Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Hidroginástica

Quatro milhões de pessoas. Este não é um número que possa ser ignorado. Ao todo, no mundo, quatro milhões de pessoas procuram os benefícios da hidroginástica, por ano. Mas por que a popularidade destes exercícios é tão grande e só tende a crescer? Vale lembrar que a vida começou na água. E não precisamos ir tão longe, chegando aos remotos tempos de estruturas unicelulares, não. Os seres humanos, antes de nascerem, encontram-se imersos em líquido. Para os especialistas, os exercícios aquáticos são mais divertidos, agradáveis, eficazes, estimulantes, cômodos e seguros.

Exercícios no solo trazem muitos benefícios, mas vêm acompanhados por dores, transpiração e uma sensação de exaustão. Na água, além de possibilitar o alcance dos mesmos benefícios, os efeitos colaterais são eliminados.

A hidroginástica permite uma redução no esforço. Uma pessoa que pesa oitenta quilos, por exemplo, na água, fará os exercícios como se não pesasse mais que oito quilos. Esta perda aparente de peso reduz, de forma efetiva, a tensão nas articulações. Por isso mesmo a hidroginástica é, para muitas pessoas, a atividade de condicionamento mais segura que existe.

Praticar hidroginástica regularmente melhora todos os cinco componentes do condicionamento físico:

aeróbico, melhorando o coração, os pulmões e o sistema circulatório;
força muscular, capacitando a segurar uma caixa mais pesada e empurrar um móvel;
resistência muscular, possibilitando repetir várias vezes atividades que requerem resistência;
flexibilidade, tornando as articulações capazes de se movimentarem dentro da normalidade;
composição corporal, ou seja, a proporção da gordura em relação à massa magra.
Cada um destes componentes desempenha um papel vital na saúde do organismo.
Deve-se procurar o condicionamento no maior número possível destes componentes.
Atenção

À medida que as pessoas envelhecem, tendem a crer que não são mais capazes de praticar exercícios. Não é verdade! Na verdade, muito da perda da capacidade aeróbica atribuída à idade é causada pela inatividade.

Determinadas necessidades particulares podem gerar alterações no programa. Problemas como artrite, osteoporose, fibromialgia, problemas no ombro, joelho ou quadril, dores na coluna, obesidade, diabetes, doenças coronarianas, hipertensão, acidente vascular cerebral, asma e outros problemas respiratórios e gastrintestinais requerem uma jornada própria de exercícios.

Apesar de todos os benefícios, nem todos estão aptos a praticar a hidroginástica. Frisamos, que antes de qualquer exercício físico, deve-se fazer uma consulta médica para avaliação e manter o acompanhamento constante.

Uma Piscina de Benefícios

A hidroginástica, uma ginástica em meio líquido. que se vale do empuxo da água para reduzir a ação da gravidade, é uma das poucas atividades indicadas para quem tem pouco ou nenhum condicionamento físico. Apesar disso, pessoas de todas as idades e níveis podem praticá-la, inclusive gestantes. Atletas em recuperação de uma lesão fazem hidroginástica para fortalecer a musculatura protegendo as articulações. Pela mesma razão, muitos idosos a procuram para aumentar a força muscular.

O exercício foi trazido para o Brasil no ano de 1980, por J. Cleber. Hoje ele defende a idéia de que o que é executado em muitos lugares em nada se parece com a metodologia que ele desenvolveu. Agora ele chama a terapia de Hywoa. Uma técnica inteiramente nova, onde se obtém um excelente condicionamento cardio-respiratório e muscular com o método J. Cleber de hidroginástica, associado a exercícios específicos de respiração da yoga e finalizando com técnicas de destencionamento do watsu. Todos os alunos que participaram dos trabalhos de pesquisa e aprimoramento da técnica afirmam que os benefícios transcendem o corpo, e a sensação de bem estar é ainda mais duradoura que do método anterior.

Palavra de Especialista

Segundo Ruth Sova, presidente do Aquatic Therapy and Rehabilitation Institute, ex-presidente da Aquatic Exercise Association e considerada a maior especialista mundial em condicionamento físico aquático, autora do livro Water Fitness After 40, a hidroginástica apresenta melhoras para diversos males, como a constipação, depressão, estresse, insônia, osteoporose, pressão alta e senilidade.

Nossos corpos são feitos para se movimentarem e serem usados; do contrário, deterioram-se. É por essa razão que vemos algumas pessoas de oitenta anos com tecidos corporais de trinta e outras de trinta anos com tecidos corporais de oitenta. Sorte nossa poder manter a idade biológica baixa por meio de algo tão simples, efetivo e prazeroso como a hidroginástica ? afirma Ruth.

Pode-se alcançar um grande êxito em suas metas de condicionamento e saúde através dos exercícios aquáticos. A água é boa, revigorante, rejuvenescedora e, principalmente, divertida. Dá ânimo ao cansaço e tranqüilidade à tensão. Não importa se o seu interesse é um treinamento suave ou desafiante, a água se adapta às suas necessidades. Aqueles que não encontram tempo para fazer exercícios, cedo ou tarde terão que encontrar tempo para a doença. Não perca tempo para ficar saudável!

Nenhum comentário: