Pesquisar este blog

domingo, 12 de outubro de 2008

SABOREIE SEU CAFÉ!!




Um grupo de ex-alunos, todos muito bem estabelecidos profissionalmente, se
reuniu para visitar um antigo professor da universidade. Em pouco tempo, a
conversa girava em torno de queixas de estreasse no trabalho e na vida como
um todo.

Ao oferecer café aos seus convidados, o professor foi à cozinha e retornou
com um grande bule e uma variedade de xícaras - de porcelana, plástico,
vidro, cristal; algumas simples, outras caras, outras requintadas; dizendo a
todos para se servirem. Quando todos os estudantes estavam de xícaras em
punho, o professor disse:

'Se vocês repararem, pegaram todas as xícaras bonitas e caras, e deixaram as
simples e baratas para trás. Uma vez que não é nada anormal que vocês
queiram o melhor para si, isto é a fonte dos seus problemas e estresse.
Vocês podem ter certeza de que a xícara em si não adiciona qualidade nenhuma
ao café. Na maioria das vezes, são apenas mais caras e, algumas vezes, até
ocultam o que estamos bebendo. O que todos vocês realmente queriam era o
café, não as xícaras, mas escolheram, conscientemente, as melhores
xícaras... e então ficaram todos de olho nas xícaras uns dos outros.

Agora pensem nisso:

'A Vida é o café, e os empregos, dinheiro e posição social são as xícaras.
Elas são apenas ferramentas para sustentar e conter a Vida... E o tipo de
xícara que temos não define, nem altera, a qualidade de Vida que vivemos. Às
vezes, ao concentrarmo-nos apenas na xícara, deixamos de saborear o
café que Deus nos deu.'

Deus côa o café, não as xícaras...

Saboreie seu café!!!!!


Impressionante como corremos atrás de dinheiro, fama, relacionamento estável e acabamos deixando de lado os pequenos detalhes da vida.
Não sabemos aproveitar o momento, ser feliz antes de mais nada. O resto é complemento!

A Cadeira






Havia um homem muito enfermo e um sacerdote foi chamado para orar por ele. Quando o sacerdote entrou no quarto, encontrou o pobre homem na cama com a cabeça apoiada num par de almofadas. Havia uma cadeira ao lado da cama, fato que levou o sacerdote a pensar que o homem estava aguardando a sua chegada.



- Suponho que estava me esperando?

- disse o sacerdote.

- Não, quem é você? - respondeu o homem enfermo.

- Sou o sacerdote que a sua filha chamou para orar por você; quando entrei e vi a cadeira vazia ao lado da sua cama, imaginei que você soubesse que eu viria visitá-lo.

- Ah sim, a cadeira! Entre e feche a porta que vou lhe explicar o motivo.



Então o homem enfermo lhe disse:

- Nunca contei para ninguém, mas passei quase toda a minha vida sem ter aprendido orar. Não sabia direito como se deve orar. E também nunca dei muita importância para a oração. Pensava que Deus estava muito distante de mim e por que se preocuparia comigo?



Assim sendo, há muito tempo abandonei por completo a idéia de falar com Deus.



Até que um amigo me disse:

- “José, orar é muito simples. Orar é conversar com Jesus, e isto eu sugiro que você nunca deixe de fazer! Você se senta numa cadeira e coloca outra cadeira vazia na sua frente, e em seguida, com muita fé, você imagina que Jesus está sentado ali, bem diante de você”.



Afinal Jesus mesmo disse:

- “Eu estarei sempre com vocês”.

- Portanto, você pode falar com Ele e escutá-Lo, da mesma maneira como está fazendo comigo agora.

E assim eu procedi e me adaptei a esta idéia. Desde então, tenho conversado com Jesus durante umas duas horas diárias. Tenho sempre muito cuidado para que a minha filha não me veja, pois me internaria num manicômio imediatamente.



O sacerdote sentiu uma grande emoção ao ouvir aquilo, e disse a José que era muito bom o que estava fazendo e que não deixasse nunca de fazê-lo. Em seguida orou com ele e foi embora.



Dois dias mais tarde, a filha de José comunicou ao sacerdote que seu pai havia falecido. O sacerdote então perguntou:

- Ele faleceu em paz?

Acredito que sim, pois quando eu estava me preparando para ir às compras, ele me chamou ao seu quarto e disse que me amava muito e me deu um beijo. Quando eu voltei, uma hora mais tarde, já o encontrei morto. Porém há algo de estranho em relação à sua morte, pois, aparentemente, antes de morrer, chegou perto da cadeira que estava ao lado da cama e encostou a cabeça nela. Foi assim que eu o encontrei. Porque será isto? – perguntou a filha.



O sacerdote, profundamente emocionado, enxugou as lágrimas e respondeu:

- Ele partiu nos braços do seu melhor amigo... Jesus!



Existem muitas pessoas que ainda não aprenderam orar. Mas, não se desanimem! Nunca é tarde demais para aprender. Se ainda não sabe como fazê-lo... Tranque no se quarto, ajoelhe-se ou mesmo de pé, ou por que não fazer como José? Coloque à sua frente uma cadeira e creia do fundo do coração que esteja falando com Jesus!



Mas seja sincero (a), pois Ele te conhece por dentro. "E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos". (Romanos 8:27). Conte a Ele todas as suas alegrias, tristezas, bênçãos, dores e também os pesares! Ora se podemos receber bênçãos de Deus, por que não também as tribulações e dificuldades?

A Bíblia diz que devemos orar pelos nossos irmãos em Cristo: "Irmãos, orai por nós". (I Tessalonicenses 5:25). Devemos, principalmente, todos os dias, pedir perdão pelos nossos pecados. "Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza". (Tiago 4:9).



Mas não devemos só contar a Jesus sobre aquilo que nos aflige, devemos agradecer a Deus em nome de Jesus por tudo quanto temos recebido. Se não temos um sapato novo, agradecemos pelo velho, pois com certeza existem aqueles que, sequer, têm um sapato surrado para agradecer, mas mesmo assim agradecem pelos chinelos que possuem. Se não temos feijão, agradecemos pelo arroz que ainda está na dispensa! E se perdermos o emprego? Agradecemos pela saúde que Deus nos dá para procurarmos outro! "Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco". (I Tessalonicenses 5:18).



E o que é mais importante, não podemos ficar buscando caminhos que nos parecem mais fáceis de seguir ou que não condizem com o que a Palavra de Deus nos ensina. "O cristão que está buscando uma vida fácil está no caminho errado". Jesus não nos prometeu uma vida abundante, fácil e farta, pelo contrário, prometeu-nos, sim, uma vida cheia de tribulações e dificuldades! "Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo". (João 16:33). Ele mesmo, Jesus, o que foi que possuiu quando habitou entre nós? Nada! Cristo é o dono do mundo, mas aqui na terra Ele nada teve, era tudo emprestado! Dormia na casa daqueles que se convertiam; "... e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa". (Lucas 19:5). Um dia aqui e outro ali; sequer tinha onde dormir "E disse-lhe Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu, ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça". (Lucas 9:58; Mateus 8:20).



Se você almeja ser um cristão que realmente agrada a Deus, olhe para Jesus! Tente imitá-Lo! Procure seguir seus passos e agir como Ele agia". "E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem". (Mateus 7:14).

sábado, 11 de outubro de 2008

ESCOLA DOMINICAL, A MAIOR ESCOLA DO MUNDO





A Escola Dominical é uma agência de ensino do Reino de Deus. Esta escola está presente em quase todos os países do mundo e possui milhões de alunos, que dominicalmente, se dedicam ao estudo das Sagradas Escrituras. Seus alunos procedem de todas as denominações protestantes, são oriundos de todos os extratos sociais e abrange todas as faixas etárias. Essa escola informa, transforma e treina pessoas para a realização da obra de Deus. Destacaremos três importantes características da Escola Dominical:

1. A Escola Dominical é uma escola que informa acerca das verdades eternas – O livro texto da Escola Dominical é a Palavra de Deus. As mesmas verdades que são ensinadas para as crianças são também transmitidas nas classes de adultos. Nessa escola pessoas incultas assentam-se na mesma classe com os
doutores. Nessa escola não há segregação de idade, raça ou grau de instrução. O que estudamos nessa escola não são os últimos inventos da ciência nem as lucubrações dos filósofos e pensadores, nem mesmo as últimas tendências da política, das artes ou da cultura, mas a verdade revelada de Deus. A Bíblia é um livro divinohumano. É inspirada por Deus e escrita por homens santos; ela é nascida no céu, amada na terra e perseguida pelo inferno. A Bíblia é o livro dos livros: O livro mais lido e o mais negligenciado; o livro mais amado e o mais odiado; o livro mais publicado, mais comentado e mais difundido de toda a história da literatura universal.

2. A Escola Dominical é uma escola que objetiva a transformação da vida mediante o ensino fiel das Escrituras – A transformação espiritual do homem e da mulher é uma obra exclusiva de Deus. Ainda que reuníssemos todos os nossos recursos não poderíamos sequer transformar uma vida. Mas, quando ensinamos a Palavra de Deus, no poder do Espírito Santo, essa mensagem bendita do evangelho transforma vidas e famílias inteiras. Os cativos são libertos, os perdidos são encontrados, os que vivem na região da sombra da morte encontram vida plena e abundante em Cristo Jesus. A Escola Dominical não é apenas uma agência de ensino, mas, também, um instrumento poderoso de evangelização. Por meio do ensino das Escrituras muitas pessoas têm vindo ao conhecimento salvador de Cristo e sido transformadas pelo poder do Espírito Santo. Temos visto muitos indivíduos sendo resgatados das trevas para a luz, da potestade de Satanás para Deus, deste mundo tenebroso para o glorioso reino de Cristo.

3. A Escola Dominical é um campo de treinamento dos santos para realizar a obra de Deus – A Escola Dominical não apenas informa e transforma, mas também, treina pessoas convertidas para o exercício do ministério. A igreja não é apenas o receptáculo da graça, mas um canal por meio do qual, as boas novas do evangelho devem chegar até aos confins da terra para alcançar cada criatura. O propósito de Deus é o evangelho todo, por toda a igreja, a cada criatura, em todo o mundo. O sacerdócio universal dos crentes abre largas avenidas de oportunidades para que cada membro da igreja seja uma testemunha viva da graça e um embaixador das boas novas de salvação aos perdidos. Devemos nos reunir dominicalmente, não apenas para nos abastecermos, mas também para nos equiparmos para fazer a obra de Deus. Somos um exército. Cada soldado deve estar na sua linha de combate. Há trabalho para todos. Os desafios são imensos, o campo é vasto, as portas estão abertas, os obreiros são poucos e a seara é grande. É tempo de repassarmos aos outros, o que temos recebido. É tempo de nos levantarmos, munidos de um profundo senso de urgência para fazermos a obra de Deus enquanto é dia, pois a noite vem quando ninguém pode trabalhar. Que Deus nos ajude a ter uma Escola Dominical viva, dinâmica e operosa, que informa, transforma e treina pessoas para fazer a obra de Deus!


Rev. Hernandes Dias Lopes

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Salvação de graça



Certa vez um peixeiro foi vender seus pescados numa vila de operários. Com um grande cesto na cabeça passou ele gritando:
-- Olha o peixe! Tenho enchovas, pescadas... Olha o peixeiro!...
Mas ninguém aparecia para comprar, nem mesmo para saber o preço. Cansado de tanto gritar e desapontado, se dispunha a retirar-se quando um senhor aproximou-se dele e contou que os operários daquela vila estavam em greve há quinze dias e estavam passando necessidade, sem poder fazer as suas compras.
- Mas, continuou o homem, eu vou comprar esses peixes todos e você vai distribuir de graça para essa pobre gente. E assim foi feito. O peixeiro saiu gritando pelas ruas da vila: - peixe de graça... É de graça... Quem quer peixe de graça. Olha o peixe, que é de graça!
Mas ninguém tomou a sério. Ninguém saía para receber de graça o peixe que lhe era oferecido. Algumas cabeças surgiam nas janelas, mas entravam de novo. Ninguém estava disposto a dar credito ao peixeiro...
Finalmente apareceu uma menina na porta de uma casa, que começou a olhar o peixeiro muito desconfiada.
- Menina, vá buscar uma vasilha e receba de graça o peixe que estou dando... Anda! Só depois que viram que a menina recebia uma boa porção de peixe, foi que outras pessoas se animaram e foram também receber a sua parte de peixe que, de graça, o peixeiro estava entregando.
O evangelho também é distribuído de graça. A mensagem salvadora de Jesus Cristo é oferecida gratuitamente aos pecadores, mas os pecadores acham barato de mais a salvação para receber assim de graça. Mas na verdade é assim. Jesus Cristo comprou para nós a salvação eterna. Ele clama: - vinde a mim, todos ao que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei! E ninguém atende ao seu chamado. O bondoso salvador reclama:
-- Eles não querem vir a mim para terem vida...
Já outrora o profeta Isaias anunciava: -- “Vinde às águas, ó vós que tendes sede, vinde às águas e os que tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai sem dinheiro e sem preço vinho e leite” Isaías 55:1.
Tudo fez Jesus para conquistar a confiança dos pobres pecadores, mas foi rejeitado. Pelo bem que distribuiu a todos, recebeu a cruz e o desprezo dos homens. Voluntariamente deu a sua vida em resgate pelos pecados, sem exigir nenhuma recompensa ou pagamento, e sua oferta tem sido sempre rejeitada por muitos.

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

ÁGUIAS




As águias são extremamente atentas ao que se passa ao seu redor, mesmo que esse "redor" seja mais distante que nossos olhos poderiam alncançar.

Assim precisam ser os nossos olhos, como das águias, atentos, vigilantes e perspicazes.

Mas há algo que eu quero lembrar: águias se alimentam de cobra.

Não apenas olhos de águias, mas apetite de águia para desmantelar com os planos do inimigo contra nossas vidas.

Estou pronta, Senhor.

Alista-me, por favor...

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

A pergunta mais crítica:- (Dia da Criança)



Todas as crianças já entraram?
Muitas vezes,quando a noite se aproxima, lembro-me
De uma velha casa no alto de um morro,
De um quintal grande e florido,
Onde as crianças brincavam à vontade.
E quando afinal a noite descia
Amortecendo aquele bulício alegre,
Mamãe corria os olhos por ali e perguntava:
“Todas as crianças já entraram?”

Já se passaram muitos e muitos anos desde então,
E a velha casa do alto do morro
Não mais ecoa com os passos infantis
E o quintal - que pena! Está tão silencioso!
Mas quando as sombras descem, ainda vejo tudo
E embora já se tenham passado muitos anos
Ainda escuto mamãe perguntar:
“Todas as crianças já entraram?”

Agora me pergunto se, quando vierem as sombras
Do último dia sobre a terra,
Quando nos despedirmos do mundo lá fora,
E todos, cansados de nossos brinquedos infantis,
Pisarmos na Outra Terra,
Onde mamãe já se encontra há muito tempo
Será que a ouviremos a indagar como antigamente:
“Todas as crianças já entraram?”

Irmãos,
face à realidade da criança, hoje, herdeira de sem número de más influências, maus hábitos, da incredulidade, de um consumismo desvairado crescendo tão antagônica aos céus, é preciso que alguém pergunte, religiosamente:
“Todas as crianças já entraram?”
--- no reino dos céus?

O Pecado




O pecado é um grande empecilho e o obstáculo à nossa felicidade; é a causa de todas as misérias do homem, tanto no presente quanto no porvir.
Removamos o pecado de nossa existência e nada nos afligirá, visto que a morte temporal, espiritual e eterna é o salário do pecado.
O pecado, e não o homem, é o objeto da ira de Deus. Quão terrível, portanto, deve ser a situação daquele que permanece no pecado, pois quem pode suportar e lutar contra a ira de Deus?
Nenhum pecado contra Deus pode ser considerado pequeno, visto que todo pecado é cometido contra o grande Deus do céu e da terra. Mas, se o pecador puder encontrar um Deus pequeno, será fácil encontrar pecados pequenos. O pecado transforma a graça de Deus em libertinagem. O pecado é o desafio à justiça de Deus; é o rapto da sua misericórdia; é o escárnio da sua paciência; é o menosprezo do seu poder; é o desdém do seu amor.
Acautele-se de não se entregar à libertinagem de cometer um pecado, pois este o levará a outro, até que, por costume, o pecado se torne natural.
Começar a pecar é o primeiro passo em direção a continuar pecando; e a continuação é a mãe do costume, que, por fim, se tornará em impudência.
A morte de Cristo nos proporcionou a melhor descoberta acerca de nós mesmos. Estávamos em tal condição que nada nos poderia ajudar, exceto a morte de Cristo e a nossa descoberta evidente da terrível natureza de nossos pecados. Se o pecado é algo tão terrível, que transpassou o coração do filho de Deus, como poderia um miserável pecador dar apoio ao pecado?
John Bunyan. (autor de “O peregrino”)