1. DEIXE O PRATO COLORIDO. Folhas verdes, repolho roxo, pimentão amarelo, tomate bem maduro, arroz integral, feijão carioca, queijo branco... Quanto maior a combinação de cores, mais tipos de vitaminas e minerais você estará consumindo e maiores serão os benefícios para a sua saúde.
2. DÊ PREFERÊNCIA AOS INTEGRAIS. Abra espaço na sua cozinha para os alimentos in natura e integrais, pois contêm mais nutrientes e fibras, fundamentais para o bom funcionamento do intestino.
3. MATE A SEDE DAS SUAS CÉLULAS. Essencial para praticamente todos os processos do organismo, a água é um nutriente indispensável, além disso, é realmente isenta em calorias (água natural e não com sabor).
4. CARNE SIM, MAS NÃO EM DEMASIA. A carne é um alimento importante para o nosso corpo, contem vitaminas importantes para processos de absorção e é riquíssima em proteínas e ferro, mas deve ser consumida com moderação, pois dependendo do tipo tem alto índice de gordura saturada e calorias.
5. APOSTE NAS BOAS GORDURAS. Acrescente no seu cardápio alimentos ricos em gorduras saudáveis como as monoinsaturadas (azeite de oliva, óleo de canola) e nas ricas em ômega 3 (castanhas e peixes). Esse tipo de gordura ajuda a diminuir o colesterol ruim (LDL) e a aumentar o bom (HDL), prevenindo assim, os problemas cardiovasculares.
6. COLOQUE ORGÂNICOS NA SUA MESA. Dê preferência aos vegetais produzidos sem agrotóxicos e aves criadas sem hormônios. Essas substâncias podem causar inúmeros tipos de doenças a longo prazo, inclusive câncer. Já existem muitos locais que vendem alimentos orgânicos por preços muito mais justos, é só procurar.
7. CAPRICHE NAS ESCOLHAS. Monte seu prato com gosto, coloque alimentos apetitosos e saudáveis, procure receitas diferentes com baixo valor calórico, e se tiver algo que você estiver com muita vontade de comer, só coma se valer a pena.
8. MEXA-SE MAIS. Essa regra vale para qualquer tipo de pessoa, desde a que precisa perder peso até aquela que só quer ter uma vida mais saudável. Exercitar-se aumenta o gasto calórico e aumenta a disposição para seguir em frente. Não importa o que você fizer, desde que faça.
9. PREFIRA COMER EM CASA. Quando preparamos os alimentos sabemos que tipo de produto e a quantidade que estamos colocando nele, diferente de quando comemos fora de casa. Por isso, sempre que possível opte por realizar as refeições na sua mesa.
10. EQUILÍBRIO É A PALAVRA CHAVE. Não existe nada que seja proibido, existe sim a quantidade adequada para ser consumida. Independente do que for pode ser utilizada com moderação. É o caso do chocolate, você tem 2 opções de compra ou de consumo: a barra grande ou a barra pequena, as duas irão matar a sua vontade de comer chocolate, mas se você optar pela primeira opção estará consumindo uma quantidade muito maior de calorias e de gorduras, será que vale a pena?
Liberdade para falar de Cristo
Há 12 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário