Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de junho de 2008

Lição 6 - Satanás o tentador

Quem é satanás ?

Satanás era um anjo do céu, diz a Bíblia que ele ministrava louvores a Deus Altíssimo. Porém, satanás quis ser igual a Deus, queria ser louvado também, sendo assim ele se rebelou contra Deus com a terça parte dos anjos do céu e foram todos expulsos do céu e hoje são inimigos de Deus e de todos os que amam a Deus. Todos os praticantes do pecado são amigos do diabo.

“quem comete pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do Diabo".(I João 3:8)

“ Escondi a tua palavra no meu coração , para não pecar contra ti ” ( Salmos 119.11 )

Satanás é inimigo dos crentes.

A partir do momento em que você recebeu a Jesus Cristo como seu Salvador, você tornou-se participante de uma batalha espiritual, seu inimigo é o diabo, que fará tudo que puder para fazer de você um cristão desanimado, derrotado e cheio de dúvidas. Cuidado com suas ciladas ! Confie no Senhor para alcançar a vitória.

“ Vigiai e orai , para que não entreis em tentação: na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca. ” ( Mateus 26:41 )


Satanás vai tentar desanimá-lo.

Satanás é capaz de usar a zombaria, a perseguição, o desânimo e a tentação contra você. Tentará fazer você até mesmo duvidar da sua salvação. Ele luta sempre contra os cristãos e tenta afastá-los de Deus. Ele concentra toda a sua força de ataque contra os novos crentes, e não quer que você cresça espiritualmente, nem que você aprenda a andar com Deus. Por isso saiba que, se você por ventura tiver alguma queda enquanto estiver aprendendo a andar, levante-se imediatamente, peça perdão e continue a sua caminhada na vida cristã.

“ Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar. ” ( I Pedro 5:8 )

“ Sujeitai-vos pois a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. ” ( Tiago 4:7 )

Satanás usa até seus familiares para tentar desviá-lo.

Não fique zangado ou surpreso se seus familiares ou amigos zombarem de você por haver se convertido a Jesus Cristo. Mesmo que o persigam, é um privilégio e honra sofrer por amor daquele que deu sua vida na cruz por nós, devemos seguí-lo apesar das dificuldades, expressando assim nosso amor por Jesus e pela causa cristã. O Senhor Jesus prometeu premiar aqueles que sofrem por amor dEle.


“ Bem aventurados os que sofrem perseguições por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; bem aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós. ” ( Mateus 5: 10-12 )

Satanás vai tentar acusá-lo.

Não fique desanimado se encontrar dificuldades no exercício da vida cristã. Ao nascer de novo, nós nos tornamos filhos de Deus; porém ainda temos que aprender a andar e às vezes cometemos algum pecado. Quando isso acontecer o diabo vai acusá-lo e vai tentar dizer a sua mente: Veja só o que você fez! “ Você não é filho de Deus, pois se fosse não teria agido assim. ” Você por ainda ser um bebê na fé, muitas vezes ficará confuso. Não! Não fique confuso! Você pode ser vencedor! Em Cristo Jesus você já é vencedor! Quanto mais você tiver certeza da sua salvação, mais gozo, mais alegria sentirá, e quanto mais vai querer contar aos outros a sua experiência com Jesus Cristo.

“ Revesti-vos de toda armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.” ( Efésios 6:11 )




--------------------------------------------------------------------------------


Questionário
Lição nº 06:
I - Complete:

Sujeitai-vos, portanto , a ; mas resisti ao e ele fugirá de vós.


II - Escreva aqui o versículo que mais lhe tocou.

Livro. I João I Pedro Efésios Mateus Salmos Tiago

Capítulo/Versículo: 3:84:7 5:8 5: 10-12 6:11

III - Responda (V) para verdadeiro ou (F) para falso.

Os verdadeiros crentes são felizes. V F

Satanás é amigo dos crentes. V F

Satanás é inimigo de Deus. V F

Satanás tenta animar os crentes. V F

Satanás usa nossos familiares contra nós. V F

Se eu cair posso levantar-me. V F

É um privilégio sofrer por Jesus. V F

Ainda não somos vencedores. V F

Nenhum comentário: