Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Paciência nos Conflitos

(leia Gênesis 15)

Conflito entre pessoas, famílias ou nações pode durar anos, até mesmo séculos. Mas a boa notícia da Bíblia é que todo conflito pode, com o tempo ser resolvido por meio da reconciliação ou pela justiça final que removerá o mal para sempre. O dia virá quando finalmente haverá paz. Isaías pôde ver esse dia chegando, por isso disse: “O lobo viverá com o cordeiro...” Então o mal já não mais existirá e nada mais será destruído (Isaías 11:6-9).
Deus deu a Abraão toda a terra do rio do Egito até o grande rio Eufrates. Mas Abraão teria que esperar. Por quê? Porque o pecado dos amorreus não havia, ainda, atingido seu auge. Os amorreus aqui provavelmente representam os cananeus cuja religião pagã incluía o sacrifício de crianças, idolatria, prostituição e bruxaria. Mas Deus não se apressou em julgá-los.
Ele esperou pacientemente, até que a maldade daquele povo passasse dos limites – mais de 400 anos. E, pior, durante muitos anos o povo escolhido de Deus, os herdeiros da terra prometida, sofreriam como escravos – enquanto o mal se espalhava!
Essa história mostra como Deus é paciente com pessoas e nações. Ele deu tempo, até mesmo séculos, antes de finalmente resolver os conflitos com eles.
Que espera longa e trabalhosa! Mas que grande vitória para o povo de Deus.

Oração:
Pai, sabemos que Tu estás no controle de todas as coisas. Tu trazes, no tempo certo, soluções para todos os conflitos. Que aguardemos com paciência o tempo que Tu irás se manifestar. Amém!

Nenhum comentário: