Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Semana 4 - Batalha do reino:

Parte 1
Ataque e Contra-Ataque!



Observando a idéia geral!
Há uma guerra acontecendo! Todos os que vivem no planeta Terra estão em um campo de batalha. O inimigo não entende que foi derrotado. Deus plantou uma cruz na terra e anunciou que ele Domina. A guerra já foi decisivamente ganha! Mas ainda há algumas batalhas menores entre o Reino de Deus e o Reino de Satanás. Podemos ilustrar isto observando como ocorrem os ataques e contra-ataques em um confronto. Temos que entender que conforme atacamos as fortalezas de Satanás, suas forcas vão contra-atacar. A vida e ministério de Jesus nos dão um exemplo para a Igreja entender esta estratégia.

O Remanescente é a Igreja
Jesus escolheu seus doze discípulos (Marcos 3:13 a 15). Até este momento na narrativa de Marcos, ele já havia contado a historia da pregação e batismos de João (Marcos 1:1 a 8); O revestimento da presença do Espírito sobre Jesus (Marcos 1:9 a 11); A batalha entre Jesus e Satanás no deserto (Marcos 1:12 e 13); A proclamação de Jesus que o tempo do Reino havia chegado (Marcos 1:14 e 15). Nestes dois últimos eventos, o deserto e a proclamacao de Jesus, a linha de batalha foi estabelecida. Satanás atacou Jesus no deserto e a resposta foi a proclamação do Reino como um assalto contra os domínios de Satanás. Era o início da guerra.

Ataque: Jesus em Ação
A continuação da historia de Marcos revela a invasão do Reino de Deus contra este Século de Maldade. Jesus expulsou um demônio em Cafarnaum (Marcos 1:21 a 28); Curou a sogra de Pedro, falando contra a febre como se fosse uma forca maligna (1:29 a 31); Curou enfermos e expulsou muitos demônios (1:32 a 34); Foi pela Galiléia pregando nas Sinagogas e expulsando demônios (1:39); Curou um Leproso (1:40 a 45). Na conclusão do primeiro capítulo de Marcos, Jesus anunciou que o Reino havia chegado através de suas ações.

No segundo capítulo de Marcos, Jesus continua sua investida. Marcos relata dois ataques: A cura de um paralítico e a cura do homem com a mão ressequida. Marcos mostra como a comunidade religiosa respondeu a Jesus. Quando Jesus curou o paralítico, os escribas estão maravilhados dão glória a Deus (2:1 a 12). Mas na conclusão desta sessão a comunidade religiosa já estava demonstrando-se contrária e seus líderes se reuniram para decidirem como deveriam matar a Jesus (3:6). O resumo desta guerra é apresentado por Marcos em 3:7 a 12. Ele diz que muitos foram curados e muitos demônios expulsos. Os três primeiros capítulos de Marcos mostram Jesus contra atacando o inimigo, depois de ter sido atacado por Satanás no deserto.

Contra-Ataque: Satanás em Ação
Jesus começou a multiplicar seus esforços nesta guerra quando escolheu seus doze discípulos por um propósito especial (Marcos 3:13 a 15). Estes discípulos deveriam ter um relacionamento próximo de Jesus e também entrarem em combate ao seu lado (enviados a pregar e com autoridade para expulsarem demônios). Em sua casa e só, Jesus é atacado novamente pelo inimigo. O primeiro ataque veio de sua própria família, eles pensaram que Ele estava louco (V. 21). O segundo ataque veio dos líderes religiosos: Eles o acusaram de estar endemoninhado (v. 30 veja João 10:20). Estes ataques foram frontais, preparados para deter Jesus e sua investida contra o Reino de Satanás.

Ataque e Contra-Ataque nos Ensinos de Jesus
Jesus entendeu a habilidade de Satanás em contra atacar Em Lucas (11:24 a 26) ele ensinou que um poder demoníaco revidaria, quando disse a seus ouvintes que um demônio poderia ser expulso somente para retornar com sete piores para gerar uma resistência maior.

A habilidade e contra atacar do inimigo é mencionada no ensino de Jesus sobre a grandeza de João Batista (Mateus 11:11 a 15). João foi o primeiro a anunciar a chegada do Reino de Deus (Mateus 3:2). Sua proclamação foi uma declaração de guerra! Jesus afirma em Mateus 11:12, Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele. O Reino dos céus e o Reino de Deus são a mesma coisa (veja Lucas 16:16). Outra possível tradução seria: Desde os dias de João Batista até agora o Reino dos Céus tem sido tratado com violência, e os violentos estão tentando pilha-lo.

Este texto significa que desde o tempo de que João Batista proclamou que o Reino estava vindo, declarando assim guerra contra Satanás, até agora, quando Jesus estava ensinando, os filhos do Reino estavam sofrendo violência; Os violentos, as forcas demoníacas estavam resistindo o avanço do Reino que estava vindo das palavras e ações de Jesus, estavam saqueando membros do Reino. Em resumo, os violentos estavam tentando reconquistar o que haviam perdido: eles revidavam, eles contra atacavam (Kallas. O significado dos Evangelhos Sinópticos. 1961 73-74).

Dr. Goorge Ladd afirma que “Nós não encontramos (no Novo Testamento) a idéia de Satanás estar atacando o Reino de Deus ou concentrando o seu poder contra o Reino, propriamente dito. Ele pode somente ir contra os filhos do Reino.... Deus é o agressor e Satanás é quem esta na defensiva” (Ladd Uma teologia do Reino) 1974a. 160-166). Afirmando que Satanás não luta diretamente contra o Reino, (ele não pode subir aos céus e atacar Deus diretamente) isto não implica que Satanás no ataque o povo do Reino. Ele ataca sim, e bem, especialmente quando não conhecemos seus métodos. Dr. Ladd também afirma “O domínio de Deus abre seu caminho com grande força e os entusiastas compartilham esta visão, ...... Deus estava agindo de forma poderosa cumprindo seus planos; e isto tornou-se o poder dinâmico do Reino que tem invadido o mundo, o papel do homens é ragir a isto de forma radical.” Jesus utilizou uma linguagem violenta para demonstrar que a presença do Reino demanda uma reação radical. (Mateus 10:34; Marcos 9:43; Lucas 14:26; Ladd 1993. 69-70).

Satanás contra ataca quando o seu reino é atacado pelo Reino de Deus. Jesus ensinou isto através da parábola do semeador (Mateus 13:18-23; Marcos 14:19). Quando foi questionado sobre o significado desta parábola, ele respondeu que Satanás vem e tira a palavra (ele contra ataca o avanço do Reino). Na parábola do joio e do trigo (Mateus 13:24-30). Ele explica que o joio são os filhos de Satanás e que o inimigo que o semeou é o Diabo.
Conforme atacamos as fortalezas de Satanás com o domínio do Reino de Deus, podemos esperar que ele levante um contra ataque. Ele vai sempre tentar desfazer o mover de Jesus nas vidas. Paulo usa a metáfora de soldados em um exercito quando disse aos Efésios “Revesti-vos de toda a armadura de Deus.” Depois de vestir a armadura, Paulo exorta os crentes que se levantem e lutem (Efésios 6:10-18). Deus tem nos dado armas de ataque e defesa. Com elas podemos atacar e conter os contra ataques do reino de Satanás.

O que fazer com tudo isto que aprendi?
É sempre importante aplicar o que você aprendeu. De uma pausa agora e peca ajuda ao Espírito Santo. Então medite em como transformar em prática, as seguintes perguntas.

- Em que áreas de fortaleza o inimigo tem lhe atacado?
- Em que áreas o inimigo tem contra atacado?
- Como você faz parte do remanescente?
- Onde o diabo esta tentando ganhar de volta o que ele já havia perdido em sua vida?
- Como Satanás rouba a palavra do Reino em sua vida, sua família, seus negócios seu casamento, e sua vida na igreja?

Nenhum comentário: