Uma introdução a Teologia do Reino de Deus
Observando a Idéia geral.
Jesus estava centrado no Reino.
A teologia do Reino de Deus tem suas raízes no Antigo Testamento. Os profetas descreveram o Reino com um dia, quando homens e mulheres viveriam juntos em paz, quando os problemas sociais seriam resolvidos e todo o mal teria fim (Is 2:4, 11:6).
No Novo Testamento, mais especificamente no ministério de Jesus está o conceito do Reino de Deus. Os autores dos Evangelhos Sinópticos (Mateus, Marcos e Lucas) encheram seus livros com ensinos sobre o Reino. Eles freqüentemente resumiram o material como o livro de Marcos diz: “Depois de João ter sido preso, foi Jesus para a Galiléia, pregando o evangelho de Deus, dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho.”(Marcos 1:14,15). Este breve resumo do autor demonstra a idéia das palavras e açoës de Jesus.
Mateus também faz um resumo de forma parecida. Ele sucintamente apresenta o ministério de Jesus em 4:23 e 9:35, como sendo centralizado no Reino. O próprio Jesus também resumiu a mensagem do Reino quando ele deu instruções aos seus doze discípulos (Mat 10:5-15). O evangelho do Reino é o único evangelho que manda seus discípulos a pregarem. No texto que Lucas relata o envio dos setenta discípulos (Lc 10:1-12), Jesus usa esta mesma linguagem.
O termo Reino estava constantemente nos lábios de Jesus, e a idéia do Reino era central durante as proclamações de Jesus. Suas palavras vieram para nos ensinar como entrar no Reino (Mat 5:20, 7:21). Suas ações provavam que o Reino estava presente em seu ministério (Mat 12:28). Suas parábolas informaram sobre os ministérios do Reino (Mat 13:11). Suas orações mostraram aos seus discípulos o desejo de seu coração, que o Reino viesse à terra (Mat 6:10). Sua morte, ressurreição e assencao nos transformou em instrumentos do Reino (At 1:8). Em sua segunda vinda promete a consumacao do Reino para seus filhos (Mat 25:31, 34).
O que outros pensam sobre o Reino
Durante a historia, o Reino de Deus tem sido interpretado de muitas maneiras. Aqui estão alguns exemplos:
Por trás das câmeras.
C. H. Dodd defende que o Reino de Deus foi plenamente realizado no ministério de Jesus. O reino de Deus é um local terreno, onde há retidão, paz e alegria. Estes são os benefícios para aqueles que guiaram sua vida pela direção do Espírito. O Reino é uma realidade presente, esta idéia é baseada em passagens como: Mateus 12:28, Romanos 14:17 e Isaias 2:4.
Uma segunda forma através da qual o Reino é visto, o apresenta como um lugar de bênçãos futuras que vai acontecer com a Segunda Vinda, para o povo de Deus (IÇO 15:50, Mat 8:11, II Pe 1:11, Mat 25:34). Os seguidores de Jesus entram no Reino quando ele retornar. O Reino vindouro traria um fim ao velho comando da humanidade e começaria uma nova existência, com um comando celestial. Por isso o Reino é futuro e sobrenatural. Basicamente o proponente desta idéia era Albert Schweitzer.
Adolph Von Harnack sugeriu outra teoria. Para ele o Reino foi reduzido a um domínio subjetivo. É uma bencao interior e redentora (Rom 14:17). O Reino é expresso através do novo nascimento (Jo 3:3) e é um poder interior que penetra o espírito humano e o domina.
Ainda outra visão do Reino de Deus foi criada por Santo Agostinho. Ele cria que o Reino e a igreja eram a mesma coisa. Este ponto de vista ainda é comum como nosso próprio linguajar sugere. Nós falamos sobre trazer pessoas para o Reino, o que é um sinônimo de traze-los para a igreja. Ele cria que conforme a igreja cresceu, também cresceu o Reino. Conforme a igreja leva o evangelho ao mundo, o Reino cresce. Ainda há outras visões que enfatizam: O Reino de Deus deveria estar ligado a governos e nações do mundo (Apocalipse 11:15), que o Reino é um domínio no qual devemos entrar agora (Mat 21:31), o Reino é um domínio no qual devemos entrar amanhã (Mat 8:11), o Reino é ao mesmo tempo um presente de Deus dado para o futuro (Lucas 12:32), e um presente que deve ser recebido no presente (Marcos 10:15).
Mãos a obra na interpretação.
O que é o Reino?
Domínio
Reino é normalmente entendido como o local de domínio de um Rei. Um exemplo de nossos dias é o Reino Único que é constituído por várias nações: Grã Bretanha, Escócia, Irlanda, País de Gales etc... O povo que vive neste Reino está sujeito a um Rei ou Rainha que exerce autoridade sobre este povo.
Reino-Poder
Outra forma de analisarmos a idéia do Reino é achada em sua definição no dicionário: “O Reinado ou poder que o rei tem sobre seus súditos.” Esta definição é a mais próxima do significado primário das palavras usadas no Hebraico e Grego, do que o conceito de domínio. Em hebraico a palavra para Reino é malküt. A palavra usada em Grego é Basiléia.
