Pesquisar este blog

domingo, 3 de agosto de 2008

Estamos prontos para Amar o nosso próximo ?




Em I João fala-se muito sobre amar uns aos outros...me parece ter sido uma tarefa difícil, este negócio de amar é algo que deve vir de Deus mesmo, por isso se O amarmos, consequentemente amamos nossos irmãos, tá parece óbvio, mas na prática não é assim, mas será que estamos prontos a amá-los como a nós mesmo, mesmo depois que seus defeitos começam a aparecer ? Estamos prontos a aceitar o próximo com os seus piores defeitos ? Fácil é julgar que o irmão está errado, ou é um errado... difícil é você querer estender a mão para ele e dizer "você está errado, mas eu quero te ajudar" , e aguentar que ele se contrarie com vc, mas mesmo assim vc não sairá do lado dele. Fácil é : Você simplesmente se afastar dele, assim você não se compromete. Precisamos muito um dos outros.

Precisamos ser como os porcos espinhos, aprenda com eles

------------------------------

"Ninguém tem maior amor do que este, de alguém dar a sua vida pelos seus amigos." Jo 15:13

Sábios porcos espinhos

Durante a era glacial, muitos animais morriam por causa do frio. Os porcos-espinhos, percebendo esta situação, resolveram se juntar em grupos, assim se agasalhavam e se protegiam mutuamente. Mas os espinhos de cada um feriam os companheiros mais próximos, justamente os que forneciam calor. E, por isso, tornavam a se afastar uns dos outros. Voltaram a morrer congelados e precisavam fazer uma escolha:Desapareceriam da face da Terra ou aceitavam os espinhos do semelhante. Com sabedoria, decidiram voltar e ficar juntos. Aprenderam assim a conviver com as pequenas feridas que uma relação muito próxima poderia causar, já que o mais importante era o calor do outro.
Sobreviveram.


--------------------------------------------------------------------------------

O melhor relacionamento não é aquele que une pessoas perfeitas, mas aquele onde cada um aceita os defeitos do outro e consegue perdão pelos próprios defeitos.

--------------------------------------------------------------------------------




Deus diz Sim, Não ou Espere

Sabe quando você diz “eu enteguei nas mãos de Deus”, mas na verdade você não fez isso, você não entregou nas mãos de Deus, você mesmo começou a agir sozinho, afinal, você tem orado e Ele não te ouve! Ou será que você não ouve a resposta que gostaria de ouvir, e sai fazendo apressado na frente de Deus?Pare e pense neste versículo ? “ Cerca da hora nona, bradou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactani; isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?” Mat 27:46Uma oração não respondida ... O que aconteceria com você e comigo se Deus ouvisse essa oração ?Quando Deus te disser: Espere... espere, Ele estará tomando as providências para você.

“Pois eu bem sei os planos que estou projetando para vós, diz o Senhor; planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança.” Jer 29:11




--------------------------------------------------------------------------------



Ouvindo e Obedecendo a voz de Deus

Semana passada escrevi uma peça a pedido da líder da União Feminina da nossa igreja, o tema que foi me dado foi “Ouvindo a Voz de Deus”, pensei comigo “que responsabilidade!” “Por onde começar ?”, logo me lembrei do meu Inspirador, o Espírito Santo... Ele me fez lembrar de uma ilustração que ouvi há algum tempo, falava sobre uma senhora que na sua velhice lhe bateu a porta um homem o qual apontou em sua vida o quanto ela tinha deixado de fazer a obra de Deus, por causa do seu casamento, seu marido, seus filhos, seus netos, enfim, sempre havia algum empecilho e a vida passou, e ela não ouviu a voz de Deus...

Esta peça nos traz à uma reflexão, independente de nossa idade, o importante é começar !Quantas vezes nós mesmo somos as barreiras do nosso próprio caminho: “Não sei fazer”, “Não consigo”, “Não posso fazer”, “Estou sem tempo”, “Depois que eu terminar isto, eu vou “... e tantas outras desculpas, sim, isto para Deus é desculpas ... e quando você acordar, se acordar, poderá ser tarde demais, ouça a voz de Deus, a vida é passageira, não espere pelo amanhã, pelo depois, Deus não é um Deus que se brinca.Esteja prontamente a ouvir a voz de Deus, e a obedecer também.“Senhor, eis-nos aqui“

Daniela Leon Vieira


--------------------------------------------------------------------------------



Pessoas nos Surpreendem

Esta semana eu tive uma experiência não muito agradável, uma grande amiga me deixou profundamente triste... pessoas nos surpreendem... Mas nestas situações temos duas alternativas: liberar perdão ou reter a mágoa ? Até ontem, eu estava optando por reter a mágoa, isto só estava me esmigalhando por dentro. Conversando com o meu marido, a partir de hoje optei por liberar o perdão... A sensação que nos dá de imediato é que o problema deixa de ser nosso e passa a ser de Deus, é como se Ele tirasse com a Sua própria mão a machucadura de dentro de nós ... como me sinto leve ! “Direi do Senhor: Ele é o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio.” Salmos 91:2



1) Quem não compreende o perdão que Deus concede, nunca aprenderá a perdoar.

A parábola nos conta sobre um homem que fora perdoado de uma dívida impagável, mas não conseguiu perdoar uma dívida insignificante. Quando lemos o texto somos tomados de um sentimento de insatisfação em relação à atitude deste “credor incompassível”. ‘Como alguém que sendo perdoado de uma dívida de 2 milhões de dólares pode ser tão mesquinho e mandar para cadeia alguém que lhe deve tão somente 100 reais?”.
Ao lermos a parábola perceberemos que este homem foi perdoado, mas ele não entendeu o perdão. No momento que ele chega diante do rei não pede misericórdia, e, sim, justiça. Ele diz: “Tenha paciência comigo e te pagarei tudo”. Quem acha que seus méritos podem comprar o perdão de Deus sempre exigirá que outros comprem também o seu perdão. Não há lugar para misericórdia quando não nos reconhecemos incapazes de saldar a dívida. Quem não compreende que o perdão de Deus é fruto de sua misericórdia, e não pela retidão dos meus atos, nunca irá perdoar aos outros de forma genuína.

2) O que de graça recebemos, de graça devemos dar!

A chave para o verdadeiro perdão é deixar de focalizar o que outros nos fizeram, e começar então a olhar para aquilo que Deus fez e faz por nós.Diante da atitude do “credor incompassível” em não perdoar a pequena divida de seu conservo, o rei, que o havia perdoado da dívida impagável, disse: “Servo malvado, perdoei-te aquela dívida toda porque me suplicaste; não devias tu, igualmente, compadecer-te do teu conservo, como também eu me compadeci de ti?” (Mt. 18.32-33).O perdão que gratuitamente recebemos de Deus, gratuitamente somos desafiados a liberar aos outros.Somos vítimas de amigos que quebram suas promessas, de patrões que não mantêm suas decisões, somos enganados pelas palavras doces, mas que escondem o veneno amargo do egoísmo, somos rejeitados, maltratados... Antes, contudo, de irmos à desforra precisamos ser honestos e reconhecer que também falhamos com as outras pessoas; e não somente isto: falhamos com Deus! E como o Senhor nos trata? “Se confessarmos nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”. (1João 1.9)

3. Quem não libera o perdão torna-se vítima do próprio ódioA parábola termina com o veredicto do rei em relação à atitude do “credor incompassível”: “E, indignando-se, o seu senhor o entregou aos torturadores, até que lhe pagasse toda a dívida”.

A maior tortura que aquele que não libera perdão pode sofrer é torna-se vítima do próprio ódio. Aquele que retem o ódio ao invés de liberar perdão acaba tornando-se prisioneiro da raiva, da culpa, da vingança e melancolia. “Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe?”.“Depende, Pedro! Se você quiser usar a lei, pela lei você também será julgado. Mas se você usar da graça que Deus lhe concede, pela graça é que será julgado. A decisão de perdoar é sua, Pedro. Você pode reter o ódio, esperando justiça, ou liberar gratuitamente o perdão, por entender que foi pela graça que você foi perdoado pelo Pai. Mas se lembre Pedro: como você lida com os outros, retendo o ódio ou liberando perdão, é que vai manifestar como você compreende sua relação com Deus e como você espera que Deus trate suas próprias falhas”.

Que Deus nos abençoe e nos ensine a liberar o perdão que gratuitamente recebemos de Deus!

-------------------------------------------------------------------------------------

Apesar de Tudo

Na semana passada fui à casa do meu professor da EBD, ele fez uma reflexão em cima da frase "Apesar de Tudo" .... bateu muito com o que eu penso a respeito de trabalhar na obra do Senhor acima das circunstâncias que a vida nos trás... Temos muitas vezes o hábito de sorrir apenas qdo alguém sorri para nós, louvor só é conveniente se eu estiver bem, trabalhar na Obra de Deus apenas se as coisas estiverem ao meu favor.... porque se não tiverem, eu não sigo em frente, e porque eu deveria seguir em frente em algo que não está ao meu favor ? É como remar contra à maré...! Engano de quem pensa assim ...

“Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obras e em verdade.” I Jo 3:18

Apesar de tudo e acima das circunstância, eu entoarei louvores ao meu Deus, dedicarei a cada minuto da minha vida ao meu Deus, não me desanimarei e servirei ao meu Deus 100%. Por que o nosso Deus não é um Deus que aceita o nosso 99% isso é como servir 0,1%... Ele é digno do nosso 100% apesar de tudo e acima de todas as circunstância...

Daniela Leon Vieira


--------------------------------------------------------------------------------



Pedro errou, e você ?

Ser cristão de banco é fácil, ir na igreja nos fim de semana é muito fácil, ser cristão onde todos são cristãos é fácil... neste fim de semana tive uma aula na escola dominical onde tratamos sobre o julgamento de Cristo... quem matou Jesus ? Pudemos acompanhar a lição com as cenas do filme A Paixão de Cristo.Podemos nos indignar com a atitude de Pedro no filme, faz com que vejamos o que aconteceu e ficamos até com raiva dele, mas peraí, quantas vezes nós mesmo negamos a Cristo no nosso dia-a-dia, quando alguém começa a falar de igreja, quando tiram sarro de você por você ser cristão, e você sente vergonha, isto é uma atitude igual a de Pedro.“Porque, quem se envergonhar de mim e das minhas palavras, dele se envergonhará o Filho do homem, quando vier na sua glória, e na do Pai e dos santos anjos.” Lc 9:26Ser cristão onde todos são cristão é fácil, luz onde já há luz, não faz diferença, quero ver você ser cristão no mundo, no meio da sujeira, onde o pecado está em sua volta, ser luz no meio de uma escuridão e aí sim fazer a diferença !

Você consegue ?

Daniela Leon Vieira


--------------------------------------------------------------------------------

Coisas, são apenas coisas ...

Teve uma época da minha vida que eu achei que ter cheque e cartão de crédito era tudo que eu precisava, quando eu consegui ainda faltava algo... Teve época que eu achei que poder comprar todas as roupas , sapatos e bolsas, era um desejo de consumo realizado, quando pude comprar, isso só me fez fútil Teve a época que pensei que ter um carro, aí sim eu não precisa mesmo de nada, quando comprei um carro, vi que ele era vazio por dentro... Teve a época que eu olhei para trás e vi apenas todas estas coisas, coisas materiais, e isto me deu um vazio enorme por dentro e me senti completamente só... Então teve o dia que tomei uma decisão de aceitar o meu Jesus, e então pude perceber que nada me fazia falta, achei a verdadeira felicidade e para complementar esta felicidade Ele me deu um homem que me ama, e que hoje sou casada com ele... As coisas ? Hoje, elas são apenas coisas... "Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas." Mat 6:33 Este é o meu testemunho real

Daniela Leon Vieira


--------------------------------------------------------------------------------





Eu Suja ?

Uma vez eu li que perdoar é um dom, baseados em várias histórias que conheço percebi que tenho esta facilidade, às vezes a falta de perdão se torna um entulho em nossas vidas (assim como o Pr Neemias falou em nosso 1º Retipaz "estes entulhos fazem a nossa fonte de água secar, porque ele - o entulho - não permite que transbordemos"). Muitas vezes perdoamos, e não entendemos, ficamos até revoltados com nós mesmos, mas vi que isto é a carne falando "olha que fulano(a) te fez?", mas o Espírito te fala " o Pai te perdoou. Devemos perdoar até 70X7 em um dia!!", por mais que fiquemos sem entender porque perdoamos aquelea que nos faz mal, é Deus agindo em nosso coração, e como vivemos melhor quando liberamos o perdão, puxa isso é uma dádiva que realmente são poucos que tem e que conseguem... Como saber se você perdoou ?? Quando estas coisas não incomodam seu coração, quando você pensa na pessoa, ou na situação que te machucou, e isso te dá paz ... aí sim, este é o verdadeiro perdão, mas se o seu coração esquenta e você sente algo estranho dentro de você te dando um desconforto, é porque o perdão não chegou ainda e é você quem está suja... Suja ? Como assim ? Esta ilustração, explicará melhor ...

A paz Daniela Leon Vieira

Luisinho entra em casa fulo da vida. Seu pai, que estava indo para o quintal para trabalhar na horta, ao ver aquilo chama o menino para uma conversa. Luís, que tem oito anos de idade, o acompanha, desconfiado. Antes que seu pai diga alguma coisa, o menino fala, irritado: - Pai, estou com muita raiva. O Juca não deveria ter feito aquilo comigo. Desejo tudo de ruim pra ele. Seu pai escuta calmamente o filho, que continua a reclamar: - O Juca me humilhou na frente dos meus amigos. Não aceito isso. Gostaria que ele ficasse muito doente, sem poder sair de casa. O pai escuta calado, enquanto caminha até um depósito onde guarda um saco cheio de carvão. Levou, então, o saco até o fundo do quintal. O menino o acompanhou, calado. Luís vê o saco ser aberto e, antes mesmo de fazer uma pergunta, o pai lhe propõe: - Filho, faz de conta que aquela camisa branquinha que está secando no varal é o seu amiguinho Juca e que cada pedaço de carvão é um mau pensamento seu, endereçado a ele. Quero que você jogue todo o carvão do saco na camisa, até o último pedaço. Depois eu volto para ver como ficou. O menino achou que essa seria uma brincadeira divertida e pôs mãos à obra. O varal com a camisa estava longe do menino e poucos pedaços acertavam o alvo. Mas o menino não desistiu enquanto não esvaziou o saco de carvão. Depois de uma hora, o menino terminou a tarefa. O pai, que espiava tudo de longe, se aproximou do menino e lhe perguntou: - Filho, como está se sentindo agora? - Estou cansado, mas estou alegre porque acertei muitos pedaços de carvão na camisa. O pai olha para o menino, que fica sem entender a razão daquela brincadeira, e carinhoso lhe fala: - Venha comigo até o meu quarto, quero lhe mostrar uma coisa. O filho acompanha o pai e, no quarto, é colocado na frente de um grande espelho. Que susto! O menino está tão sujo de carvão que mal pode enxergar os dentes. O pai, então lhe diz ternamente: - Filho, você viu que a camisa quase não se sujou? Mas olhe só o estado em que você ficou!!! O mal que desejamos aos outros é como o que lhe aconteceu. Por mais que possamos atrapalhar a vida de alguém com nossos pensamentos, a borra, os resíduos, a fuligem ficam sempre grudados em nós mesmos.




--------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: