é a portadora da vida e comunhão do Reino, então um de seus maiores propósitos deve ser demonstrar a vida e poder do Futuro neste Século de Maldade. A Igreja vive em dois tempos, ao mesmo tempo. Nós somos o povo do futuro (por-vir) vivendo em um Século de Maldade. A Igreja deve oferecer um modelo que retrate a vida no futuro que será perfeitamente ordenado.

A igreja é um Canal através do qual o Reino age. A Igreja é o canal através do qual os atos do Reino de Deus acontecem (Mateus 10:8, Lucas 10:17). Isto torna o discipulado muito importante. A igreja normalmente tem falhado na formação de verdadeiros discípulos de Jesus. A Igreja tem a tendência de promover o caráter e a comunhão, a ponto de negligenciar importantes ministérios do Reino, como orar pelos enfermos e expulsar demônios. A proclamação do Reino deve ser uma combinação de palavras e ações.

Responsabilidade e autoridade.
Jesus deixou as chaves do Reino nas mãos de Pedro (Mateus 16:19). O pano de fundo para esta história vem de Isaias 22:22 onde Deus deu a Eliaquim as chaves da Casa de Davi comissionando-as ao seu cuidado. Administrar normalmente é entendido como conservar e proteger. Nós não podemos cometer o erro do terceiro servo na parábola de Jesus, encontrada em Mateus 25:13 a 40. Ele recebeu seu talento, e o enterrou para conserva-lo, e por isto mereceu a ira de seu mestre. Jesus redefiniu administrar acrescentando também investimento e risco neste conceito.

Segundo Jesus a igreja é construída sobre a base de seu Título de Messias. E o inferno não prevalecerá contra Ela. Para garantir que a igreja entenderia sua autoridade, Jesus disse, Dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares na terra terá sido ligado nos céus; e o que desligares na terra terá sido desligado nos céus.**
Soltar denota a libertação daqueles que estão sob o controle de Satanás. Amarrar significa impedir ou proibir Satanás de ferir a igreja. Amarrar e Soltar não significa automaticamente que Deus fará tudo o que a igreja falar. Amarrar e Soltar significa que a Igreja faz em sua época, o que o Pai já ratificou e determinou para o Futuro (por-vir). A igreja é atenta ao que Deus esta fazendo, amarrando o que Ele proibiu e soltando o que Ele liberou.

**Nota do Tradutor: O texto mencionado encontra-se em Mateus 16:19. Na Bíblia em inglês ao invés das palavras “ligares” e “desligares” existe as palavras “amarrar” e “soltar”.

Resumindo
O Reino de Deus é seu domínio e Reino. A igreja é a comunidade daqueles que tem experimentado o domínio de Deus e suas bênçãos. O Reino cria a Igreja, age na Igreja, e através dela demonstra o domínio de Deus ao mundo. O Reino não é a Igreja, nem a Igreja é o Reino.


O que fazer com tudo isto que aprendi?
É sempre importante aplicar o que você aprendeu. De uma pausa agora e peca ajuda ao Espírito Santo. Então medite em como transformar em prática, as seguintes perguntas.

- Quão bem você tem obedecido aquilo que crê?
- Como estas idéias cabem dentro da Teologia Dispensacionalista do passado, presente e futuro?
- Como você é parte do remanescente?
- Com que freqüência você intercala o uso das palavras Reino e Igreja? Que diferença faz este intercambio?
- Qual é sua responsabilidade como povo do Reino?
- De que maneiras você é uma testemunha do Reino de Deus?

Nenhum comentário: