Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de abril de 2008

Aprender com os erros

É impossível vivermos satisfatoriamente.
Precisamos aprender a perder, a cair, e a errar.
Impossível ganhar sem saber perder.
Impossível andar sem saber cair.
Impossível acertar sem saber errar.
Impossível viver sem saber viver.
Se aprender a perder, a cair, a errar, ninguém mais o controlará.
Porque o máximo que poderá acontecer a você é cair, errar e perder.
E isto você já sabe.
Bem aventurado aquele que já consegue receber com a mesma naturalidade...
O ganho e a perda.
O acerto e o erro.
O triunfo e a queda.
Aprender com os erros;
Crescer com o sofrimento;
Fortalecer-se com o desafio;
Encorajar-se diante do medo;
Calar-se na hora certa;
Saber ouvir mesmo que lhe falem fora de hora;
Valorizar o que realmente tem valor.
São alguns dos aprendizados que só a escola da vida nos proporcionará.

SINDROME DO PÂNICO

O que é ?



A "Síndrome do Pânico" é um quadro clínico no qual ocorrem crises agudas de ansiedade sem que haja um estímulo disparador compatível com a intensidade das crises. O indivíduo vive uma variedade de experiências intensas, desprazeirosas e estranhas para ele sem que consiga identificar, a princípio, o que as desencadeou. Este quadro clínico teve sua incidência aumentada dramaticamente nos últimos dez anos. Este aumento pode ser atribuído a modificações sócio-culturais e a uma maior possibilidade diagnóstica nos tempos modernos.

A característica principal do quadro clínico da "Síndrome do Pânico" são crises de ansiedade agudas, as chamadas crises de pânico. Estas se caracterizam pela súbita, inesperada e freqüentemente avassaladora sensação de terror e apreensão, acompanhada de sintomas somáticos em muitos órgãos e sistemas, como falta de ar, palpitações e sensação de desfalecimento. Os sinais e sintomas de uma crise de pânico são semelhantes aos que ocorrem durante um esforço físico intenso ou numa situação de risco de vida.



Principais Sintomas da Crise de Pânico:



A crise de pânico vem rapidamente e com severa angústia. A sua duração média é de 20 a 30 minutos, podendo variar de minutos a horas, atingindo seu ápice em aproximadamente 10 minutos. A freqüência de ocorrência das crises é variada e estas são em geral totalmente debilitantes, sendo usualmente seguidas de fadiga, conseqüência do desgaste gerado pela mesma. Os Principais sintomas de uma crise de Pânico são:

Dor no peito
Sensação de engasgo

Palpitação
Tremores

Falta de ar
Rigidez

Ondas de frio ou calor
Palidez

Sudorese abundante e fria
Reflexos intensificados (hipervigilância)

Formigamento das mãos e pés
Sensação de morte ou loucura eminente

Tonteira, Vertigem, Instabilidade,

Fraqueza, Sensação de desmaio
Sensação de perda de controle, dificuldades no pensamento linear e lógico


Voltar ao início





De onde vem?



Distúrbios na capacidade homeostática do indivíduo geram, com o decorrer do tempo, uma fragilidade, a qual se faz sentir nos momentos em que a pessoa depara-se com sentimentos que exigem um esforço maior de adaptação. A partir da ocorrência da primeira crise o indivíduo passa a funcionar num círculo vicioso no qual o medo de ter crise precipita a própria crise.



A "Síndrome do Pânico" ocorre duas vezes mais em mulheres do que em homens, sendo sua maior incidência entre os 18 e 35 anos. É estatisticamente mais freqüente em indivíduos que tenham algum familiar que apresente o quadro. Observa-se uma freqüência acima da média de casos de prolapso da válvula mitral entre indivíduos que apresentam este distúrbio.



A ingestão de algumas drogas como cocaína, maconha, crack, ecstasy, podem aumentar a atividade e o medo, facilitando a eclosão de um quadro de "Síndrome do Pânico". As crises de pânico não tratadas podem evoluir para uma série de fobias, limitando a liberdade do indivíduo, podendo enclausurá-lo em sua própria casa durante décadas.



Voltar ao início







Como tratar ?



Tratamento Psicológico - O Psicólogo busca auxiliar o cliente no desenvolvimento de seu auto-suporte. Procura facilitar a pessoa a entrar mais em contato com suas sensações, por exemplo através do trabalho corporal (ex.: respiração). Visa proporcionar ao cliente a oportunidade de experimentar a possibilidade de correr riscos com seu próprio suporte, dentro do ambiente "seguro" proporcionado pelo espaço psicoterapêutico, solidificando sua autoconfiança.



Uso de Medicação - A medicação pode ser utilizada para aliviar o sofrimento geralmente dramático imposto pela "Síndrome do Pânico", porém não modifica os fatores geradores deste quadro. A especialidade médica responsável por este tipo de tratamento é a Psiquiatria. Usualmente se utiliza uma associação de antidepressivos e ansiolíticos. Existem também algumas pesquisas a cerca do uso de medicação similar a usada em casos de epilepsia.



OBSERVAÇÃO: Normalmente uma associação de tratamento psicoterápico e medicamentoso traz excelentes resultados.

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Adolescente

Cada vez mais, os adolescentes, usam constantemente o objecto cujo nome é "telemóvel".
Até durante as aulas para servirem de cábulas, para manterem conversa (através de sms's) com o colega da sala ao lado, etc.
Até que alguns chegam a ser apanhados pelos professores que depois informam os pais, apesar de muitas vezes não adiantar de nada.
E para além do problema no uso dos telemóveis nas salas de aula, também há o desperdício de dinheiro nos sms's (a maior parte dos adolescentes gasta o dinheiro todo num só dia) e as radiações que os telemóveis transmitem que não nos fazem nada bem, muito pelo contrário.
E esses são só alguns dos problemas na utilização do telemóvel, apesar de este ser um óptimo meio de comunicação é preciso saber aproveitá-lo bem e só quando é necessário.

Escrito por uma adolescente que tem a mania que é alguém.

Escrito por Animal Candy Sugar às 11:48 9 adolescentes
Segunda-feira, 17 de Dezembro de 2007
Maluquice a mais?


Às vezes dá-nos para estas coisas.
Eu não estou a falar dos adolescentes, mas sim das.
No geral, nós raparigas (não sei como é que os rapazes são), temos pancadas ao longo do dia. Pancadas que fazem com que muita gente se ria e até mesmo pancadas que nós por vezes sabemos que estamos a fazer, mas não nos preocupa nada.
Quando eu falo das nossas pancadas, estou a referir-me à maluquice que existe dentro de cada um de nós.
Acontece muitas vezes depois de termos tomado algumas bebidas ou mesmo alimentos... eu consegui tirar uma lista baseada nas causas que fazem com que as minhas amigas reagem de uma maneira diferente:

- Coca-cola;
- Ice-tea;
- Rebuçados de mentol;
- Fanta;
- Sumo de laranja natural;
- Bolinhas de chocolate.

Acho que não falta mais nada...
Acham normal reagir-mos assim a coisas insignificantes?
Ainda por mais, levar-nos a fazer coisas extremamente estúpidas e desnecessárias.
Eu não acho normal, apesar de ser muito engraçado... mas se é assim com estas coisas nem quero imaginar como é que será com as bebidas alcoólicas!


Ps- Não experimentem muitas vezes em casa, quer dizer, é melhor nem experimentarem.


Escrito por uma adolescente que tem a mania que é alguém.

Escrito por Animal Candy Sugar às 08:31 2 adolescentes
Domingo, 9 de Dezembro de 2007
Posso responder?

Não deixem os estudos para trás mesmo que as férias estejam à porta!
A escola é muito importante (infelizmente) e o 1º período é sempre decisivo nas nossas notas.
Portanto toca a fazer os trabalhinhos de casa e não deixem de estudar, pois em Janeiro já temos novamente aulas e depois vêm outra vez os testes.
Vá, apliquem-se.

Escrito por uma adolescente que tem a mania que é alguém.

Escrito por Animal Candy Sugar às 08:02 4 adolescentes
Quinta-feira, 15 de Novembro de 2007
Gravidez


A Gravidez é um assunto muito delicado e importante não só na adolescência como em tudo.

Na maior parte das vezes resulta do descuidado dos adolescentes ao fazerem sexo, e quando mais tarde se lembram que se esqueceram de pôr o preservativo ou de tomar a pílula, já um espermatozóide ganhou a "corrida" e atingiu em primeiro lugar o óvulo. E o resto acho que já sabem...
Para conseguirmos evitar esse acontecimento basta sermos mais cuidadosos e usar o preservativo, pílula, entre outros...
Estão há venda nas farmácias!


Escrito por uma adolescente irmã de um pré-adolescente.

Escrito por Animal Candy Sugar às 13:03 4 adolescentes
Quarta-feira, 31 de Outubro de 2007
Dieta & Desporto.


Por vezes as adolescentes necessitam de emagrecer e recorrem logo às dietas. Eu sinceramente nunca fui de fazer dietas, acho que isso é só um motivo para mudar a alimentação da pessoa em causa, baseando-a em verduras, peixe e fruta. Não é que as dietas não sejam "boas", mas porque não começam a praticar desporto em vez de fazerem dieta? Podiam sempre mudar um pouco a alimentação (tirando os doces!), e ao mesmo tempo praticavam desporto.
E há pessoas que ao seguirem o caminho da dieta, deixam de comer achando que ficam mais magras! Pois minhas amigas e meus amigos, a isso chama-se Anorexia.
A Anorexia é uma doença que pode levar à morte e as pessoas ao verem-se ao espelho (que já só têm pele e osso) continuam a achar-se gordas, e simplesmente não comem para não engordarem! Mas percebam isto... assim só dão cabo de vocês e do vosso corpo. Toda a gente precisa de se alimentar! Não em demasia e também não devemos exagerar nos doces, mas uma boa alimentação e equilibrada não faz mal a ninguém!

E em relação à Anorexia, deixem de ser patetas e toca a comer, a não ser que queiram virar esqueleto...

Escrito por uma adolescente irmã de um pré-adolescente.

Escrito por Animal Candy Sugar às 13:15 4 adolescentes
Domingo, 14 de Outubro de 2007
Cuidado!

A maior parte dos adolescentes são muito curiosos, e por isso experimentam de tudo um pouco para saberem o que gostam, o que não gostam, o que querem e o que não querem.
Sim, eu concordo que os adolescentes devam experimentar algumas coisas para saberem o que querem, mas isso não quer dizer que devemos fazer isso constantemente.
Hoje em dia vê-se muitos adolescentes a beberem, a fumarem, injectarem-se... tudo!
Somos curiosos e às vezes isso até é bom, mas também tem os seus lados maus.
As drogas por exemplo, são uma experiência terrível! Têm efeitos estranhos e por vezes levam-nos também a fazer coisas estranhas.
Eu estou a falar disto porque queria alertar todos os adolescentes que as drogas, as bebidas, as injecções, e tudo isso, só nos fazem mal! É como se tivessem a tirar-vos pelo menos uns 10 anos de vida!
Pensem nisso antes de fazerem qualquer disparate! E muito cuidado com o que tomam e com o que vos oferecem! Mesmo muito cuidado!...

Escrito por uma adolescente irmã de um pré-adolescente.

Escrito por Animal Candy Sugar às 03:30 2 adolescentes
Sábado, 6 de Outubro de 2007
Saudades de ser Criança.



Saudade de ser criança...

Saudade das pessoas que adoramos...

Saudade das pessoas que infelizmente já cá não estão...

Saudade de poder brincar o dia todo...

Saudade de não ter nada p'ra fazer...

Saudade de poder fazer de tudo sem depois levar castigo...

Saudade de passear em família...

Saudade de não ter horários...

Saudade da nossa infância!


É verdade...
Por vezes as pessoas têm saudades da sua infância e de voltar a ser criança. Os adultos (alguns) pensam muito nisso (principalmente os "velhos"), já os adolescentes não pensam tanto assim...

Mas eu sou uma dos que pensam e por isso sinto saudades disso tudo!

Só que infelizmente não existe uma máquina do tempo para fazer com que volta atrás e volte a ser criança...

Mas na verdade todos nós continuamos a ser crianças! Todos de nós continuamos com um pouco de criança cá dentro! E isso é importante e ao mesmo tempo maravilhoso.

Nunca percam esse bocadinho de criança que têm dentro de vocês!

Nunca...

Mamão

Maduro e ao natural, o mamão constitui um excelente alimento, pois é rico em sais minerais como Cálcio, Fósforo, Ferro, Sódio e Potássio, que participam na formação de ossos, dentes e sangue, evitam a fadiga mental, produzem energia e ajudam a manter o equilíbrio interno do organismo; vitamina A, que protege a pele e a vista; e vitamina C, que fortalece os ossos e gengivas.

Contém ainda Papaína, em maior quantidade no fruto verde, uma substância importante para o bom funcionamento do aparelho digestivo.

O mamão é eficaz contra a asma, diabete, tem propriedades laxativas, calmantes, além de ser purificador do sangue, sendo indicado a pessoas que possuem aparelho digestivo delicado ou irritado. Sua resina leitosa também é usada em calos e verrugas.

Esta fruta está boa para o consumo quando não apresentar rachaduras, buracos e picadas de insetos. Além disso, deve ter casca firme.

Quando ainda verde, deve ser embrulhado em jornal e guardado em lugar fresco e escuro, não devendo ser riscado com faca ou outro objeto, porque o líquido extraído contém substâncias nutritivas que ajudam a melhorar ainda mais seu sabor.

Pode ser classificado em mamão de polpa vermelha e de polpa amarela, ambos com o mesmo valor nutritivo. Verde ou maduro, com ou sem açúcar, servido ao natural ou combinado com outras frutas, o mamão é sempre muito bom.

O verde, pode substituir facilmente o chuchu e a abobrinha em refogados ou suflês e é muito indicado para o amaciamento de carnes duras (colocar fatias de mamão verde na água de cozimento ou esfregar uma fatia na carne antes de ser assada ou cozida).

O mamão maduro conserva-se em geladeira de 2 a 3 semanas e seu período de safra é de abril e julho.

Cem gramas de mamão maduro fornecem 32 calorias.

Pera

A pera é muito apreciada por suas propriedades nutritivas e pelo delicado sabor. Ideal para regimes, tem baixo valor calórico.

Contém quantidades razoáveis de vitaminas B1, B2 e Niacina, todas do Complexo B, que regulam o sistema nervoso e o aparelho digestivo, fortificando o músculo cardíaco. Elas são essenciais ao crescimento e evitam a queda dos cabelos e problemas de pele.

Contendo ainda vitaminas A e C, a pera é uma das frutas mais ricas em sais minerais incluindo Sódio, Potássio, Cálcio, Fósforo, Enxofre, Magnésio, Silício e Ferro. Eles contribuem na formação dos ossos, dentes e sangue, mantém o equilíbrio interno e o vigor do sistema nervoso.

Como contém muitas fibras, a pera é boa também contra a prisão de ventre, inflamação do intestino e bexiga.

A pera de boa qualidade apresenta casca firme (sem ser dura), sem cortes, rachaduras ou manchas pardas. Para que conserve o aroma e o sabor deve ser guardada em lugar fresco e seco, nunca na geladeira.

Excelente no preparo de sobremesas, tortas, compotas, cremes, geléias, sorvetes, a pera é também ótima para acompanhar queijos picantes e de sabor forte. Para não escurecer depois de cortada, deve ser respingada com limão.

Durante o mês de janeiro é encontrada a preços mais em conta. Mas existe pera importada de fevereiro a setembro.

Contém cerca de 56 calorias em 100 gramas.

Perda da audição e surdez

--------------------------------------------------------------------------------

A perda da audição é uma deterioração desta função. A surdez é uma perda auditiva profunda.

A perda da audição pode ser causada por um problema mecânico no canal auditivo ou no ouvido médio que obstrói a condução do som (perda condutiva de audição) ou por uma lesão no ouvido interno, no nervo auditivo ou nas vias do nervo auditivo no cérebro (perda neuro-sensorial da audição). Os dois tipos de perda da audição podem ser diferenciados comparando como uma pessoa ouve os sons conduzidos pelo ar e como os ouve conduzidos pelo ossos.

A perda auditiva neuro-sensorial denomina-se sensorial quando afecta o ouvido interno, e neural quando afecta o nervo auditivo ou as vias do nervo auditivo localizadas no cérebro. A perda auditiva sensorial pode ser hereditária, ser provocada por ruídos muito intensos (trauma acústico), por uma infecção viral do ouvido interno, por certos fármacos ou pela doença de Ménière. (Ver secção 19, capítulo 212) A perda auditiva neural pode ser causada por tumores cerebrais que também danificam os nervos circundantes e o tronco cerebral. Outras causas são as infecções, várias perturbações cerebrais e nervosas, como um acidente vascular cerebral, e algumas doenças hereditárias como a doença de Refsum. Na infância, o nervo auditivo pode ficar danificado pela parotidite, pela rubéola, pela meningite ou por uma infecção do ouvido interno. As vias do nervo auditivo no cérebro podem ser lesionadas pelas doenças desmielinizantes (doenças que destroem a bainha dos nervos).

Diagnóstico

Os testes auditivos com um diapasão podem ser feitos no consultório médico, mas a melhor forma de testar a audição é uma câmara insonorizada e com um audiometrista (especialista na perda da audição), utilizando um dispositivo electrónico que produz sons em tons e volumes específicos. A condução do som por via aérea nos adultos mede-se colocando um diapasão que esteja a vibrar perto do ouvido, com o fim de fazer o som viajar pelo ar até chegar ao ouvido. Uma perda de audição ou um limiar de audição subnormal (o menor som que possa ser ouvido) podem indicar a presença de um problema em qualquer parte do aparelho auditivo (o canal auditivo, o ouvido médio, o ouvido interno, o nervo auditivo ou os canais do nervo auditivo no cérebro).

Nos adultos, a audição por condução óssea mede-se encostando contra a cabeça a base de um diapasão que esteja a vibrar. A vibração propaga-se pelo crânio, incluindo o caracol ósseo do ouvido interno. O caracol contém células ciliadas que convertem as vibrações em impulsos nervosos, que se tranmitem pelo nervo auditivo. (Ver imagem da secção 19, capítulo 209) Este teste contorna o ouvido externo e o ouvido médio e avalia apenas o ouvido interno, o nervo auditivo e as vias do nervo auditivo no cérebro. Utilizam-se os diapasões com diversos tons (frequências) porque algumas pessoas podem ouvir sons a certas frequências, mas não a outras.

Se a audição por condução aérea estiver reduzida mas a audição por condução óssea for normal, a perda é condutiva. Se a audição por condução tanto aérea como óssea estiver reduzida, então a perda de audição é neuro-sensorial. Em certos casos, a perda de audição é tanto condutiva como neuro-sensorial.

A audiometria mede a perda de audição de forma precisa com um dispositivo electrónico (um audiómetro) que produz sons a frequências específicas (tons puros) e a volumes determinados. O limiar auditivo para uma variedade de tons é determinado pela redução do volume de cada tom até que a pessoa já não o possa ouvir. Sujeita-se um ouvido de cada vez a este teste. Para medir a audição por condução aérea utilizam-se capacetes, bem como um dispositivo vibratório aplicado contra o osso localizado por trás do ouvido (apófise mastóide) para medir a audição por condução óssea. Como os tons altos que se emitem ao pé de um ouvido também podem chegar ao outro, o teste de tons faz-se emitindo um som diferente, geralmente um ruído, ao pé do ouvido que não está a ser submetido ao teste. Desta forma, a pessoa ouve o tom do teste só no ouvido examinado.

O limiar de audiometria verbal mede em que tom têm de ser pronunciadas as palavras para serem compreendidas. A pessoa ouve uma série de palavras de duas sílabas acentuadas da mesma maneira (como clara, cama e casa) ditas em volumes específicos. O volume ao qual a pessoa pode repetir correctamente metade das palavras (limiar de repetição) é o que se regista.

A discriminação, a capacidade de ouvir as diferenças entre as palavras que soam de forma semelhante, testa-se pronunciando pares de palavras monossilábicas parecidas. O índice de discriminação (a percentagem de palavras repetidas correctamente) em geral encontra-se dentro de parâmetros normais quando a perda de audição é condutiva, é menor que o normal quando a perda de audição é sensorial e muito menor que o normal quando a perda de audição é neural.

A timpanometria, um tipo de audiometria, mede a impedância (resistência à pressão) do ouvido médio. Utiliza-se a fim de contribuir para determinar a causa da perda de audição condutiva. Este procedimento não requer a participação activa da pessoa examinada e normalmente utiliza-se nas crianças. Coloca-se no canal auditivo, de forma ajustada, um dispositivo que contém um microfone e uma fonte de som contínuo. O dispositivo detecta a quantidade de som que passa pelo ouvido médio e a quantidade que é reflectida à medida que se provocam alterações de pressão no canal auditivo. Os resultados deste teste indicam se o problema se deve a um bloqueio da trompa de Eustáquio (o tubo que liga o ouvido médio à parte posterior do nariz), à presença de líquido no ouvido médio ou a uma fractura na cadeia dos três ossículos que transmitem o som através do ouvido médio.

A timpanometria também detecta as alterações na contracção do músculo estapediano, que está ligado ao estribo, um dos três ossículos do ouvido médio. Este músculo, normalmente, contrai-se em resposta aos ruídos intensos (reflexo acústico), reduzindo a transmissão do som e protegendo assim o ouvido interno. O reflexo acústico altera-se ou reduz-se se a perda auditiva for neural. Quando o reflexo acústico diminui, o músculo estapediano não pode permanecer contraído durante uma exposição contínua a ruídos intensos.

A resposta auditiva do tronco cerebral é outro exame capaz de diferenciar entre a perda auditiva sensorial e neural. Mede os impulsos nervosos do cérebro que derivam da estimulação dos nervos auditivos. A amplificação, por computador, produz uma imagem do padrão de onda dos impulsos nervosos. Se a causa da perda auditiva parecer localizar-se no cérebro, pode-se fazer um exame de ressonância magnética (RM) à cabeça.

A electrococleografia mede a actividade do caracol e do nervo auditivo. Este exame e a resposta auditiva do tronco cerebral podem ser utilizados para medir a audição de quem não pode ou não quer responder voluntariamente ao som. Por exemplo, estes exames são utilizados para descobrir se os bebés e as crianças têm uma perda auditiva profunda ou, então, se uma pessoa está a fingir ou a exagerar a perda de audição (hipoacusia psicogénica). Por vezes, os exames podem ajudar a determinar a causa da perda auditiva neuro-sensorial. A resposta auditiva do tronco cerebral também pode ser utilizada para controlar certas funções cerebrais nas pessoas em estado de coma ou nas que são submetidas a uma cirurgia cerebral.

Alguns testes de audição podem detectar perturbações nas áreas de processamento auditivo do cérebro. Estes testes medem a capacidade de interpretar e de compreender a fala distorcida, de compreender uma mensagem apresentada a um ouvido quando outra mensagem está a chegar ao ouvido oposto, de ligar mensagens incompletas recebidas em ambos os ouvidos e formar uma mensagem coerente e de determinar de onde provém um som quando chegam sons a ambos os ouvidos ao mesmo tempo.

Como os canais nervosos de cada ouvido se cruzam para o outro lado do cérebro, uma anomalia num dos lados do cérebro afecta a audição no lado contrário. As lesões no tronco cerebral podem prejudicar a capacidade de ligar mensagens incompletas para formar uma mensagem coerente e determinar de onde provém o som.

Tratamento

O tratamento da perda auditiva depende da causa. Por exemplo, se a presença de líquido no ouvido médio ou de cera no canal auditivo está a causar perda de audição condutiva, o fluido é drenado ou então procede-se à eliminação da cera. No entanto, muitas vezes não há cura. Nestes casos, o tratamento consiste em compensar a perda auditiva na medida do possível. A maioria das pessoas usam um dispositivo de ajuda. Em situações excepcionais recorre-se ao transplante do caracol.

Classificação das Fibras Alimentares

Os nutricionistas classificam as fibras dietéticas de acordo com a sua capacidade para se dissolver em água. As pectinas, gomas, mucilagens, e algumas hemiceluloses dissolvem-se em água e por isso são denominadas de fibras solúveis.

A celulose, algumas hemiceluloses e a lignina não se dissolvem em água e por isso são consideradas fibras insolúveis.

Apenas os alimentos vegetais apresentam fibras dietéticas. Entre os alimentos ricos em fibras dietéticas incluem-se os cereais e sementes integrais tais como o arroz integral, a aveia, os legumes tais como o feijão, o grão, as ervilhas, as lentilhas, e de um modo geral as frutas. A aveia integral, os legumes, a fibra de soja, e algumas frutas são ricos em fibras solúveis, enquanto que o trigo integral, e a maior parte das sementes e cereais são ricos em fibras insolúveis.

As fibras solúveis da aveia demonstraram ter a capacidade de ajudar a baixar os níveis de colesterol e por isso têm sido adicionadas a algumas misturas de cereais para pequeno almoço e sumos.


Fibras na dieta:
um nutriente importante

A fibra é um elemento importante na composição da dieta por estar relacionada com o bom funcionamento intestinal. Mas, os seus benefícios não se resumem a isto e as fibras podem atuar na prevenção de várias doenças, como por exemplo a diabetes. De origem vegetal, a fibra não é absorvida pelo organismo e ela não contribue para o valor calórico dos alimentos ou refeições.

As fibras são divididas em dois tipos:

Fibras Solúveis:

A principal fibra solúvel é a pectina, encontrada em frutas (laranja, maçãs), vegetais (cenoura), nos farelos de aveia e nas leguminosas. Esse tipo de de fibra é classificada como solúvel por reter água formando uma estrutura em forma de gel. Este tipo de fibra ajuda na diminuição do nível de colesterol, prevenindo o aparecimento de doenças cardiovasculares.

As dietas ricas em fibras solúveis ajudam no combate à obesidade, já que induzem a uma menor ingestão de alimentos e calorias.

A fibra solúvel contribui ainda para uma diminuição na glicose sangüínea devido à uma redução na absorção dessa substância.

Fibras Insolúveis:

Encontradas em todos os alimentos vegetais, sua maior fonte são os grãos de cereais como milho, soja, grão de bico e nas frutas consumidas com a casca como a maçã, pera e ameixa.

As fibras insolúveis ajudam na prevenção de algumas doenças como a constipação e o câncer colorretal. Como a principal função desse tipo de fibra é velocidade do trânsito fecal, ela atua acelerando o movimento do bolo fecal através do intestino. Com isso, também diminui a exposição do cólon a agentes que provocam câncer, fazendo com que dietas ricas em fibras insolúveis atuem prevenindo o aparecimento de câncer nesse local.

Vale lembrar que para as fibras cumprirem o seu papel no organismo, é necessária a ingestão de bastante líquidos. Recomenda-se pelo menos 1,5 litros de água diariamente.

Por dia, uma pessoa deve ingerir entre 25 e 30 gramas de fibras. É importante uma dieta variada, que contenha farelos, aveia, frutas, verduras, legumes, grãos e pão integral nas refeições para alcançar esta quantidade.

domingo, 27 de abril de 2008

Labirintite

Labirintite é uma desordem do equilíbrio, geralmente seguinte a uma infecção no trato respiratório superior. Como o nome sugere, a labirintite é um processo inflamatório que afeta os labirintos, os quais abrigam o sistema vestibular no ouvido interno.

Índice [esconder]
1 Sintomas da labirintite
2 Causas da labirintite
3 Labirintite e ansiedade
4 Tratamento da labirintite



[editar] Sintomas da labirintite
Labirintite causa vertigem, desequilíbrio e algumas vezes movimentos involuntários dos olhos. É comum a perda de audição no ouvido infectado. Também são comuns náusea, ansiedade e sensação de mal estar devido aos sinais de equilíbrio distorcidos que o cérebro recebe do ouvido.


[editar] Causas da labirintite
A labirintite pode ser causada por um vírus, infecção por bactéria, lesão na cabeça, alergia ou reação a um determinado medicamento. Tanto a labirintite viral como bacteriana pode causar perda de audição permanente, embora isso seja raro.

Muitas vezes, a causa da labirintite é uma cinetose, caracterizada por perturbações do equilíbrio causadas por movimentação.


[editar] Labirintite e ansiedade
Ansiedade crônica é um efeito colateral comum da labirintite, o qual pode produzir tremores, palpitações do coração, ataques de pânico e depressão. Geralmente o ataque de pânico é um dos primeiros sintomas que ocorrem quando a labirintite começa.


[editar] Tratamento da labirintite
Advertência: A Wikipedia não é um consultório médico.

Se necessita de ajuda, por favor consulte um profissional de saúde.


A recuperação de labirintite aguda geralmente leva de 1 a 6 semanas, porém não é incomum que sintomas residuais (desequilíbrio e/ou tontura) permaneçam por muitos meses ou até anos.

É importante tratar qualquer desordem de ansiedade e/ou depressão tão logo possível para permitir ao cérebro compensar qualquer dano vestibular. Ansiedade aguda pode ser tratada a curto prazo com benzodiazepinos, como diazepam, porém o uso a longo prazo não é recomendado por causa da característica desses medicamentos de criar dependência.

Evidência sugere que Inibidores Seletivos de Recaptação da Serotonina podem ser mais eficientes no tratamento de labirintite. Eles agem aliviando os sintomas de ansiedade e podem estimular novos crescimentos neurais dentro do ouvido interno. Alguma evidência sugere que labirintite viral deve ser tratada o mais cedo possível com corticosteróides, e possivelmente medicação antiviral, para prevenir danos permanentes ao ouvido interno.

Alguns casos de labirintite podem ser confundidos com outras doenças de sintomas parecidos, como cinetose.

Terapia de reabilitação vestibular é uma forma de eliminar ou reduzir a tontura residual decorrente da labirintite. Ela funciona ao fazer com que o cérebro utilize mecanismos neurais já existentes.

[Esconder]v • d • e • h
Doenças do ouvido e da apófise mastóide (H60-H99)
Ouvido externo Otite externa
Ouvido médio e mastóide Otite média - Mastoidite (abscesso de Bezold) - Colesteatoma - Perfuração da membrana do tímpano
Ouvido interno Otosclerose - Transtorno do equilíbrio - Doença de Ménière - Vertigem posicional paroxística benigna - Neuronite vestibular - Vertigem - Labirintite - Fístula do labirinto
Perda de audição Perda de audição condutiva - Perda de audição neuro-sensorial - Presbiacusia
Outras Tinnitus - Hiperacusia
Ver também congênitas

sábado, 26 de abril de 2008

Insônia

Excesso de vigília, incapacidade de começar a dormir ou de manter o sono. A insônia não é considerada doença, mas conseqüência de algum problema ou enfermidade mais grave.





O que é?


Há dois tipos comuns de insônia: as situacionais, que atingem pessoas que passam por dificuldades ocasionais, como seqüestro ou assalto; ou que sofrem de doenças psicofisiológicas mais graves, como depressão ou ansiedade. Também atormenta profissionais com atividades em turnos alternados e pilotos de avião que trabalham em vôos internacionais. Eles não conseguem criar uma rotina para o sono.




O sono


O fato de uma pessoa dormir muito tempo - 14 ou 16 horas por dia - não quer dizer que ela tenha um sono de qualidade. Apesar de um indivíduo ter comportamento diferente de outro, há um certo padrão fisiológico de sono. Recém-nascidos dormem cerca de 20 horas por dia. Jovens e adultos se satisfazem com a média de oito horas diárias de sono. Já os idosos necessitam apenas de cinco ou seis horas para descansar.




Proibições e conselhos para manter a higiene do sono



Bebidas
Alguns optam por beber enquanto o sono não vem. Péssima idéia. Além de o álcool fazer mal à saúde, o sono pode demorar cada vez mais para chegar (ou ser de má qualidade) na medida em que o insone fica empolgado sob o efeito da bebida e esquece de dormir.




Televisão
Os médicos aconselham aos insones que retirem a televisão do quarto. Se estiver passando algum programa interessante, será difícil conseguir começar a dormir ou continuar o sono interrompido. Também não é aconselhável ter videocassete no quarto. Para alguns a televisão é hipnótica.




Leite
Não é crendice popular! Os médicos confirmam que um copo de leite antes de dormir é bastante salutar para incentivar o sono. Além de fazer bem para a saúde, o leite evita que a pessoa durma de estômago vazio, o que atrapalha o sono. De preferência, morno.




Livro
Os livros interessantes, que prendem a atenção do leitor, devem ficar longe da cama do insone. Ele pode se empolgar e só dormir quando terminar a leitura. Os médicos aconselham, no caso de o sono ser interrompido, que o insone leia apenas livros que considere ''sem graça''.




Cigarro
Assim como o consumo de bebida alcoólica, o cigarro também deve ser esquecido durante a noite, pelo menos enquanto a pessoa estiver procurando dormir. Usar o cigarro como desculpa para continuar acordado só atrapalha o reestabelecimento do descanso.




Posição
Um conselho simples e eficaz: quando o insone acorda no meio da noite e não consegue recomeçar a dormir, deve tentar mudar de posição na cama. É uma forma de evitar a chamada ''posição da insônia'' - a postura habitual que o insone adota para tentar dormir.






Exercício
Uma ótima opção para os que têm dificuldades para começar a dormir é fazer exercícios ao entardecer. Quatro horas depois da malhação, a temperatura do corpo começa a baixar e isso provoca preguiça e sono. Exercitar-se tarde da noite pode atrapalhar ainda mais o insone, pois ele só conseguirá pegar no sono durante a madrugada.




Sedativos


- Quando a insônia é provocada por problemas psicofisiológicos, os remédios para dormir chegam a ser perigosos. O uso do medicamento pode se tornar um vício e a insônia raramente é resolvida dessa forma. Apenas quando a insônia é situacional, o uso de medicamento é aconselhável. Sempre com acompanhamento médico.

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Hidroginástica

Quatro milhões de pessoas. Este não é um número que possa ser ignorado. Ao todo, no mundo, quatro milhões de pessoas procuram os benefícios da hidroginástica, por ano. Mas por que a popularidade destes exercícios é tão grande e só tende a crescer? Vale lembrar que a vida começou na água. E não precisamos ir tão longe, chegando aos remotos tempos de estruturas unicelulares, não. Os seres humanos, antes de nascerem, encontram-se imersos em líquido. Para os especialistas, os exercícios aquáticos são mais divertidos, agradáveis, eficazes, estimulantes, cômodos e seguros.

Exercícios no solo trazem muitos benefícios, mas vêm acompanhados por dores, transpiração e uma sensação de exaustão. Na água, além de possibilitar o alcance dos mesmos benefícios, os efeitos colaterais são eliminados.

A hidroginástica permite uma redução no esforço. Uma pessoa que pesa oitenta quilos, por exemplo, na água, fará os exercícios como se não pesasse mais que oito quilos. Esta perda aparente de peso reduz, de forma efetiva, a tensão nas articulações. Por isso mesmo a hidroginástica é, para muitas pessoas, a atividade de condicionamento mais segura que existe.

Praticar hidroginástica regularmente melhora todos os cinco componentes do condicionamento físico:

aeróbico, melhorando o coração, os pulmões e o sistema circulatório;
força muscular, capacitando a segurar uma caixa mais pesada e empurrar um móvel;
resistência muscular, possibilitando repetir várias vezes atividades que requerem resistência;
flexibilidade, tornando as articulações capazes de se movimentarem dentro da normalidade;
composição corporal, ou seja, a proporção da gordura em relação à massa magra.
Cada um destes componentes desempenha um papel vital na saúde do organismo.
Deve-se procurar o condicionamento no maior número possível destes componentes.
Atenção

À medida que as pessoas envelhecem, tendem a crer que não são mais capazes de praticar exercícios. Não é verdade! Na verdade, muito da perda da capacidade aeróbica atribuída à idade é causada pela inatividade.

Determinadas necessidades particulares podem gerar alterações no programa. Problemas como artrite, osteoporose, fibromialgia, problemas no ombro, joelho ou quadril, dores na coluna, obesidade, diabetes, doenças coronarianas, hipertensão, acidente vascular cerebral, asma e outros problemas respiratórios e gastrintestinais requerem uma jornada própria de exercícios.

Apesar de todos os benefícios, nem todos estão aptos a praticar a hidroginástica. Frisamos, que antes de qualquer exercício físico, deve-se fazer uma consulta médica para avaliação e manter o acompanhamento constante.

Uma Piscina de Benefícios

A hidroginástica, uma ginástica em meio líquido. que se vale do empuxo da água para reduzir a ação da gravidade, é uma das poucas atividades indicadas para quem tem pouco ou nenhum condicionamento físico. Apesar disso, pessoas de todas as idades e níveis podem praticá-la, inclusive gestantes. Atletas em recuperação de uma lesão fazem hidroginástica para fortalecer a musculatura protegendo as articulações. Pela mesma razão, muitos idosos a procuram para aumentar a força muscular.

O exercício foi trazido para o Brasil no ano de 1980, por J. Cleber. Hoje ele defende a idéia de que o que é executado em muitos lugares em nada se parece com a metodologia que ele desenvolveu. Agora ele chama a terapia de Hywoa. Uma técnica inteiramente nova, onde se obtém um excelente condicionamento cardio-respiratório e muscular com o método J. Cleber de hidroginástica, associado a exercícios específicos de respiração da yoga e finalizando com técnicas de destencionamento do watsu. Todos os alunos que participaram dos trabalhos de pesquisa e aprimoramento da técnica afirmam que os benefícios transcendem o corpo, e a sensação de bem estar é ainda mais duradoura que do método anterior.

Palavra de Especialista

Segundo Ruth Sova, presidente do Aquatic Therapy and Rehabilitation Institute, ex-presidente da Aquatic Exercise Association e considerada a maior especialista mundial em condicionamento físico aquático, autora do livro Water Fitness After 40, a hidroginástica apresenta melhoras para diversos males, como a constipação, depressão, estresse, insônia, osteoporose, pressão alta e senilidade.

Nossos corpos são feitos para se movimentarem e serem usados; do contrário, deterioram-se. É por essa razão que vemos algumas pessoas de oitenta anos com tecidos corporais de trinta e outras de trinta anos com tecidos corporais de oitenta. Sorte nossa poder manter a idade biológica baixa por meio de algo tão simples, efetivo e prazeroso como a hidroginástica ? afirma Ruth.

Pode-se alcançar um grande êxito em suas metas de condicionamento e saúde através dos exercícios aquáticos. A água é boa, revigorante, rejuvenescedora e, principalmente, divertida. Dá ânimo ao cansaço e tranqüilidade à tensão. Não importa se o seu interesse é um treinamento suave ou desafiante, a água se adapta às suas necessidades. Aqueles que não encontram tempo para fazer exercícios, cedo ou tarde terão que encontrar tempo para a doença. Não perca tempo para ficar saudável!

CONTROLE DA GLICOSE

Porque você se sentirá com mais energia e terá maior sensação de bem-estar quando a glicemia estiver dentro dos limites normais. Além disso, estará retardando ou prevenindo problemas oculares, renais e nervosos à medida que melhora a glicemia. Muitos médicos também acreditam que problemas de doenças cardíacas, derrames e endurecimento das artérias podem ser retardados pelo controle glicêmico. Se você não tiver nenhuma das complicações diabéticas, viverá por mais tempo e de modo mais saudável.

O controle da glicemia irá prevenir o agravamento da minha doença ocular recém-diagnosticada?
Sim. Embora a melhora do controle glicêmico possa temporariamente fazer com que a doença ocular piore, a longo prazo irá ajudar. O Estudo do Controle e Complicações do Diabetes (DCCT) monitorou pacientes com doença ocular diabética de pouco vulto por anos, demonstrando que a doença dos pacientes com bom controle glicêmico progredia muito mais lentamente do que a de pacientes similares que tinham mau controle. Esta é a razão principal para lutar por um excelente controle glicêmico, especialmente se você já tiver pequenas ou moderadas complicações diabéticas. Outro estudo prolongado, denominado Estudo das Perspectivas para o Diabetes no Reino Unido (UKPDS), concentrou-se em diabéticos do tipo 2 e descobriu os mesmos efeitos benéficos de um bom controle glicêmico.

Há um nível glicêmico médio abaixo do qual não seja preciso preocupar-se com as complicações diabéticas?
Não. Não há limite seguro. O DCCT observou a relação entre os níveis glicêmicos médios (mensurados pela hemoglobina glicosilada) e o início das complicações. Não há nível abaixo do qual o risco desapareça. Entretanto, quanto mais baixa for sua hemoglobina glicosilada, mais baixo será também seu risco de doença ocular, renal e nervosa. Portanto, é aconselhável tentar a melhor média glicêmica que se pode conseguir (mas ainda assim evitar hipoglicemia grave) para reduzir o risco de ter complicações diabéticas.

De que modo o fato de eu estar acima do peso afeta minha capacidade de obter níveis glicêmicos normais?
O excesso de peso provoca resistência à insulina. Isto significa que qualquer insulina que seu organismo possa produzir (ou que você injete) terá grande dificuldade para diminuir a glicemia, o que dificulta o controle. Além disso, o excesso pode elevar a pressão arterial, deixando-o propenso à doença renal e derrame. Esta situação pode também estar associada a altos níveis de gordura no sangue, o que o torna suscetível ao endurecimento das artérias. Com a redução do peso, haverá melhora dos níveis glicêmicos e da saúde.

Aos setenta e dois anos de idade, por que eu deveria me preocupar com o controle glicêmico?
A idade não é razão para ignorar o controle do diabetes. Você pode viver até os noventa ou cem anos de idade, tempo suficiente para que as complicações diabéticas se desenvolvam. Quanto melhor for seu controle glicêmico, menor seu risco de desenvolvê-las.
As pessoas estão diminuindo o risco de ter complicações diabéticas através do controle intensivo do diabetes. É fato que elas têm mais hipoglicemia, um fator mais arriscado para umas do que para outras. Os cardíacos e pessoas que não sentem os sinais ao desenvolverem hipoglicemia ( tremor, suor ou aceleração do batimento cardíaco, por exemplo) precisam ser cuidadosas. O controle glicêmico rígido não é para qualquer um (e até pode ser perigoso para alguns). Determine junto a seu médico quais seriam os níveis glicêmicos certos para seu caso.

Qual é o número mínimo de testes glicêmicos diários a ser realizados para manter os níveis dentro dos limites esperados?
A resposta depende do tipo de diabetes que você tem. A maioria dos diabéticos do tipo 1 e os de tipo 2 que requerem insulina devem testar a glicemia quatro vezes por dia (antes de cada refeição e na hora de dormir) para que possam ajustar a dose de insulina que precede as refeições. Os diabéticos do tipo 2 talvez só precisem testar antes do café-da-manhã todos os dias.

Ocasionalmente, tanto os que têm diabetes tipo 1 como tipo 2 deveriam testar a glicemia duas a três horas após a refeição para ver se está muito alta, ou no meio da noite para ver se está muito baixa. Se for o caso, a quantidade de alimento, exercício ou medicação precisa sofrer ajustes. Todos os diabéticos deveriam testar a glicemia sempre que acharem que ela pode estar muito alta ou muito baixa. Os sintomas de hipo ou hiperglicemia podem ser semelhantes, ou o que sentem pode não ter nenhuma ligação com os níveis glicêmicos.


Quais são os sintomas de hiperglicemia?
Os sintomas de hiperglicemia podem variar de uma pessoa para outra ou mesmo na mesma pessoa de um dia para o outro. Mas, de modo geral, a pessoa:
1 - Sentirá mais fome ou sede do que o usual
2 - Terá que urinar com mais freqüência
3 - Terá que levantar-se várias vezes durante a noite para ir ao banheiro
4 - Ficará muito cansada, sonolenta ou sem energia
5 - Ficará incapaz de enxergar claramente ou verá “auréolas” quando olhar para uma luz
Se você tiver qualquer dos sintomas acima, pegue seu medidor de glicemia e verifique imediatamente. Não trate estes sintomas com mais insulina, a não ser que tenha certeza que são devidos aos altos níveis glicêmicos. Há outras condições que causam sintomas semelhantes.

Que tipo de dano a hiperglicemia causa ao meu organismo?
Com o passar do tempo, a hiperglicemia pode prejudicar tanto as artérias quanto os nervos, resultando num pobre fluxo sangüíneo para mãos e pés, além de pernas, braços e órgãos vitais. Pouco fluxo de sangue para estas áreas aumenta o risco de infecções, problemas cardíacos, derrame, cegueira, amputações de pé ou perna e doença renal. Além disso, você pode perder a sensação nos pés ou sentir dor crescente, assim como nas pernas. Sem que perceba, os pés podem sofrer danos a partir de ferimentos leves. Finalmente, veias e nervos danificados podem levar a problemas sexuais de difícil tratamento. Por todas estas razões, você deve fazer grandes esforços para evitar altos níveis glicêmicos no organismo.


Quando eu deveria testar a glicemia após acordar?
Verifique a glicemia imediatamente ao acordar antes de qualquer atividade matutina, como tomar banho, barbear-se ou maquilar-se. A razão para esse esquema é que, se a glicemia estiver baixa, você poderá tomar um suco ou leite. Se estiver alta, tome a insulina logo e deixe que ela surta efeito por, pelo menos, uma hora antes de tomar o café-da-manhã. E importante desenvolver este hábito, pois iniciar o dia com um nível glicêmico normal antes do desjejum facilita muito o controle da glicemia durante o resto do dia. Monitorar a glicemia logo após acordar não exige grande mudança em seu estilo de vida, mas é muito eficaz para a melhora de seu controle glicêmico.


Como posso fazer para dormir até tarde nos fins-de-semana sem acordar com hiperglicemia?
Se você quiser dormir até mais tarde (até às 10 ou 11h da manhã, por exemplo), acerte o despertador para as 6h, vá ao banheiro e teste a glicemia. Se estiver alta, tome duas a quatro unidades de insulina regular, de modo que, enquanto estiver dormindo até mais tarde, a glicemia vá lentamente baixando. Se o nível estiver baixo, você deveria beber um pouco de suco ou leite. Se estiver normal, tome uma ou duas unidades de insulina regular e volte para a cama. Este esquema funciona bem para muita gente e geralmente ninguém sequer lembra de ter acordado às seis e tomado insulina.

Por que fico com a glicemia alta após tratar uma reação hipoglicêmica?
Dois fatores elevam sua glicemia após uma reação hipoglicêmica. Primeiro, os hormônios que seu organismo naturalmente libera na corrente sangüinea para controlar a deficiência de açúcar no sangue lentamente elevam os níveis glicêmicos. Em segundo lugar, os alimentos que você ingere elevam a glicemia. Muitos diabéticos comem ou bebem demais após uma leitura de baixos níveis. A baixa glicemia provoca fome intensa. Todos esses fatores podem elevar a glicemia por duas a quatro horas, ou até mais, depois de comer. É importante beber só um pouco (meio copo) de suco ou leite, ou chupar uns tabletes de glicose e após tinta minutos testar a glicemia de novo. Se acontecer de você comer muito, compense com uma dose extra de insulina.

Por que os níveis glicêmicos ficam altos antes do meu período menstrual?
Muitas mulheres diabéticas sofrem oscilações no controle glicêmico em tomo da época da menstruação. Há muitas razões possíveis para isso, desde mudanças de comportamento (comer mais) a mudanças hormonais (altos níveis de estrogênio antes do início do período podem aumentar a necessidade de insulina). As jovens parecem ter as maiores oscilações glicêmicas durante o ciclo mensal e precisam ajustar a insulina. Mulheres mais velhas também têm oscilações caprichosas de níveis hormonais e pode ser um desafio manter o controle glicêmico. À medida que você se familiariza com seus ritmos orgânicos, poderá descobrir que as mudanças em sua necessidade de insulina tornam-se mais previsíveis a cada mês. Monitore a glicemia com freqüência e ajuste a insulina de acordo com as necessidades que surgirem durante o período menstrual.

Episódios repetidos de hipoglicemia irão prejudicar minha capacidade de pensar claramente?
Não se sabe. Um grande estudo recente com pessoas que sofriam repetidamente de hipoglicemia moderada não evidenciou a diminuição das funções cerebrais. Mas os baixos níveis glicêmicos podem ser perigosos, especialmente se descerem muito e se prolongarem demais. O cérebro utiliza o açúcar como energia e se ficar sem combustível por mais do que alguns minutos, pode sofrer danos. É por esta razão que os baixos níveis devem ser tratados rapidamente. Tome especial cuidado em tratar logo a hipoglicemia das crianças para evitar danos aos cérebros em desenvolvimento.

Hoje de manhã eu tive baixos níveis glicêmicos mesmo sem ter comido nada diferente e tendo tomado minha dose usual de insulina. Por quê?
O exercício físico às vezes provoca hipoglicemia na noite da prática ou no dia seguinte. É o que se chama “hipoglicemia retardada”. Um dia que você passar praticando esportes pode resultar em hipoglicemia durante o sono naquela noite ou mesmo no dia seguinte. Sempre que você se exercitar vigorosamente, é uma boa idéia verificar a glicemia mais freqüentemente. Coma mais carboidratos seguindo suas necessidades durante as próximas vinte e quatro horas ou ajuste a dose de insulina.
Outro fator é que insulina de ação intermediária ou longa é absorvida em ritmos diferentes de um dia para outro. Injetá-la na perna e depois exercitar-se, por exemplo, pode fazer com que seja absorvida com mais rapidez do que usualmente. É possível controlar isso um pouco melhor injetando na área abdominal pois ali a insulina é absorvida de modo mais uniforme.
Um terceiro fator pode ser o esquecimento de comer alguma coisa antes de dormir. Este lanche noturno é importante para manter a glicose da manhã, pois o alimento ingerido no jantar costuma estar completamente absorvido por volta das três horas da madrugada.

Por que eu sinto que a glicemia está baixa quando o medidor diz que está normal?
Há diversas possibilidades. Primeiro, seu medidor de glicemia pode estar quebrado, sujo ou com as pilhas fracas. Conserte, limpe, troque as pilhas. (chame o fabricante se precisar de ajuda). Peça a seu médico que verifique a precisão do medidor.
Em segundo lugar, são necessárias várias semanas para que você se acostume aos níveis glicêmicos normais após ter convivido com altos níveis por muito tempo. O organismo pode estar emitindo sinais falsos.
Em terceiro lugar, você pode sentir que a glicemia está baixa se os níveis descerem rapidamente de altos para normais, o que geralmente acontece após uma grande dose de insulina regular. Por tudo isso, não faça conjecturas sobre sua glicemia - faça o teste.

Além dos tabletes de glicose (que acho doces demais) e suco (de que já estou cansado), que outras escolhas me restam para tratar reações hipoglicêmicas?
Um de nossos tratamentos favoritos é um copo de leite. O leite contém lactose que se transforma em glicose (açúcar), além de gordura e proteína que fazem a glicemia subir lentamente e a mantém estável. Por isso, leite é melhor que suco ou tabletes de glicose. Leite desnatado ou semi-desnatado tem a mesma quantidade de lactose. Outros estudos descobriram que um pouco de sorvete funciona tão bem quanto. Outras opções a se considerar são crackers integrais, algo fácil de ter à mão. Tente evitar tratamentos gordurosos, como doces, pois sua absorção é menos rápida e podem levar a níveis glicêmicos muito altos nas horas que se seguem e também contribuem para o ganho de peso.

Eu moro sozinho. O que posso fazer para reduzir o risco de ter uma reação hipoglicêmica grave durante a noite?
Os estudos demonstram que cinqüenta por cento das hipoglicemias graves ocorrem entre meia noite e oito horas da manhã (geralmente às quatro horas). Um nível glicêmico normal antes de dormir não garante que ele não vá descer demais algumas horas mais tarde, especialmente se você usa tratamentos insulínicos intensivos, como NPH noturna. Teste a glicemia antes de ir para a cama e faça um bom lanche antes de dormir para evitar baixos níveis antes das oito da manhã. Se as baixas glicêmicas noturnas ocorrerem com freqüência, acerte o despertador e verifique o nível às três horas da madrugada todas as noites. Coma alguma coisa se estiver abaixo de 75 mg/dl. Pergunte ao médico se um alimento que libere carboidrato lentamente seria uma boa opção para o lanche noturno.

Glicose no Sangue: O que faz: baixar ou aumentar?

O que afeta o nível de sua glicose? Diversas coisas. Abaixo alguns itens com explicações detalhadas logo abaixo.

O que aumenta:

Comida e dieta
Estresse
Doença
Exercício
Fenômeno do amanhecer
Menstruação
Alguns contraceptivos
Gravidez
Certos medicamentos


O que baixa:



Insulina
Medicamentos orais para diabetes
Exercícios
Álcool
Menstruação
Sexo


Cada pessoa diabética responde de maneira diferente a cada um desses itens. Através de testes, erros e acertos, saber qual o nível da sua glicose e ajustar o planejamento para sua diabetes da melhor maneira. Algumas vezes você se sentirá frustrado. Porém com o tempo você terá total controle. De qualquer forma, seu médico estará sempre presente para auxilia-lo.

O que aumenta a glicose no sangue:

Comida e Dieta. Seu corpo transforma os carboidratos encontrados nos alimentos, em glicose. Ao comer, a quantidade de glicose no sangue aumenta. Cada alimento tem diferentes quantidades de carboidratos, logo a quantidade de glicose adicionada no sangue deve variar. Com o tempo você será capaz de antecipar o quanto determinado alimento fará o nível da glicose aumentar, e reagirá de acordo. Se você estiver fazendo uma dieta de baixa caloria, lembre-se: você tem que ficar atenta/o ao que estiver comendo para que sua glicemia não dê um pulo. Alguns alimentos “low-fat”e “no-fat”, contém formas modificadas de carboidrato usados como agentes de emulsão ou de volume que podem elevar o açúcar no sangue. Pergunte ao seu médico ou nutricionista com quais ingredientes você deve ficar mais atento.
Estresse. O estress produz hormônios que fazem o nível de glicose subir como um foguete. Quando você segue direito as recomendações do médico e assim mesmo o nível da glicose está alta, pode ter quase certeza que a causa é o estress.
Doença. A doença sempre eleva a glicose no sangue, porque o fígado solta glicose extra em resposta à doença, e o corpo também solta hormônios que agem contra os efeitos da insulina. E há ainda remédios, cujos ingredientes são responsáveis pelo nível elevado da glicose (e pressão sanguínea).
Exercícios.Se você tem diabetes tipo1, e seu corpo não tem insulina suficiente, o exercício poderá elevar o nível do açúcar no sangue. De um exercício moderado para um vigoroso, os nervos mandam sinal para o fígado para que ele libere glicose armazenada. Se você não tem insulina suficiente para enfrentar o açúcar extra em seu sangue, pode resultar em acidose. Por isso é importante medir a glicose antes e após exercitar-se.
Fenômeno do Amanhecer. Toda manhã bem cedo, o corpo libera hormônios que fazem com que você acorde e dizem a seu fígado para liberar glicose estocada que lhe dará energia para começar o dia. Esses hormônios impedem que o corpo fique sensível à ação da insulina. O resultado é que o nível da glicose aumenta entre 4 e 8 horas da manhã, uma reação conhecida como o fenômeno do amanhecer. Se o nível da sua glicose estiver alta todas as manhãs, converse com seu médico. Talvez você tenha que modificar a dose ou tipo de insulina antes de dormir. Pode ser que tenha que levantar às 3 horas da manhã e tomar insulina. Ou você necessita comer menos no café ou melhorar a dose de insulina que você toma pela manhã.
Menstruação. Em algumas mulheres, o ciclo muda os níveis no sangue de estrógeno e progesterona, o que influi no nível da glicose durante o período de menstruação. Uma avaliação feita em 400 mulheres mostrou que 70% aproximadamente tinham dificuldades em controlar o nível da glicose no sangue em menos de uma semana antes da menstruação. Dependendo da reação de cada uma, muitas vezes o nível de glicose pode subir muito alto ou cair muito baixo.


O que você pode fazer se os níveis de sua glicose ficarem muito altos antes da menstruação:

1. Exercite-se um pouco mais para ajudar a baixar o nível de glicose.

2. Tente evitar porções extras de carboidratos.

3. Se você usa insulina, converse com seu médico sôbre aumentar gradualmente a dose.

4. Consulte seu médico.

Anticoncepcionais. Comprimidos para controle da gravidez e o DIU alteram a concentração do hormônio no sangue. E isso pode alterar o nível de glicose. Em algumas mulheres estes artifícios podem aumentar a resistência à insulina. De qualquer forma sempre consulte seu médico para saber qual pílula tomar, para que não prejudique o nível de glicose no sangue.

· Gravidez. Mulheres que usam insulina muitas vezes têm que aumentar as doses durante a gravidez para manter um controle rígido de sua glicose. Algumas mulheres têm que aumentar bastante a dose de insulina principalmente no último trimestre devido a liberação de hormônios que criam resistência da insulina. Este aumento da resistência da insulina é normal. Você e o seu médico decidirão como mudar a programação e dose de sua insulina. Após o parto, os níveis de sua glicose no sangue devem oscilar por causa dos hormônios e toda uma química que ainda estão em curso no seu corpo. Se você achar difícil controlar o nível de glicose no sangue, converse com seu médico.

· Certos medicamentos. Certas drogas receitadas ou não podem aumentar o nível de glicose. Por isso, é importante sempre consultar o médico endocrinologista antes de tomar qualquer medicamento.



O que abaixa a glicose no sangue:



· Insulina. Quando os não diabéticos fazem a digestão, o nível da glicose sobe, o que desencadeia a liberação de insulina no sangue, pelo pâncreas. Esta insulina permite às células usarem glicose. Como as células usam a glicose, os níveis de glicose no sangue baixam. Nas pessoas diabéticas, a insulina injetável tem o mesmo procedimento – ela permite às células metabolizarem a glicose, e assim que elas o fazem, o nível da glicose no sangue baixa.

· Medicamentos Orais. O propósito de todos medicamentos orais para diabetes, é reduzir os níveis de glicose. Eles agem por mecanismos diferentes. Eles baixam os níveis de glicose em diferentes quantidades e seus efeitos colaterais também são diferentes. Mas todos baixam a glicemia. Consulte sempre seu médico para saber qual medicamento ou combinação de medicamentos que é melhor para você.

· Exercício. Não se acha a glicose sòmente no sangue, mas também no fígado e nos músculos., onde ela é estocada numa corrente de carboidrato conhecida como “glycogen”. Quando você se exercita, seus músculos usam o “glycogen”como energia. Quando essas reservas começam a secar, seus músculos usam a glicose do sangue, causando a queda da glicose. O exercício permite com que os músculos e outros tecidos fiquem mais sensíveis à insulina, logo você necessitará menos desse hormônio para diminuir a glicose no sangue. Se pratica exercícios regularmente, você poderá comer um pouco mais, ou injetar menos insulina, ou ainda reduzir a dose de medicamentos orais. E, melhorando a fluência do sangue, o exercício permitirá absorção da insulina com maior rapidez. Mas fique atento: Após o término do exercício, seu corpo reabastece os músculos e o fígado com o “glycogen” perdido. Isso pode ocasionar baixa no nível de glicose, mesmo horas depois. É uma boa idéia monitorar o nível de glicose no sangue por algumas horas depois do término do exercício.

· Álcool. O álcool baixa o nível de glicose. Normalmente, quando o nível de glicose baixa muito, o fígado transforma o “glycogen” armazenado em glicose. Mas o álcool interfere neste processo, e pode baixar bastante e rapidamente os níveis de glicose. Pode-se tomar bebida alcoólica moderadamente (no máximo 2 drinks ao dia) mas se você costuma beber mais, procure monitorar freqüentemente sua glicose, para não sofrer hipoglicemia.

· Menstruação. Em algumas mulheres, mudanças cíclicas dos níveis de estrogênio e progesterona, provocam destruição na glicose sangüínea no período da menstruação. Em um estudo feito com 400 mulheres mostrou que aproximadamente 70% tinham problemas com o controle da glicose no sangue faltando menos que uma semana para seus períodos. Dependendo da pessoa, a glicose pode subir ou cair muito.


O que você pode fazer se os níveis de sua glicose caem muito antes da menstruação


· Tente praticar menos exercícios, mas sem parar.

· Aumente a entrada de carboidratos.

· Se você toma injeta insulina, pergunte ao seu médico se pode diminuir a dose.

· Consulte sempre seu médico.


Sexo. O sexo é considerado uma forma de exercício, e como outros exercícios, pode causar a queda dos níveis de glicose no sangue. Se você usa insulina, monitore o nível de sua glicose após a relação sexual.


Consulte sempre seu médico.

SUCO DE UVAS TB EVITA PROBLEMAS NO CORAÇAO

Quem toma um cálice de vinho durante as refeições com o objetivo de evitar possíveis problemas no coração, mas tem como inconveniente os efeitos colaterais do álcool, pode substituir a bebida por suco de uva.

Uma tese de doutorado realizada na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo comprovou que o suco de uva tem o mesmo efeito vasodilatador do vinho, com a vantagem de não produzir os efeitos colaterais do álcool.

A tese é de autoria da cardiologista e médica do Instituto do Coração (Incor) da Faculdade de Medicina da USP, Silmara Regina Coimbra.

Segundo aponta a pesquisa de Coimbra, tanto o vinho tinto quanto o suco de uva provocam o mesmo efeito sobre o endotélio (camada que forra internamente os vasos sanguíneos), aumentando a sua dilatação. É nessa camada que se depositam as placas de gordura (ateroscleróticas), que comprometem a circulação e são capazes de provocar o infarto do miocárdio.

O estudo foi realizado no Incor com 31 pacientes com nível elevado de colesterol, sem outros fatores de risco.

Para pessoas que pretendem adotar o suco de uva em sua dieta com o objetivo de reduzir os riscos de problemas coronários, a pesquisadora recomenda a ingestão de um copo (150ml) no almoço e outro no jantar. O vinho é contra-indicado a pessoas com elevados níveis de pressão arterial e diabéticos.

BENEFÍCIOS DA SEMENTE DE LINHAÇA

É considerada como um alimento funcional, ou seja, que contém, além de seus nutrientes básicos (carboidratos, proteínas, gorduras e fibras), elementos que podem diminuir o risco de algumas doenças pois seu uso contínuo pode proporcionar aumento da defesa orgânica e redução do ritmo de envelhecimento celular.

Na composição da semente de linhaça estão presentes proteínas, fibras alimentares e ácidos graxos poliinsaturados (Ômega 3 e Ômega 6), que lhe conferem a propriedade de alimento funcional. A semente de linhaça é a mais rica fonte de Ômega 3 existente na natureza.

Muitos estudos estão sendo desenvolvidos para confirmar os benefícios do consumo regular da semente de linhaça. Alguns desses estudos afirmam que a linhaça poderia ajudar a baixar os níveis de colesterol, pois é rica em fibras solúveis. Também esta sendo estudada outras funções como:

- Auxiliar no combate à acne.

- Auxiliar no equilíbrio hormonal, amenizando distúrbios causados pela TPM e menopausa;

- Auxiliar na modulação do sistema imunológico;

- Auxiliar na diminuição do risco de aterosclerose;

- Auxiliar no controle da glicemia

- Regularizar a função intestinal.

Veja a composição nutricional de 15 g da Semente de Linhaça:

Valor calórico 43 Kcal
Carboidratos 1 g
Proteínas 2 g
Gorduras totais 3 g
Gorduras Saturadas 0 g
Gorduras Trans 0 g
Fibra alimentar 3 g
Ômega-3 58%
Ômega-6 16 %
Sódio 7,8 mg

Além disso, é a maior fonte alimentar de lignanas, compostos fitoquímicos parecidos com o estrogênio, que teriam propriedades anticancerígenas, principalmente em relação ao câncer de mama e cólon.
Ainda contém vitaminas B1, B2, C, E e Caroteno e minerais como ferro, zinco, alguma quantidade de potássio, magnésio, fósforo e cálcio.

A semente de linhaça moída trás mais benefícios nutricionais que a semente inteira, que possui uma casca dura, difícil de digerir. Portanto, uma forma fácil quebrar as sementes é passá-la em um processador ou liquidificador na tecla pulsar, para que não vire pó. Depois, guarde-a em refrigerador, e deixe fora da luz. Desta forma, a utilização será ainda melhor.
As sementes podem ser utilizadas em iogurtes, saladas, sucos, vitaminas, misturada à cereais, massas de pães e bolos e em todos os outros alimentos. Também pode substituir o óleo ou gordura utilizada em uma receita. Por exemplo, se uma receita pedir 1/3 xícara (chá) de óleo, use 1 colher (sopa) de semente de linhaça moída, em substituição.

Uma outra forma de conseguir os benefícios da linhaça é consumir o óleo de linhaça, que é extraído da semente inteira, usando métodos de extração desenvolvidos especialmente para este fim (a frio). O produto obtido é engarrafado (para ser usado em saladas ou pratos frios) ou colocado em cápsulas gelatinosas, sendo utilizado como suplementação de ômega-3.

5 RAZOES BÁSICAS PARA USARMOS A AVEIA

Se você está lutando contra o colesterol elevado, provavelmente já ouviu falar dos poderes da aveia para combater este mal (entenda o que é o colesterol). Por ser rico em fibras solúveis, que se ligam à água e se transformam em um gel capaz de eliminar as gorduras das artérias e impedir que elas sejam absorvidas pelo intestino, o cereal reduz as taxas de LDL (colesterol ruim) e, de quebra, previne o câncer de intestino. (você sabia que nem toda gordura é ruim?)
E esses não são os únicos benefícios para quem enche a tigela de aveia. Ela é um cereal rico em diversos nutrientes: fibras, ferro, cálcio, magnésio, zinco, cobre, manganês, vitaminas (principalmente vitamina E) e proteínas , lista a especialista da Setha Consultora Nutricional, Selva Sierro.


Dentre tantas substâncias positivas para a saúde, as fibras solúveis merecem destaque pelas atividades que exercem. Para sentir os efeitos, basta consumi-las diariamente , diz Roberta Stella, responsável pela equipe nutricional do Minha Vida.

Com isso, seu intestino fica tinindo e sua saúde comemora. "É no intestino que acontece absorção dos nutrientes necessários ao organismo e a eliminação daqueles que não servem para nada" , diz Selva. (emagreça sem sufoco, nem passar fome). Os diabéticos também podem se aliar à aveia, já que suas fibras unem-se ao açúcar dos alimentos, fazendo com que ele demore mais tempo para cair na corrente sanguínea (o diabetes pede cautela, veja o que está por trás dessa doença). Quem quer emagrecer tem nela mais uma aliada: A aveia dá uma sensação de saciedade mais rápida e você come menos , explica a nutricionista da Setha.

Resultados à vista
Para desfrutar de tudo isso, Selva afirma que a recomendação para pessoas adultas varia entre 20 e 30 gramas diárias. "Uma colher de sopa cheia de aveia tem em média 20 gramas. Essa quantidade equivale a um grama de fibra" , fala sobre o nutriente que mais se destaca no cereal. O nutriente ainda está presente em outros alimentos, como frutas, vegetais, massas e pães em suas versões integrais. (nem todo carbidrato é igual, entenda as diferenças)
Já o consumo entre as crianças varia de acordo com a idade. "Ele deve começar a partir dos dois anos, salvo recomendação médica" , ressalta Selva. O cálculo é simples: basta somar à idade da criança o número cinco. Se seu filho tem 2 anos, por exemplo, 7 gramas (2 da idade + 5) são suficientes para o aproveitamento dos nutrientes da aveia.


As formas para ingerir o cereal são tão variadas quanto as melhoras que ele traz à saúde. Você pode escolher como vai rechear seu cardápio: com os flocos, o farelo ou a farinha de aveia. "Comparando os três, o farelo é o mais nutritivo, seguido pelos flocos e, depois, pela farinha. Mas as diferenças são mínimas, o importante é ter prazer nas refeições" , conclui Selva.

Clique aqui e veja uma deliciosa sugestão de receita com aveia


1

Série - Abdominais


O que comer à noite


7 erros de dieta


11 passos para fazer em casa uma escova igual à do salão


Coma à vontade e pareça mais magra

Série - Abdominais


11 passos para fazer em casa uma escova igual à do salão


10 superalimentos que ajudam a emagrecer


Coma à vontade e pareça mais magra


Glúteo



Roberta Stella
Nutriciionista
Saiba mais

Dr. Alessandro Loiola
Clínico geral
Saiba mais

Chef Patrick Ferry
Gastronomia
Saiba mais

Conheça todos os nossos especialistas

Tudo o que você precisa
Vá direto ao assunto de seu
interesse:
Escolha o assuntoAfrodisíacosÁgua de cocoAveiaCalcule seu peso idealCarboidratoCarne vermelhaCervejaColesterolCongeladosDiet ou lightDietaDieta anti-estresseDieta das coresDieta das proteínasDieta de engordaDieta desintoxicanteDietas radicaisDiuréticosEfeito sanfonaErros na dietaEscapadinhasExercíciosGrãosIsotônicosLanche naturalMau humorMeta atingidaPersonal dieterPirâmide alimentarPsicologia do regimeReceitasRótulosSaladaShakesSojaSubstituiçõesSucos desintoxicantesSuplementosTermogênicosTranstornos alimentaresVegetarianismo
Quer mais?
Tudo sobre Alimentação
Ser ou não ser saudável? Eis a questão

AVEIA

Entre os cereais integrais, a aveia tem um destaque especial pelas inúmeras funções que apresenta para o organismo humano.

A aveia é um cereal muito nutritivo, que possui cálcio, ferro, proteínas, além de vitaminas, carboidratos e fibras. Atualmente, ela está em evidência pelo alto poder benéfico da sua fibra solúvel, que está relacionada a um bom funcionamento intestinal, à diminuição na absorção de colesterol total e LDL-colesterol e manutenção de níveis adequados.

Existem estudos que dizem ainda que o consumo de aveia em diferentes quantidades está associado ao controle da glicemia (açúcar no sangue), manutenção e diminuição do colesterol sangüíneo, controle da pressão arterial e regulador do trânsito intestinal, evitando a obstipação (intestino preso).

A fibra solúvel presente na aveia, chamada ß-glucana é responsável por parte das vantagens nutricionais proporcionado pelo consumo da aveia, pois retardam o esvaziamento gástrico, o que tem como resultado uma maior saciedade.

Ao entrarem em contato com a água, as fibras formam géis que tornam o bolo fecal maior e mais viscoso e, com isso, ocorre uma menor absorção de substâncias presentes neste bolo, como glicose e colesterol, devido a uma menor ação de enzimas digestivas.

Em relação ao seu poder hipocolesterolemiante, estudos sugerem que a ação da ß-glucana na diminuição do colesterol no sangue esteja ligada à absorção de ácidos biliares. Estes são excretados pelas fezes, diminuindo a absorção de colesterol ou ácidos graxos de cadeia curta, produzidos pela ação das fibras presentes no cólon inibindo a síntese de colesterol no fígado.

Sendo assim, o consumo regular de aveia pode estar relacionado com a diminuição da formação de placas de gorduras, que causam doenças cardiovasculares.

O tipo de aveia que possui maior quantidade de ß-glucanas é o farelo de aveia, seguindo dos flocos e farinha de aveia. Existem ainda outros alimentos que possuem ß-glucanas, como soja cozida, feijão branco cozido, grão de bico cozido, brócolis, farinha de milho, manga e trigo para quibe.

O consumo recomendado de fibras totais (entre as solúveis e insolúveis) é de 20

TD SOBRE COLESTEROL

O colesterol é um tipo de gordura produzida pelos tecidos orgânicos do nosso corpo, em especial o fígado, e é transportado no sangue por "pacotes" chamados lipoproteínas. Há o "pacote" HDL - lipoproteína de alta densidade - conhecido como bom colesterol, por remover a gordura da corrente sangüínea e há o LDL - lipoproteína de baixa densidade - conhecido como mau colesterol, por distribuir a gordura por todo o organismo. É justamente esta fração que está elevada quando se diz que uma pessoa tem colesterol alto. O colesterol pode ser prejudicial por três motivos: devido a sua quantidade no sangue, devido a problemas nas proteínas específicas que o transportam ou, ainda, devido a alguns transtornos nos receptores celulares que facilitam o seu metabolismo. Se a gordura sobrar na circulação, irá ficar depositada nas artérias, que com o tempo, poderão entupir. Se isso ocorrer numa artéria do coração, a pessoa terá um infarto do miocárdio, se for no cérebro, terá um derrame. Existe uma predisposição hereditária para o colesterol alto. Além disso, a obesidade, sedentarismo, alimentação rica em gorduras saturadas e pobre em gorduras poliinsaturadas (óleos vegetais) e fibras também contribuem para a elevação do colesterol. Quem tem baixa concentração de hormônios tireóide, ou diabetes não controlada também tem propensão a colesterol alto. A concentração ideal de colesterol total é por volta de 140 miligramas por decilitro, mas até 225 é considerado um valor normal. Além do colesterol total, é muito importante analisar a taxa dos dois tipos de colesterol. O valor do HDL (colesterol bom) por sua vez deve apresentar taxa superior a 40 miligramas por decilitro, e o LDL (colesterol ruim) deve ter uma taxa inferior a 130. Através de exame de sangue pode-se identificar os níveis de colesterol total e das frações LDL e HDL, além de taxas correlacionadas como LDL/HDL e colesterol total/ HDL. O que fazer? 1. Atividade física regular: você não precisa se exercitar todos os dias, o importante é que mantenha sempre a mesma freqüência. Estudos mais recentes demonstram que as pessoas se sentem mais felizes quando estão praticando uma atividade que elas gostam. Se você não é adepto à caminhada, existem muitas outras alternativas, como a dança, a hidroginástica, etc. O importante é que você sinta prazer naquilo que está fazendo, para que consiga manter uma freqüência. 2. Dieta adequada com alimentos ricos em fibras e pectina (cereais integrais, frutas e verduras) e óleos insaturados (oliva e canola). Existem hoje no mercado diversos produtos naturais, como a soja, que está comprovado cientificamente que previne e cura diversas doenças. 3. Evite principalmente o consumo de ovos, gordura animal, manteiga e outros óleos que se solidificam em temperatura ambiente. Há várias maneiras de se preparar um alimento que diminuem consideravelmente o nível de calorias. 4. Conheça o que é recomendável e o que não é, em relação à alimentação: Não recomendável: manteiga, banha, toucinho; creme de leite, leite condensado, sorvetes, queijo amarelo; pão branco; gemas; conservas, azeitonas; frituras em geral; castanhas; carnes gordas; conservas de peixe em óleo e todos os tipos de mariscos; bebidas com açúcar e alcoólicas. Recomendável: azeite, óleo de girassol, óleo de milho, pasta de soja; leite magro, iogurte magro, queijos magros; cereais integrais, sucos naturais e chás. Fonte: www.sabido.com.br


Dicas alimentares

Para ajudar a desenvolver hábitos mais saudáveis: comer sempre a metade do que gostaria de comer, aumentar o número de refeições diárias (5 ou 6), comendo menos e dando mais importância às verduras, legumes e frutas crus. Cuidado com manga, caqui e abacate, eles engordam, não abuse. Usar alimentos desnatados, evitar o açúcar e os alimentos que o contém, evitar a gordura animal (carne de porco, carne de vaca gordurosa, torresmo, pele de frango, maionese, frituras, embutidos, etc - todos nós sabemos o que não devemos comer), tomar muita água (esse é o único alimento que não contém calorias) fora das refeições (antes ou depois), evitar refrigerantes e bebidas alcoólicas e evitar comer nos intervalos das refeições. Para que isso dê certo a pessoa precisa também fazer exercícios regularmente, ou seja, gastar as calorias armazenadas. Os exercícios devem ser de preferência aeróbicos (caminhada, natação, hidroginástica, corrida leve) e devem ser feitos de 30 a 45 minutos pelo menos 3 vezes na semana. Procure uma atividade que você goste de realizar.


Sintomas de prostatismo

Procure um urologista se tiver sintomas tipo: atraso para iniciar a micção; esforço para finalizar a micção; prolongamento do tempo de micção; jato miccional entrecortado, dividindo a micção em 2 ou mais tempos; maior dificuldade para urinar com a bexiga cheia; bexiga palpável (devido à retenção urinária); gotejamento ao final da micção; polaciúria (aumento do número de vezes que urina); urgência miccional; presença de sangue na urina; ardor ao urinar; aumento da freqüência miccional durante a noite.

...COLESTEROL

Colesterol é um tipo de gordura produzido pelo fígado. Ele também está contido em certos alimentos que comemos, tais como ovos, carnes e derivados de leite. Quando você come estes alimentos freqüentemente, a taxa de colesterol em seu sangue aumenta, porque seu fígado transforma as gorduras saturadas em colesterol. A lipoproteína de baixa densidade (LDL) é o principal transportador de colesterol no sangue. Quando o nível é excessivo, pode depositar-se nas paredes das artérias que alimentam o coração e o cérebro, chegando mesmo a entupi-las. A formação de um coágulo pode bloquear o fluxo sangüíneo e provocar um ataque cardíaco ou um derrame cerebral. A fração do colesterol HDL, remove o colesterol da corrente sangüínea.

É o fígado que se encarrega de produzir colesterol. Esta substância é vital para o organismo, mas torna-se prejudicial quando está presente em excesso.

O colesterol desempenha papel de precursor para síntese de alguns hormônios: a supra renal, os ovários e os testículos.

O triglicerides tem papel essencialmente energético para uso imediato ou para armazenamento.

O colesterol a mais pode ser depositado nas suas artérias (grandes vasos sangüíneos), e pode fazer com que estes mesmos vasos se tornem estreitos. A quantidade de colesterol nas paredes de uma artéria pode ser tão grande, que a artéria fica entupida e o sangue não consegue passar. Se uma artéria que leva sangue para o coração ficar entupida, a pessoa pode ter um ataque do coração. Se uma artéria que leva sangue para o cérebro ficar entupida, a pessoa pode ter um derrame.






A figura mostra o Coração, Câmaras Cardíacas, Vasos e Válvulas


Ataque Cadíaco: Ocorre quando a obstrução de uma artéria coronária leva à morte parte do músculo do coração, podendo ser fatal.

Derrame (AVC): A aterosclerose pode ocorrer nas artérias do cérebro. O derrame é causado pela obstrução de uma delas, provocando a morte ou a incapacidade física.


O que podemos fazer para reduzir o Nível de Colesterol

Fazer exercícios regularmente: O exercício físico faz com que aumente os índices de bom colesterol e diminui os riscos de ataque cardíaco.
O fumo: Constitui um dos principais fatores de risco de doenças cardíacas. Faz baixar o nível do colesterol bom.
O álcool: O consumo exagerado de álcool pode causar outros perigos como: alcoolismo e hipertensão arterial.
"Stress" - deve ser controlado, pois aumenta a freqüência cardíaca e a necessidade de oxigênio do coração, tendo um efeito prejudicial, podendo ocorrer um infarto do miocárdio.

Comendo comida saudável você pode ajudar a reduzir sua taxa de colesterol LDL, uma alimentação saudável pode reduzir os níveis de colesterol.
Os grãos de café contêm substâncias que aumentam o colesterol sérico. A água quente, utilizada para o preparo do café, remove algumas dessas substâncias gordurosas dos grãos. Portanto, sempre que possível, usar o filtro de papel, pois retêm essas substâncias gordurosas.

O controle alimentar da hipertrigliceridemia está baseado principalmente na redução da ingestão de carboidratos simples (açúcar, mel, bolos, geléias e doces em geral) e de bebidas alcoólicas. Os carboidratos complexos (arroz, macarrão, pães, batata, mandioca, trigo e fubá).


Quando começar a controlar os Níveis de Colesterol
Dependendo em que nível está o colesterol, e se a pessoa tem outros fatores de risco de doença cardíaca, será preciso um controle maior.
O melhor nível do colesterol total é abaixo de 200. Se estiver entre 200 e 239, significa que a pessoa tem algum risco para ter um ataque do coração, ou um derrame. Já os níveis de 240, ou superiores significam o aumento de risco de doença cardíaca. O colesterol LDL menor que 100 é o melhor, um nível de LDL maior, significa que a pessoa tem um risco de doença cardíaca aumentado. O colesterol HDL menor que 35 também tem um risco de doença cardíaca, enquanto um nível de HDL de 40 ou acima, reduz esse risco.

Se comendo corretamente, exercitando e fazendo outras mudanças em sua vida, não reduzir as taxas de colesterol após 06 meses, seu médico poderá recomendar o uso de medicamentos. Se isto ocorrer, o tratamento deverá ser por toda a vida, mas somente quando a mudança nos hábitos alimentares não funcionarem.

O colesterol, assim como a hipertensão e o diabetes, é um problema crônico e exige tratamento adequado e contínuo. Por isso, verifique regularmente a sua taxa de colesterol. Siga à risca a orientação do seu médico e tenha uma vida saudável.





A figura superior mostra a Artéria Coronária normal

As três figuras inferiores mostram o depósito de gordura nas paredes das artérias



Orientação alimentar para o Controle do Colesterol


Preferir

Carnes brancas, frango sem pele, peito de peru e chester.

Peixes: pescada, sardinha fresca, atum fresco, linguado, badejo, salmão, merluza, arenque.

Clara de ovo.

Carnes vermelhas magras: lagarto, coxão mole e duro, alcatra, patinho, maminha, filet mignon, músculo. Tirar a gordura antes de cozinhar (até 3 vezes por semana).

Dar preferência às preparações assadas, cozidas, ensopadas ou grelhadas.

Legumes e verduras (ideal em todas as refeições).

Arroz branco, arroz integral, batata cozida, macarrão* com molho de tomate sem gordura (* 2 vezes por semana).

Feijão, lentilha, grão de bico, soja, feijão branco, feijão seco, milho verde.

Leite desnatado e iogurte desnatado.

Pães integrais, cereais integrais, aveia.

Queijos brancos magros, ricota, queijo cottage, requeijão light.

Margarinas cremosas e cremes vegetais.

Óleos vegetais: canola, girassol, milho, soja, azeite de oliva. Não reutilizar óleo.

Em bolos e tortas utilize óleo vegetal rico em gordura monoinsaturada (canola), ao invés de banha, gordura vegetal hidrogenada ou manteiga.

Nozes, castanhas, avelã, amendoim (com moderação, pois são muito calóricos).

Chás, café filtrado, água mineral, sucos sem açúcar.

Sobremesas: frutas com casca, frutas em calda, doce de fruta caseiro, gelatina, pudim com leite desnatado.

Evitar

Leite integral, creme de leite e derivados.

Manteiga, queijos amarelos, maionese, molhos prontos para salada.

Bacon, banha de porco.

Fígado, coração, língua, miolo, pé, moela, pele dos animais, gordura aparente das carnes.

Picanha, cupim, contra-filet, carne de porco.

Lingüíça, salsicha, hambúrguer.

Presunto, mortadela, salame, copa, salsichão, patês enlatados.

Frutos do mar (mariscos, ostra, lula, camarão, lagosta).

Salgadinhos de pacote.

Pastel, folhados, pães recheados, biscoitos amanteigados.

Gordura de coco, azeite de dendê, gordura vegetal hidrogenada.

Gema de ovo (2 gramas por semana - cuidado com o ovo em preparações).

Frituras e preparações à dorê, fora de casa.

Sobremesas: sorvetes de massa, quindim, fio de ovos, doces com coco, bolos recheados, chocolates, cremes e chantilly.


Tabela de Limites de Colesterol
Colesterol Total Colesterol Ruim (LDL) Colesterol Bom (HDL)
Alto (Acima de 240) Acima de 160 Quanto maior o nível, melhor
Limítrofe (de 200 a 239) De 100 a 130 Quanto maior o nível, melhor
Desejável (Abaixo de 200) Abaixo de 100 Acima de 40




Orientações Gerais
Evite alimentos de origem animal ricos em colesterol como: gema de ovo (inclusive ovos na preparação e bolos, tortas, etc), leite integral, manteiga, maionese, queijos curados e amarelos (parmesão, provolone, etc), embutidos (presunto, salame, mortadela, salsicha), carnes vermelhas gordas, banha e carne de porco, carne de frango com pele, vísceras (fígado, coração, miolo, língua, rim) e frutos do mar (camarão, lagosta).

Prefira carnes magras de boi e as brancas (peixe e frango sem pele), preparando-as assadas, grelhadas ou cozidas.

Utilize óleos vegetais (soja, milho, girassol, canola) no preparo dos alimentos, evitando as frituras e os óleos de coco e dendê. Use azeite de oliva no tempero da salada. Entre as margarina, opte pelas mais cremosas, tipo halvarina (40% de gordura), controlando a quantidade ingerida.

Os alimentos diet ou light são permitidos desde que verificado o menor conteúdo de gordura total, colesterol e calorias, comparando-o com o similar integral.

Tome chá, suco de limão natural ou água pura à vontade (pelo menos, 2 litros por dia). Café e chá preto com moderação.

Mastigue bem os alimentos e não deixe de fazer nenhuma refeição.

Evite o açúcar e o doces, substitua-os por adoçantes artificiais e frutas.

Use sua criatividade para não deixar a dieta monótona... varie as frutas (evite o coco) e vegetais de acordo com seu gosto e coma-os com casca, semente e bagaço sempre que possível. Dê preferência aos alimentos integrais ricos em fibras (pão e bolachas, arroz, cereais matinais, aveia, frutas secas).



Tabela de Triglicerides
Ideal 150
Limite 150 a 199
Elevado 200 a 499
Muito Elevado Superior a 499


A Associação Médica Americana insiste em que os níveis de colesterol normais se situem abaixo de 200 mg % e que o HDL Colesterol esteja acima de 35

O BOM COLESROL E O MAL COLESTEROL

Melhorou bastante, de alguns anos para cá, a compreensão de como o colesterol é metabolizado no corpo humano. Por ser um lipídio, o colesterol não se dissolve na água do sangue; por isso, ele é carregado sob a forma de lipoproteínas (lipídios associados a proteínas). Verificou-se que ele é transportado sob duas formas diferentes: o LDL (do inglês low density lipoprotein), e o HDL (high density lipoprotein).

A maior parte do colesterol é transportada no sangue sob a forma de LDL. Parte desse LDL é metabolizada no fígado, outra parte serve para fabricar membranas celulares. No entanto, quando em excesso, o LDL se deposita nas paredes das artérias, causando a aterosclerose (Ver Colesterol: bandido ou mocinho?). Isso justificaria o nome de "mau colesterol" dado ao LDL.

Já o HDL teria a tendência de retirar o colesterol das artérias, levando-o ao fígado, onde é convertido em bile. Há especialistas que acreditam que o HDL também remove o colesterol das placas ateroscleróticas já existentes, diminuindo a velocidade com que se formam. Taxas maiores de HDL afastariam, dessa forma, os riscos de problemas cardíacos, justificando-se o nome de "bom colesterol".

Uma taxa de colesterol total (LDL + HDL) de 200 mg/100 mL de sangue é considerada desejável. Taxas acima de 240 mg/100 mL de sangue são consideradas altas. No entanto, a proporção entre o LDL e o HDL parece ser fundamental para se avaliar o risco de problemas do coração. Veja a tabela:

HDL
"bom colesterol" mais do que 35 mg/100 mL de sangue Desejável
HDL
"bom colesterol" taxa abaixo de 35 mg/100 mL de sangue Risco maior de doença cardíaca
LDL
"mau colesterol" menos do que 130 mg/100 mL de sangue Desejável
LDL
"mau colesterol" até 160 mg/100 mL de sangue Limite superior
LDL
"mau colesterol" acima de 160 mg/100 mL de sangue Risco maior de doença cardíaca

Em outras palavras, taxas baixas de HDL e altas de LDL, em conjunto, podem significar maiores chances de doenças do coração. São desejáveis, ao contrário, taxas maiores de HDL e menores de LDL, contanto, evidentemente, que a taxa de colesterol total esteja dentro da normalidade.

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Certa vez,

um homem caminhava pela praia numa noite de lua a cheia.
Pensava desta forma: se tivesse um carro novo, seria feliz;
Se tivesse uma casa grande, seria feliz;
Se tivesse um excelente trabalho, seria feliz;
Se tivesse um parceiro perfeito, seria feliz,
Quando tropeçou com uma sacolinha cheia de pedras.
Ele começou a jogar as pedrinhas uma a uma no mar cada vez que dizia:
Seria feliz se tivesse...
Assim o fez até que somente ficou com uma pedrinha na sacolinha, que decidiu guardá-la.
Ao chegar em casa percebeu que aquela pedrinha tratava-se de um diamante muito valioso.
Você imagina quantos diamantes ele jogou ao mar sem parar para pensar?
Assim são as pessoas...
Jogam fora seus preciosos tesouros por estarem esperando o que acreditam ser perfeito ou sonhando e desejando o que não têm, sem dar valor ao que têm perto delas.
Se olhassem ao redor, parando para observar, perceberiam quão afortunadas são.
Muito perto de si está sua felicidade.
Cada pedrinha deve ser observada...
Pode ser um diamante valioso.
Cada um de nossos dias pode ser considerado um diamante precioso, valioso e insubstituível.
Depende de cada um aproveitá-lo ou lançá-lo ao mar do esquecimento para nunca mais recuperá-lo.
Você como anda jogando suas pedrinhas?
A morte não é a maior perda da vida.
A maior perda da vida é o que morre dentro de nós enquanto vivemos.

Meditação

Olá
“Quanto mais você for capaz de cuidar da qualidade dos seus pensamentos,
mais você será capaz de fortalecer a confiança em si mesmo.
Os pensamentos são o tesouro mais valioso que alguém pode ter.
Eles são o espelho da nossa grandeza e
definem quem somos verdadeiramente.
A forma como falamos, andamos, comemos,
os objetivos que temos na vida,
são o reflexo real da nossa forma de pensar.
Então, se nossos pensamentos são sábios,
nossas ações e decisões serão semelhantes.“
Desejo a você uma tarde com tudo de bom!!!

TELEFONES DE EMERGÊNCIA:

Quando você estiver triste, ligue João 14.
Quando pessoas falarem de você, ligue Salmo 27.
Quando você estiver nervoso, ligue Salmo 51.
Quando você estiver preocupado, ligue Mateus 6:19,34.
Quando você estiver em perigo, ligue Salmo 91.
Quando Deus parecer distante, ligue Salmo 63.
Quando sua fé precisar ser ativada, ligue Hebreus 11.
Quando você estiver solitário e com medo, ligue Salmo 23.
Quando você for áspero e crítico, ligue 1 Coríntios 13.
Para saber o segredo da felicidade, ligue Colossenses 3:12-17.
Quando você sentir-se triste e sozinho, ligue Romanos 8:31-39.
Quando você quiser paz e descanso, ligue Mateus 11:25-30.
Quando o mundo parecer maior que Deus, ligue Salmo 90.

*** RECEBI ESSA RELAÇÃO DE TELEFONES DE EMERGÊNCIA E
ACHEI POR BEM COMPARTILHAR COM AS PESSOAS QUE EU AMO!***
Anote em sua agenda, um deles pode ser IMPORTANTE a qualquer
MOMENTO em sua VIDA!!! Tenha uma ótima quinta- feira. Fique com Deus

PENSAMENTO

A grandeza de uma pessoa não se mede pelo espaço
  que ela ocupa em nosso coração...
      Mas sim pelo vazio que deixa quando está distante!!"

"Quando a felicidade bate na porta, muitas pessoas estão no quintal procurando trevo de 4 folhas..."

Trabalhar de vez em quando, depois: sorrir, dormir e comer com uns bons amigos. E ver q Deus tá em td isso.

"A vida nos oferece 4 sentidos: Amar, Sofrer, Lutar e Vencer. Quem ama luta, quem luta sofre, quem sofre vence...por isso ame muito, sofra pouco e lute sempre!"

POEMA

A vida tem duas faces:
Positiva e negativa
O passado foi duro
mas deixou o seu legado
Saber viver é a grande sabedoria
Que eu possa dignificar
Minha condição de mulher,
Aceitar suas limitações
E me fazer pedra de segurança
dos valores que vão desmoronando.
Nasci em tempos rudes
Aceitei contradições
lutas e pedras
como lições de vida
e delas me sirvo
Aprendi a viver.
Cora Coralina

Oh Glorias! Aleluias!

Meus amados irmaos!
Como e bom fazer parte da familia de Deus!!!

Regozijemo-nos, e alegremo-nos,e demo-lhes gloria,
porque vindas sao as bodas do Cordeiro, e ja a sua
esposa se aprontou.
E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro
e resplandecente; porque o linho fino sao as justicas
dos santos. Ap.19:7,8.
Aleluia!,Aleluia!!!
Louvemos ao Senhor nosso Deus pela Sua infinita graca.
E pelo sacrificio de Jesus por nossas vidas.

"Ouvindo Deus...

"Ouvindo Deus o seu gemido,
lembrou-se da sua aliança com Abraão,
com Isaque e Jacó". (Ex. 2:24/25)

Quero lhe falar que o Senhor tem ouvido e visto o gemido do seu povo,
Deus não nos abandona em meio as nossas lutas e dificuldades.
O povo de Israel estava gemendo, por causa da opressão do Egito,
por causa das cargas pesadas a eles impostas.
A biblia diz que o Senhor ouviu este gemido,
e preparou o livramento,
mesmo que aparentemente não estivesse acontecendo nada,
que levasse a crer que o livramento estivesse chegando;
pelo contrario quando Deus entrou com providencia,
parece que as coisas pioraram para o povo de Israel,
as aflições se tornaram maiores que as anteriores.
É isto que você tem vivido? tens chorado aos pés do Senhor?
tens clamado e aparentemente nada está acontecendo?
não desanime, Deus já ouviu o teu clamor.

OH, GLÓRIA... QUE BENÇÃO....

NÓS TEMOS O MELHOR AMIGO DO MUNDO:

“Já não vos chamo de servos...mas tenho vos chamado de amigos”

COMO VC CONVERSA C/ SEU MELHOR AMIGO?

CHEIO DE MEDO E C/ PALAVRAS BONITAS?

NÃO, TENHO CERTEZA Q VC CONVERSA C/ ELE ABRINDO O SEU CORAÇÃO, FALANDO O Q ESTA SENTINDO...

MUITAS VEZES, RINDO...
MUITAS VEZES, CHORANDO...

E O VERDADEIRO AMIGO SABE:
O NÍVEL DA BATALHA Q VIVEMOS...
OS LIMITES Q ROMPEMOS...
CONHECE AS NOSSAS FRAQUEZAS...
E MESMO ASSIM NOS AMA!

ENTÃO ABRA SEU CORAÇÃO C/ O SEU MELHOR AMIGO...

E ELE TE PEGARÁ NO COLO E TE CONFORTARÁ!

E O MELHOR DE TUDO, ELE TEM PODER P/ TE FAZER ROMPER AS BARREIRAS, VENCER OS PROBLEMAS E TE DAR A VITÓRIA!

OBRIGADA JESUS POR SERES O MEU MELHOR AMIGO!

Andar com fé...

É saber que cada dia é um recomeço.
É ter certeza que os milagres acontecem
E que os sonhos podem se realizar.
Andar com fé
É saber que temos asas invisíveis.
E abrir as mãos para o céu e glorificar a Deus.
Andar com fé
É olhar sem temor para o desconhecido.
Ter a inocência de criança, ser leal,
se sentir belo, dar sem esperar em troca, perdoar, amar mesmo não sendo correspondido
Andar com fé
É saber que temos JESUS a nosso favor.
É compartilhar as bênçãos multiplicadas.
É saber que sempre seremos surpreendidos
com presentes do PAI.
É a certeza que o melhor sempre acontece e que tudo aquilo que almejamos está ao nosso alcance, basta ter fé.
É ser o melhor e fazer o melhor pra Deus não se importando com as opiniões contrárias.
Andar com fé
É saber agradar o coração de Deus.
SERVIR A DEUS É POR FÉ, E É POR ELA QUE ALCANÇAREMOS MUDANÇAS, VITÓRIAS, CONQUISTAS, RENOVO, ALEGRIA E A FE

Deus é Fiel!

O coração é mais sábio do que a razão
Procure, viver hoje o melhor para
que o seu sub consciente acumule e armazene,
só, o que edifica, para teres um
amanha na bçao, e com mt paz!
E assim, descanse no Altíssimo!


Deus cumpre a promessa.
Deus está no nosso meio!
Então louve!
DEUS é FIEL!!

D. Emília Minha mae!

Uma serva de Jesus que veio a este mundo para fazer a diferença nesta geração...
/(.")\
./♥\.
_| |_


Antes do meu nascimento e de ter um nome,Deus ja havia sonhado com a minha existência...
Eu sou um milagre da vida, uma milagre da criação!!!
Eu tenho um chamado, jamais vou me calar.
Eu fui escolhida no ventre de minha mãe...
Como é linda sua palavra, como é bom caminhar com o nosso Paizinho...
O seu amor é infinito.
" Jesus é o artista e a tela é o meu coração..."
A minha vida pertence a Deus"...
Não sou eu mais quem vivo, e sim Cristo que vive em mim..."


d. Emilia
Eu nasci de vc, minha mãe!
Minha amiga do peito!
a gente brinca igual criança!
a Palavra diz:" que temos que ser igual criança!
Eta nois, só!
Naninha