Por trás das câmeras
O Reino no antigo Testamento
Dr. James Kallas sugere em seu livro: Jesus e o Poder de Satanás que Jesus jamais explicou o Reino porque as pessoas a quem ele estava falando entendiam ou ao menos pensavam que entendiam o seu significado (Kallas 1968 119) O Antigo Testamento apresenta o Reino no contexto de uma escatologia e expectativa Judaico-Messianica. Eles criam que Deus os livraria, isto era sua esperança para o futuro. Israel teve seu auge durante o reinado de Davi e Salomão. Daquele ponto em diante Israel entrou em declínio. Com a morte de Salomão o reino dividiu-se em dois Reinos, cada qual com seu próprio Rei e Governo. Esta divisão gerou um desejo entre os Judeus, que Deus restaurasse a eles as bênçãos do passado. Há duas formas, através das quais o Reino começou a ser entendido. A primeira chamada de o Conceito Davídico e a segunda , conhecida como o Conceito Apocalíptico do Reino de Deus.
O conceito Davídico do Reino.
A esperança de Israel era que Deus enviaria um rei como Davi. A ênfase de Israel era militar e geográfica. Israel queria o retorno de um Reino nacionalista. Os profetas do antigo testamento começaram a usar a expressão “o dia do Senhor”, esta idéia para eles trás dois significados, de restauração e julgamento. Israel cria que o “dia do Senhor” ,seria um tempo quando Israel seria plenamente restaurado (Amós 9:4, Isaías 11, Zacarias 8:4-8). As nações seriam julgadas (Amos 1). A mensagem de Amós cumpriu-se quando o Reino do Norte virtualmente deixou de existir após a invasao dos Assírios. Quando o Reino do Sul foi para o exílio, a esperança permaneceu, e reacendeu-se no Período da Restauração quando Zorobabel, um descendente de Davi tornou-se Rei. Esta esperança esta refletida no Salmo 126. A esperança Davídica de que um poder militar e político emergiriam novamente nos tempos de Zorobabel. Judá esperava que o descendente de Davi fosse aquele que os guiaria novamente a glória do Reinado de Davi. Ageu e Zacarias espelharam a expectativa que sondava Zorobabel. Mas quando seu reinado falhou, as esperanças se esvaneceram.
Mais uma vez durante a revolta dos Macabeus estas antigas aspirações nacionalistas se reavivaram. No entanto, não houve o surgimento de um rei Davídico, um ungido que trouxesse poder político e militar. Conforme você vai virando as paginas do Novo Testamento, ainda vemos um remanescente daqueles que criam iria restaurar um reino nacionalista a Israel (João 6:15, Atos 1:6)
Pensava-se que o Reino de Deus seria um reino deste mundo, que seria formado por Judeus. Não havia nada de espiritual ou futurista nesta idéia. O Reino era um sonho do nacionalismo Judaico. (Kallas 1968 119-121)
O conceito Apocalíptico do Reino
O segundo ponto de vista surgiu no Judaísmo aproximadamente no período Intertestamentário (404 AC – 6 AC). Durante este período surgiu uma nova forma de escrita, chamada Literatura Apocalíptica, então a expressao Reino de Deus popularizou-se. A esperança não havia desaparecido; apenas assumiu uma nova forma. Os profetas esperavam um reino nacionalista, enquanto que a esperança dos escritores apocalípticos era de um Reino Celestial que traria fim a este Século de Maldade. Um novo mundo entraria em cena trazendo o domínio de Deus. Este ponto de vista gerou o entendimento que Satanás domina este Século de Maldade. Quando Antíoco Epifanes desencadeou sua perseguição contra Israel (175 – 164 AC). Esta interpretação floresceu. Este horrível cataclisma do mal só poderia ser fruto de um conflito cósmico. O mal estava prevalecendo. O Bem estava sendo derrotado. Tudo o que era demoníaco e doente estava tomando o controle. Foi aí que a conciencia Judaica da presença de espíritos malignos começou a se desenvolver. Os livros do Período Intertestamentário nos abrem uma janela para entendermos o que o povo estava crendo nesta época. No livro de Enoque 54:3 – 6 Satanás é apresentado como o dominador de um reino do mal com muitos seguidores, os demônios. O livro do Jubileu 23:29 sugere uma era dourada quando o próprio Deus em seu Reino reverteria todo o mal de Satanás. O bem finalmente triunfaria, haveria cura, o poder das trevas sera derrotado.
O que fazer com tudo isso que aprendi?
É sempre importante aplicar o que você aprendeu. De uma pausa agora e peca ajuda ao Espírito Santo. Então medite em como transformar em prática, as seguintes perguntas.
- Como você resumiria o Ministério do Reino em sua vida?
- De que formas as palavras e ações de Jesus afetam sua vida?
- Como os conceitos de Domínio e Reino – Poder afetam a forma que você entendia o Reino de Deus?
- Como a idéia do nacionalismo Judaico se encaixa no corrente pensamento, que vê Israel como parte central do mover de Deus nos últimos dias?
Liberdade para falar de Cristo
Há 12 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário