Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Semana 11 - Poder Sobre as Doenças

Doenças: Uma Obra de Satanás?

Observando a Idéia Geral!

Um Ataque ao Reino de Satanás

Açoitando o Inimigo

A idéia das pessoas que viveram no primeiro século era que enfermidades eram uma obra de Satanás, uma arma de sua forca demoníaca. Enfermidades e doenças eram modos através dos quais Satanás regia o mundo. Quando o Jesus curou aqueles que estavam doentes, ele estava exatamente diminuindo a extenção do reino de Satanás. Quando curou, Jesus atacou não só aos demônios, mas atacou suas obras. Ele desfez seus danos. As palavras enfermidades e doenças nas passagens seguintes não comunicam a força do idioma original..
Pois curava a muitos, de modo que todos os que padeciam de qualquer enfermidade se arrojavam a ele para o tocar (Marcos 3:10).
E logo se lhe estancou a hemorragia, e sentiu no corpo estar curada do seu flagelo. (Marcos 5:29).
E ele lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai-te em paz e fica livre do teu mal (Marcos 5:34).
A palavra original é martix que é definida como um chicote ou um acoite. É a mesma palavra que é traduzida como açoitando em Atos 22.24 e Hebreus 11.36. aparentemente chicote traduz de forma mais próxima o significado destas passagens. A idéia é que aquela enfermidade pode ser vista como sendo uma chicoteada do inimigo.
Os chicotes e açoites infligidos pelo mau, eram doenças que a mente ocidental freqüentemente considera como ordinárias, tais como - febres, cânceres, e problemas de coração - Jesus considerou isto como resultado de opressão satânica. Satanás usa um chicote espiritual para infligir dor em seres humanos. Doença não é uma parte do plano de Deus para sua criação. Satanás rege o seu reino através do sofrimento, causando e agonia ao mundo. Jesus veio para tirar o chicote das costas daqueles que eram escravos de Satanás (Lucas 7.21).

A Mulher Corcunda: Lucas 13.10-17
A mentalidade do mundo médico é que aquela enfermidade sempre é causada por fatores físicos. Porém, Jesus a associou, direta, ou indiretamente com a perversidade de Satanás. Ele mostrou que aquela senhora esteve amarrada durante dezoito anos, e declarou que sua debilidade física era causada pelo poder de Satanás (Lucas 13.16). Alguém poderia dizer que a mentalidade do Dr. Lucas era diferente da mentalidade médica de hoje. (Esta não é uma discussão querendo dizer que a medicina antiga era melhor, somente que aquele doutor viu a enfermidade de uma perspectiva diferente.)
Nós que estamos vivendo sob a mentalidade Ocidental vemos doenças incapacitantes como sendo a vontade de Deus na vida de uma pessoa; ou que nós entenderemos melhor isto quando chegarmos ao céu. A teologia ocidental não abre espaço para intervenção satânica nas enfermidades. Não era assim com Jesus. Em muitas ocasiões ele olhou uma pessoa doente e chamou sua enfermidade de obra do diabo, não a vontade de Deus (Lucas 13.11-16). Esta passagem está carregada com um significado teológico profundo. A pessoa poderia notar que a mulher tinha um espírito de enfermidade. O doutor confirmou a idéia de que enfermidade pode ser infligida por uma força sobrenatural. Lucas comparou este espírito de enfermidade com Satanás, que era quem estava por trás de tudo.
Jesus atacou a forca demoníaca quando ele curou esta mulher doente (Lucas 13.13). Edward Langton acredita que demônios especiais vieram ser associados com formas particulares de doença ou enfermidades. Certas doenças foram separadas para serem causadas por demônios específicos (Essentials of Demoniology).

A Sogra de Pedro: Lucas 4.28-39
Jesus repreendeu a febre quando ele curou a sogra de Peter. Ele utilizou-se das mesmas palavras que usou contra o demônio em Lucas 13. Considerando que palavras são pistas para nossas interpretações, é minha conclusão que Jesus usou a mesma palavra contra a febre, que ele usou contra o demônio porque ele viu uma unidade letal entre a enfermidade e Satanás. Ele falou diretamente à febre e disse que parasse.

O Menino Endemoninhado: Mateus 17.14
Mateus ligou enfermidades e demônios em sua história do menino endemoninhado. Marcos só compartilhou que o menino era endemoninhado. Mateus acrescentou a informação que o menino tinha epilepsia. Jesus repreendeu o demônio atacando suas obras e o menino foi curado.

Você é Aquele que Esperávamos?
Quando o João Batista recebeu um relatório que Jesus estava curando as pessoas, ele enviou seus discípulos para que questionassem Jesus. Quando os discípulos acharam Jesus, eles perguntaram, você " É o que haveria de vir ou nós devemos esperar outro?" Jesus respondeu "curando muitos que tinham doenças, enfermidades, e espíritos malignos" (Lucas 7.18-21). Neste verso a palavra doença significa chicote ou açoite (veja acima). As pessoas deveriam notar que neste contexto a palavra é usada com doença e espíritos maus.
Depois, quando João estava na prisão, ele enviou uma palavra a Jesus pedindo garantia que Jesus realmente veio trazer o Reino. Jesus respondeu a João executando uma cura primeiro e mandando de volta seus discípulos com esta palavra, " Vão dizer a João o que vocês viram e ouviram" (João 7.22). Jesus resumiu seu ministério falando sobre o que tinha sido visto, suas obras, e o que tinha sido ouvido, suas palavras.
Ele falou para o João que os cegos recebem visão, os aleijados andam, os leprosos são limpos, os surdos ouvem, os mortos são levantados, e aos pobres é anunciado as boas novas. Que boas novas? O poder de Satanás estava sendo quebrado pelo ministério de Jesus. Como os pobres conhecem esta mensagem? Os cegos estavam sendo curados. Os mancos estavam caminhando. Os leprosos eram limpos. Os surdos podiam ouvir. Os mortos e voltavam à vida. O Reino/Domínio de Deus estava invadindo o reino de Satanás.

A Visão de Hoje!
Os ocidentais de hoje ainda têm dificuldade em crer que enfermidades podem ser uma obra de Satanás. Eles entendem que esta convicção é bastante medieval, supersticiosa, e totalmente inconcebível em uma era iluminada. O mundo antigo é visto como imaturo e adolescente por isto eles criam que enfermidades poderiam ser causadas por demônios. Para o ocidental aceitar enfermidades como algo demoníaco, é ter um ponto de vista primitivo, animista. A comunidade médica Ocidental está convencida que enfermidades são causadas por vírus e gérmenes, não por forças das trevas. Se por um lado, é certamente verdade que vírus e gérmenes causam enfermidades, é minha convicção de que eles não são a única causa. No ponto de vista Ocidental, a idéia que enfermidades podem ser diretamente uma obra de Satanás é ridicularizado, é desprezado, e é rejeitado.

Tome Duas Aspirinas e me Ligue Amanhã
O que é a primeira coisa nós fazemos quando temos uma enxaqueca ou febre? Nós oramos ou vamos para o armário de medicamento buscar duas aspirinas? Se é a segunda alternativa, isto diz que nós cremos que enfermidades têm origens físicas e não teológicas?
O ponto central desta discussão não é o desdém a tecnologia médica ou a prática médica dos doutores. Toda vez nós temos uma dor de dente, nós não deveríamos automaticamente clamar que Satanás está apunhalando nossos molares. Nós podemos reconhecer o valor dos medicamentos modernos, e ainda podemos ter uma convicção bíblica e prática de que Satanás pode ser a causa do sofrimento físico.
Nós ficamos tão profundos porque podemos isolar um vírus de mortal e dar a ele um nome grego ou latino? Um vírus que destrói as crianças, destrói nossas esperanças, e saqueia nossos amados? Há um elemento misterioso e maligno nas enfermidades. Quando o Jesus se deparou com isto, ele não ficou filosofando; ele não fez um estudo psicológico sobre o assunto; ele não teologizou sobre isto; e ele não explicou isto em termos médicos. Ele simplesmente curou as doenças. Oh, ser como Jesus!

Mãos a Obra na Interpretação
Sempre é importante aplicar o que você aprendeu. Pare neste momento e peça a ajuda ao Espírito Santo para meditar em e pôr em prática o seguinte.

- Faz quanto tempo que você levou uma chicoteada espiritual do inimigo? Você viu isto como uma agressão contra você? Por que ou por que não?
- Como você acredita que uma doença é causada?
- O que você acha do fato que seu ponto de vista ocidental pode te levar a ver doenças de uma maneira não-bíblica?
- Como seu ponto de vista faz que você veja, ou não, as doenças como uma arma do inimigo para te derrotar?
- De que modo você se identifica com João Batista em sua necessidade de saber se Jesus era realmente o enviado de Deus? Quando você pode ver as boas novas, ou você só pode falar as boas novas?
- De que modo você defenderia a convicção que Satanás pode estar na raiz de algumas doenças?
- O que você faz? Ora primeiro, então busca cuidados médicos, ou busca atenção médica e então ora? O que isto diz sobre sua teologia?

Nenhum comentário: