Quem toma um cálice de vinho durante as refeições com o objetivo de evitar possíveis problemas no coração, mas tem como inconveniente os efeitos colaterais do álcool, pode substituir a bebida por suco de uva.
Uma tese de doutorado realizada na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo comprovou que o suco de uva tem o mesmo efeito vasodilatador do vinho, com a vantagem de não produzir os efeitos colaterais do álcool.
A tese é de autoria da cardiologista e médica do Instituto do Coração (Incor) da Faculdade de Medicina da USP, Silmara Regina Coimbra.
Segundo aponta a pesquisa de Coimbra, tanto o vinho tinto quanto o suco de uva provocam o mesmo efeito sobre o endotélio (camada que forra internamente os vasos sanguíneos), aumentando a sua dilatação. É nessa camada que se depositam as placas de gordura (ateroscleróticas), que comprometem a circulação e são capazes de provocar o infarto do miocárdio.
O estudo foi realizado no Incor com 31 pacientes com nível elevado de colesterol, sem outros fatores de risco.
Para pessoas que pretendem adotar o suco de uva em sua dieta com o objetivo de reduzir os riscos de problemas coronários, a pesquisadora recomenda a ingestão de um copo (150ml) no almoço e outro no jantar. O vinho é contra-indicado a pessoas com elevados níveis de pressão arterial e diabéticos.
Liberdade para falar de Cristo
Há 12 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário