Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de junho de 2008

Lição 09 -Torne-se um discípulo do Senhor Jesus

O que é um discípulo ?

Um discípulo é em primeiro lugar um seguidor de algum mestre ou doutrinador, um imitador de algum ensino. No caso bíblico, discípulo é um seguidor e um imitador do Senhor Jesus, todo o nascido de novo deverá ter a consciência de que deve ser um discípulo do Senhor Jesus. Deverá ouvir as palavras de Jesus, deverá se relacionar com o Senhor Jesus a fim de aprender com Ele seus anseios e projetos para a sua vida. Fazendo assim, ou seja, lendo a palavra de Deus e orando, Jesus vai falar com você, falará em seu coração e te ensinará qual o melhor caminho a seguir.

“ E qualquer que não levar a sua cruz e não vier após mim, não pode ser meu discípulo. ”
( Lucas 14:27 )

“ Jesus dizia pois aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; ” ( João 8:31 )


Quem é um discípulo ?

Em primeiro lugar é aquele que tem o amor do Senhor Jesus em seu coração, aquele que aprendeu a amar ao Senhor Jesus e ao seu próximo, seguindo assim o maior exemplo de Jesus que foi o amor; o de amar a seu próximo como a ti mesmo. Em segundo lugar é o que observa os mandamentos de Jesus, que segue a palavra de Deus, tendo o cuidado de guardar a sua palavra em seu coração, não se desviando dela para nenhuma direção, seguindo crentes nas promessas e nos ensinos do seu Senhor.

“ Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vós amardes uns aos outros.”
( João 13:35 )


Um discípulo renuncia a si mesmo.

Um discípulo do Senhor Jesus não considera sua vida importante, não valoriza o próprio “EU”, deixando de ser uma pessoa egoísta, antes valoriza a seu próximo, mostrando assim muito amor pelo seu semelhante. Um discípulo ama ao Senhor de todo o seu coração, se entregando por completo ao Senhor, deixando Cristo viver por ele. Como o apóstolo Paulo dizia:

“ Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do filho de Deus, o qual me amou e se entregou a Si mesmo por mim.”
( Galatas 2:20 )

Veja que Paulo era um discípulo, ele dizia que sua vida havia acabado e que Cristo que estava dentro dele é quem possuía a primazia em sua vida. Com o decorrer dos dias, você poderá dizer como o apóstolo Paulo, basta que a cada dia você renuncie a si mesmo, tome a cruz de Cristo e siga-o.

“ E qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo.”
(Lucas 14:27)


Um discípulo não está ligado às coisas materiais.

Ao discípulo, pouco ou quase nada se importa com as coisas materiais, ele está preocupado com as coisas espirituais e luta para progredir espiritualmente, não se preocupando com os bens materiais, pois ele sabe que o Senhor cuidará das coisas materiais para ele.

“ Buscai em primeiro lugar o reino de Deus e sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” ( Mateus 6:33 )

“ Assim, pois, qualquer de vós, que não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo. ”
( Lucas 14:33 )


Um discípulo dá bons frutos.

Jesus certa vez afirmou:

“ Não pode uma árvore má dar bons frutos. ” ( Lucas 6:43 )

Amado: Um discípulo do Senhor é como uma árvore boa plantada no jardim do Senhor, uma árvore boa dá frutos, e estes frutos são o amor, a paciência, o carinho, o bom senso etc. Um discípulo não pode dar frutos maus. Deve orar ao Senhor para dar bons frutos e você pode começar a dar frutos bons, falando aos outros sobre o amor de Jesus em sua vida, apresentando a outra pessoa Jesus, o Senhor, para que mais alguém seja salvo como você através de um arrependimento e de uma mudança de vida.

“ Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos. ”
(João 15:8 )


Um discípulo reconhece o senhorio de Cristo.

Um discípulo reconhece o senhorio de Jesus e está disposto a colocar Jesus sobre todas as suas ambições pessoais, sobre todos os seus projetos de vida, deixando Cristo ser seu Senhor sem contestá-lo, sem negligenciar seus ensinos e sem se sobrepor a Ele jamais, Jesus é o Soberano!

“ Não é o discípulo mais do que o seu mestre, nem o servo mais do que o seu senhor. ”
( Mateus 10:24 )

Ser um seguidor de Jesus , amar a Jesus a ponto de dar a sua vida por Ele ; renunciar-se a si mesmo ; amar mais o espiritual do que o material ; dar bons frutos ; estar debaixo do senhorio de Cristo , eis a prova de um discípulo.




Parabéns!!!

Nenhum comentário: